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Conteúdo 13 de maio de 2021

Marketplace e logística: entenda o valor dessa amizade (II)

Vamos dar continuidade ao primeiro artigo sobre a parceria entre marketplace e logística, onde falamos da evolução cronológica do marketplace no mundo, da expansão, do perfil dos consumidores, da participação regional e da logística.

Aproveitando um pouco dos ensinamentos do primeiro artigo, aqui falaremos sobre o que as pessoas estão consumindo, métodos de entrega, logística reversa e políticas de troca e devolução.

Nossa primeira parada será na demonstração de uma tabela sobre o crescimento de alguns setores frente a essa nova demanda de compras virtuais.

12-05-21 Tabela desempenho por categoria

Fonte: b2wmarketplace

 

O segmento de beleza e perfumaria tem o maior crescimento em percentual, porém, quando falamos de faturamento, o setor de telefonia foi o que mais faturou.

O segundo ponto desta nossa empreitada sobre o crescimento do marketplace está diretamente ligado à gestão de frete e aos métodos de entregas utilizados.

Entre os métodos usados nesse processo, destacamos a experiência dos correios e a utilização de algumas transportadoras.

 

Correios

Para atendimento ao tipo de serviço oferecido pelos marketplace, as agências dos correios e telégrafos oferecem os seguintes produtos/serviços:

Serviços Descrição
Pac O PAC é o serviço de envio não expresso exclusivo para mercadorias dos Correios. Essa é uma ótima opção quando não há urgência para entrega dos produtos. Seus custos costumam ser mais baixos do que os de outros tipos de envio.
Sedex É a entrega expressa disponibilizada pelos Correios para o envio de documentos e produtos. Os prazos também variam de acordo com as localidades de origem e destino de segunda a sábado.
Pac mini É a opção de envio dos Correios voltada para produtos de pequeno volume. Para que seu uso esteja elegível, o pacote deve atender aos seguintes parâmetros: peso de até 300g; medidas de até 24cm (comprimento), 16cm (largura) e 4cm (altura), valor máximo de R$ 100,00.


Transportadoras

O mercado de transporte vem se preparando há bastante tempo para atender à demanda desse novo nicho de mercado. Sendo assim, algumas empresas criam produtos específicos para o atendimento, tais como:

Serviços Descrição
Entrega Econômica Condições específicas de cada empresa, conforme características da carga a ser transportada.
Entrega Expressa O valor cobrado é maior, mas o prazo de frete é bem menor. Apesar do custo, é importante oferecer essa opção ao cliente. Uma pesquisa realizada pela PwC mostrou que cerca de 64% dos consumidores topariam pagar um pouco mais pela agilidade.
Frete Fixo Os cálculos de frete são feitos de acordo com aspectos individuais de cada venda, como dissemos anteriormente. Porém, dependendo do modelo de negócio, os lojistas podem optar pelo frete fixo. Ou seja, uma taxa única cobrada pela entrega, independente de local de destino, peso ou volume do pacote.

 

Os cálculos de frete são feitos de acordo com aspectos individuais de cada venda e das negociações efetuadas entre o pessoal dos marketplaces e as transportadoras.

Vale ressaltar que o valor do frete representa em média 80% das compras abandonadas no ambiente virtual. Sendo assim, há uma busca incessante para reduzir os custos de transportes, tanto para lojistas quanto para consumidores.

 

Frete Grátis

É importante nesse tipo de relação comercial a introdução do famoso “frete grátis”.

Quem já ouviu a expressão “não existe almoço grátis”? Esta frase também nos remete à relação comercial nas transações realizadas nas compras online.

Quando falamos de frete grátis, precisamos entender que as organizações dentro do seu planejamento e da sua estratégia criam mecanismos para criar a ilusão que o consumidor está levando a mercadoria sem pagar frete.

As estratégias usadas passam pelo aumento do ticket médio, aumento no custo final do produto ao elevar o preço entre de 10% ou 12% do valor definido. Assim, a loja aproveita o gatilho mental causado pelo frete grátis, sem prejuízos.

 

Logística Reversa

Normalmente quando acionamos o processo de logística reversa é devido ao problema que aconteceu no produto no momento da entrega ao consumidor, porém, devemos observar que essa logística já está dentro do planejamento da organização.

Podemos chamar esse momento de pós-venda, que remete ao processo em que a venda online não termina na entrega do produto ao consumidor.

Outro fator importante para essa negociação e posterior acionamento da logística reversa está amparado pela lei do defesa do consumidor, Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.

Observando todo o cenário que envolve as transações referentes aos marketplaces, é importante ressaltar que esse mercado, além de estar em franco crescimento, possui lacunas que ainda estão sendo construídas com soluções eficientes e com uma gestão profissional que está estudando todos os possíveis gargalos que possam aparecem durante as transações.

Isso vem demonstrar o quanto está sendo profissional a parceria do markteplace com a logística.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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