Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 17 de junho de 2021

Networking na área de logística: cultivando a rede de contatos

Hoje venho falar sobre network, aquela rede de contatos que você aciona quando tem dúvidas, uma vaga de trabalho a divulgar, uma oportunidade de negócios, ou quer simplesmente aclarar uma dúvida específica. Pra quem você costuma ligar nestes casos?

Na carreira e na vida, temos que ser gratos a todos aqueles que contribuíram com nossa formação e evolução pessoal e profissional.

Ideal seria que todos eles fizessem aporte a uma grande conexão que pudessem realmente contar umas com as outras.

Não é possível em totalidade, mas cada um constrói sua rede de contatos e a partir dela desdobram suas carreiras, se relacionam e mantêm-se no mercado.

Contatos podem abrir portas e facilitar caminhos em suas carreiras, pense nisso!

Todos os componentes são importantes, não queira falar somente com a “nata”, com gente graúda.

O mundo gira, e de repente alguém do grupo cresce, o que pode ser favorável a ambos.

A percepção sobre suas ações podem motivar, inspirar e atrair pessoas, gerando oportunidades e facilitando a passagem de uma prosa a negócio, a abertura de uma porta na sua carreira ou na vida.

Tudo vai depender de como é percebido por sua network e o quanto está disposto a cooperar com ela.

Com a persistência de sempre, creio que através daqui consigo motivar, creio que deixo orgulhosos aqueles com quem tive oportunidade de trabalhar e de me relacionar profissionalmente.

O fato de trabalharmos junto por algum tempo em uma empresa ou prestando serviços próximos, faz com que acompanhemos a evolução profissional uns dos outros e sejamos lembrados naturalmente, de alguma forma, por gente do bem.

Vários colegas de trabalho marcaram momentos importantes em minha vida, e isso vou levar comigo! A minha rede networking.

No rol de meus amigos da rede estão alguns com quem já trabalhei ou fui apresentado.

Isso ajuda muito! Pois, além de uma admiração recíproca e respeito, a pessoa te conhece pessoal e profissionalmente. Colaboram naqueles momentos que necessitamos.

O que não fazer ao articular sua networking?

1. ser egocêntrico (servir-se e não colaborar com os participantes);
2. esquecer das pessoas e seus nomes;
3. lembrar somente quando necessita;
4. arrogância (aquele interesse desmedido puro e simplesmente favorável a você), e;
5. principalmente não ajudar quem te pede auxílio.

Network (a rede de contatos) é necessária em nossa área e em nossas vidas, nunca sabemos o momento requerido para acioná-la.

É preciso que te conheçam, que tua participação seja percebida; que te respeitem, e na hipótese de uma real necessidade, que seu contato seja recebido, seu e-mail seja lido e sua ligação atendida.

Isso é uma network real! Totalmente orgânica, independente das redes sociais que articula ou a frequência com que fala com as pessoas.

Muitos se enganam pela quantidade, porém, o que vale mesmo é a qualidade de suas conexões e a forma como integraliza e é visto por elas.

Imaginemos a seguinte situação: alguém de logística ou de comércio exterior que chegue num local desconhecido com uma grande missão a cumprir será mais competitivo se tiver uma boa rede que um diploma. Conexões que façam as coisas acontecerem.

“O navio está ali, são 3,500 TEUS, (são 3.500 contêineres) e você tem o prazo xis (curto) de escoamento. Dificilmente alguém mal relacionado conseguiria fazê-lo.”

Ser bem relacionado direciona seus esforços aos objetivos de maneira tranquila pela força do contingente que consegue mobilizar para uma grande empreitada.

Não sei se com este exemplo consegui ilustrar a necessidade de networking em nossa área, mas é notória a percepção que precisamos uns dos outros.

Quantos cafés, quantos almoços e quantas situações encarou, contribuiu e zelou na preservação daquelas amizades que tu tens.

Por qual razão deixaria disponíveis aos oportunistas de plantão?

Um forte abraço, em especial aos que me acompanham!

Lembrem-se: “uma dívida de gratidão a gente nunca paga”

Palmério Gusmão Palmério Gusmão

Graduado e Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo, possui habilitação pedagógica de docentes em matemática. Adquiriu o título de Auditor Lead Assessor da Qualidade pela NBS Consulting Group. Iniciou trajetória liderando operações na Tegma, maior player estratégico (automotivo) da América Latina. Atuou por vários anos no setor logístico. Seu último cargo foi gerente comercial em uma empresa na área de operações portuárias no Porto de Santos. Foi integrante e líder de comissão de transição e fusão em dois grandes grupos. Experiência no Magistério em cursos de graduação em Logística (disciplinas de administração, marketing e logística) e de pós-graduação (MBA executivo da Universidade Cruzeiro do Sul) e na Escola Internacional de Negócios junto ao SEBRAE. Colunista da Logweb desde 2007. Apresentador do Programa de TV Cenários Logísticos. Aulas consultorias e palestras: professorpalmerio@gmail.com / no Linkedin https://www.linkedin.com/in/palmeriogusmao/

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal