Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 11 de janeiro de 2024

O Futuro Profissional de Logística

O Profissional

O profissional de logística do futuro enfrentará desafios e oportunidades únicas, impulsionados pela rápida evolução tecnológica, pelas mudanças nas expectativas dos consumidores e pressões ambientais. Nesse contexto dinâmico, é crucial que os profissionais de logística estejam preparados para abraçar inovações e adotar abordagens sustentáveis.

O profissional de logística do futuro será caracterizado pela sua habilidade de integrar e otimizar processos por meio de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Análise de Dados avançada. Essas ferramentas permitirão uma visibilidade mais ampla e em tempo real da cadeia logística, facilitando a tomada de decisões informadas e aprimorando a eficiência operacional.

Diante desse novo momento em que vive o Mercado e os Profissionais, em razão de todas as mudanças provocadas por esse turbilhão de fatos e situações, as empresas vislumbraram a necessidade de se “reinventarem” para atenderem as exigências de clientes e consumidores, cada vez maiores.

Dentro de toda essa magnitude empresarial, não passou despercebida, também, a necessidade de esses Profissionais da Logística se reinventarem para esse novo momento em suas atividades.

Tomando se por base esse novo cenário, elencamos alguns pontos que consideramos importantes para que os Profissionais da Área estabeleçam seu novo “status de conhecimentos” e de “responsabilidades” no desenvolvimento da sua carreira.

 

# Liderança

Nesse mundo de transformações, LIDERAR não será uma tarefa fácil, pois o que antes era um “diferencial”, hoje se tornou “básico”.

 

# Cultura Empresarial

O Profissional deverá trazer, para dentro das empresas em que irá atuar, atitudes e novos conceitos, que serão os diferenciais para os novos tempos.

– Conexão Continua com o Mercado – Networking

– Espírito de Equipe – Ser Resiliente

– Fazer Diferente – Repensar o Negócio

– Excelência Operacional – Fazer sempre o melhor

– Agilidade nas Ações – Comprometimento com as Equipes

– Simplicidade nas Soluções – Menos é Mais

– Inovações Tecnológicas – Inteligência Artificial, Automação, Revisão de Processos

 

# Conhecimento

Desenvolver-se em aspectos cada vez mais relevantes para que possa ser notado de forma diferenciada pelas Empresas e pelo Mercado;

– Conhecer e dominar o segmento em que atua

– Comunicabilidade/Empatia

– Interação com o Mercado (Benchmarking)

– Conectividade/Informação

 

# Criatividade

O Profissional da Logística terá a função de “definir” e “decidir”.

 

# Empregabilidade

Através de um aprendizado constante, deverá planejar sua carreira, seus objetivos profissionais, voltados a atender as expectativas do Mercado.

Tudo isso fará com que o Profissional da Logística tenha necessidade de REPENSAR suas próprias estratégias (pessoais e profissionais) para ser PROTAGONISTA desse novo momento.

Através dessas competências e novos conceitos, esse Profissional deverá ter como entendimento que o seu desenvolvimento pessoal e profissional só irá depender das suas próprias metas e objetivos futuros.

 

# Gestão Colaborativa

A colaboração e a conectividade entre os diversos participantes da cadeia logística serão aprimoradas, promovendo uma abordagem mais holística e integrada. A capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente de negócios e antecipar tendências será uma característica-chave do profissional de logística do futuro.

 

# Sustentabilidade

A sustentabilidade se tornará uma prioridade central para o profissional de logística do futuro.

A busca por práticas mais ecológicas, como a redução de emissões de carbono, o uso de embalagens sustentáveis e a gestão responsável dos recursos naturais, será uma parte essencial das operações logísticas. Isso não apenas atenderá às crescentes demandas dos consumidores conscientes, como também contribuirá para a imagem e responsabilidade social das empresas junto ao seu mercado de atuação.

 

Em resumo, o Profissional de Logística do Futuro será um especialista tecnicamente apto, orientado para a inovação, comprometido com a sustentabilidade e capaz de promover uma abordagem colaborativa na gestão da cadeia de suprimentos. A habilidade de equilibrar eficiência operacional com responsabilidade ambiental e social será fundamental para o sucesso nesse cenário logístico em constante evolução.

Ozoni Argenton Ozoni Argenton

CEO na OAJ Consult – Consultoria & Assessoria Empresarial. Atua no segmento de Logística Empresarial e Logística Integtrada, com atividades voltadas à administração geral e de negócios, assessoria em processos de reestruturação de empresas e planejamento estratégico, planos diretor e redirecionamento estratégicco para empresas. Especializado em Logística Frigorificada – Cadeia do Frio. Membro do Conselho Executivo e Coordenador do Comitê da Cadeia do Frio na ABRALOG – Associação Brasileira de Logística. Como Executivo C-Level atuou em empresas como: Santos Port Authrity (CODESP), McLane do Brasil S.A., Protege S.A. Transportes & Segurança de Valores, Comfrio Soluções Logísticas S.A., Martin Brower do Brasil S.A., Philip Morris do Brasil S.A. e Danone Group S.A.

E-mail: oaj.consult@hotmail.com | Linkedin: linkedin.com/in/ozoni-argenton-junior-29ab8420

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal