Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 3 de novembro de 2010

O rápido vence o lento

Na minha última coluna afirmei: “Não é o grande que vence o pequeno, mas o rápido que vence o lento”. As grandes empresas têm como única vantagem o capital e o reconhecimento no mercado. Possivelmente sejam estas as únicas vantagens frente a empresas pequenas e médias que, quando eficientes, compensam em grande medida estas vantagens com flexibilidade e enorme oportunismo. Quero deixar isto mais claro: não estou dizendo que as empresas grandes não possam ser rápidas nem que as médias e pequenas o serão sempre. O que estou dizendo é que, no mundo globalizado, a rapidez para implementar uma ideia inovadora com qualidade é fator chave de sucesso.

Você pensa fora da caixa, tem uma ideia visionária, mas, se não conseguir uma rápida e eficiente implementação, possivelmente a concorrência estará logo na frente. Mas será que se encaixa Supply Chain/Logística neste contexto? Sem dúvida alguma. É o segredo mais óbvio de seu sucesso. Costumo dizer que quando ninguém fala de Supply Chain/Logística na organização é porque esta área esta trabalhando eficientemente e, com certeza, embaixo do guarda-chuva já comentado. Significa que os estoques estão baixos, os custos controlados e capacidade de atender ao mercado em níveis excelentes. Fácil não é?

Em um mercado como o Latino-americano, num Brasil crescendo mais do que 7 % ao ano, pensar em ter uma Previsão de Vendas precisa é desconhecer totalmente o mercado ou estar pensado da forma que eu defino como mentalidade de “gerentes do século XX”. Posso assegurar que, ao menos no contexto atual, não teremos uma previsão de vendas suficientemente precisa para simplificar a vida do Supply Chain/Logística e como consequência, se queremos gerenciar esta área com sucesso, vamos precisar de flexibilidade total, de uma organização com foco no mercado/acionistas e o mais enxuta possível para desta forma atender às necessidades de vendas adequadamente.

Responda algumas perguntas para você mesmo:
Para quem você, Gerente/Diretor de Supply Chain, reporta? Para o Diretor Industrial? Se for assim, troca de emprego logo; você está perdido. Fábrica é somente um elo, muito importante, mais um elo de Supply Chain/ Logística.

Quantos níveis a organização de Supply Chain/Logística tem? Quantos níveis de gerentes/diretores têm na organização? Um dia falo sobre isto, mas, uma dica: em qualquer organização seja Nacional ou Regional, não se precisa de mais de um Diretor, se é que se precisa, e Gerentes de 3 a 4, pensando em uma organização regional e a metade se a organização for nacional.

Qual é a capacidade para responder eficientemente e com custos baixos às variações na previsão de vendas, com inventário mínimo?

Em outras oportunidades vamos discutir sobre tudo isto, mas “flexibilidade para atender um mercado variável a custos baixos é teu objetivo”. Óbvio, não é? Então por que não consegue?

Gosto muito de falar de pessoas, de mantras, de gerenciamento de pessoas, de valores e princípios, porque nada será feito para ser duradouro sem isto. Pode-se conseguir resultados de curto prazo ótimos, mas vai morrer logo ali a frente. Confie criteriosamente nas pessoas – o que pode fazer você sofrer — mas saiba que se justifica.

Nunca terá um Supply Chain/Logística, ou qualquer outra área, operando no grau de excelência se não formar uma equipe que trabalhe, realmente, como equipe. Isto não se consegue sem confiança.

Considerando este último ponto o tema da próxima semana será: onde está o risco? Qual seria sua resposta? Aguardo sugestões.

 

Alejandro Montalbano Alejandro Montalbano

CEO da Diamond Passion and Excellence, especializada em estratégia de negócios. Conta com 34 anos de experiência em Quality Assurance, Gestão de Materiais, Gerência de Planta, Diretor Técnico de Operações, Gerente Regional de Vendas, Marketing e Vendas Business Unit Head (Brasil e América Latina) e, finalmente, foi o idealizador e executor do mais inovador modelo de cadeia de abastecimento regional: LASCO (LatAm Supply Chain Organization).

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal