Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de julho de 2022

Open Delivery: a ferramenta aberta que facilita o gerenciamento de pedidos e entregas

O fluxo de informações é elemento relevante para as operações logísticas, pois permite coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e velocidade. Diante disso, surge uma proposta da ABRASEL — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes visando padronizar serviços de entregas a partir da reunião de informações dos partícipes no negócio.

Pedidos de clientes, suprimentos, processos de elaboração, movimentações, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.

Com o surgimento das plataformas de entregas, cada uma operando de maneira independente, mas com viés totalmente tecnológico, o volume de informações é crescente, a precisão dos dados é de extrema relevância e num curto espaço de tempo entre o pedido e a entrega.

Os desdobramentos para chegar à concepção de proposta de valor são bem maiores que a pronta-entrega de produtos, e num cenário competitivo e de ritmo intensamente acelerado, fazendo com que automatizar processos e aperfeiçoar o tempo seja fundamental para o propósito do segmento.

Ferramentas de fácil usabilidade no gerenciamento de informações e de operações e entregas bem estruturadas podem proporcionar a redução de custos e velocidade nas respostas, bem como reduzir possibilidades de faltas ou extravios, refletindo em significativas melhoras na qualidade dos serviços e percepção de um atendimento com maior precisão.

Atualmente os sistemas não são integrados, eles são partes de um escopo (serviços de entrega por aplicativos) que não possuem total aderência aos ERP’s na origem (do emissor do serviço, ou fabricante), nem promovem a ligação de ambos aos meios de pagamentos. Cada etapa do processo é um elo tecnológico independente, apenas operacionalmente sinérgico e dependente.

Imaginem um ecossistema empresarial que reúna diferentes processos, disponibilizando a facilidade de compartilhamento e gerenciamento de pedidos de plataformas distintas, onde seja possível a atualização de preços de cardápios e catálogos, conciliação financeira e operacional, par e passo, integrando pedido do cliente, logística, rastreabilidade e recebimento das entregas.

Open Delivery é um padrão de comunicação que possibilita a troca sinérgica de informações de um negócio, permitindo gerenciamento do processo de pedido, remessa e entrega. Reúna a tudo isso o valor agregado e transparência nas relações entre (quem fornece quem entrega, e quem consome).

A iniciativa parte de um grupo de companhias que se organizaram por meio da criação de padrões de comunicação que podem ser inseridos por todos os partícipes e de maneira gratuita (num mesmo negócio, de diferentes ou mesmo canais), inclusive competidores entre si.

As cias podem otimizar e muito seus trabalhos uma vez que com padrões prontos e únicos, não necessitarão fazer desenvolvimento para cada integração almejada com um novo parceiro, facilitando a entrada no negócio, por exemplo.

No Delivery o processo de pedidos de entregas ocorre da mesma forma, só mudando o padrão da prestação de serviços para cada produto consumido pelos clientes, ficando o nível do serviço prestado e outros diferenciais competitivos a cargo de cada um dos atores, mas com uma sensação final do cliente por quem realizou a entrega.

Facilidades para uma rápida adesão irão atrair ainda mais novos entrantes num negócio que só cresce nos últimos anos. Permitindo não haver barreiras tecnológicas e de comunicação mais ágil entre eles.

Já pensou cardápios em diversas plataformas de restaurantes que atuem com entrega, disponibilizados em diferentes aplicativos deliveries, em que você possa atualizar um preço ou inserir um lançamento? A ferramenta permitirá otimizar os esforços em novos sistemas e plataformas que estão entrando no mercado, inclusive.

De repente você está pensando em uma promoção e bastam uns cliques e arranjos para que em poucos instantes seja possível realizar as ações relacionadas à divulgação e comunicação do seu produto para o público alvo.

Os prestadores de serviços de entregas reduzem a ineficiência em suas operações, como perda de pedidos, extravios, ou demoras, reduzindo seus custos.

Uma verdadeira iniciativa sinérgica e de ganhos compartilhados num mesmo mercado disponibilizando gratuitamente por um padrão de informações e ‘interfaces’ para que todos os sistemas e plataformas de entrega falem a mesma língua, e o melhor, mantendo a livre concorrência entre eles.

A novidade atrai a atenção de empresas que procuram investir cada vez mais na possibilidade de implantação desse conceito, na busca por vantagem competitiva através do compartilhamento de informações, num segmento que só cresce nos últimos anos.

O que me faz lembrar a ideia inicial dos códigos de barras, onde se buscavam um método, automático e mais rápido, por viabilizar controle, e foi amplamente difundido na cadeia de consumo.

Um abraço e até nosso próximo artigo, previsto para o próximo mês, no dia 23 de agosto/2022.

Palmério Gusmão Palmério Gusmão

Graduado e Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo, possui habilitação pedagógica de docentes em matemática. Adquiriu o título de Auditor Lead Assessor da Qualidade pela NBS Consulting Group. Iniciou trajetória liderando operações na Tegma, maior player estratégico (automotivo) da América Latina. Atuou por vários anos no setor logístico. Seu último cargo foi gerente comercial em uma empresa na área de operações portuárias no Porto de Santos. Foi integrante e líder de comissão de transição e fusão em dois grandes grupos. Experiência no Magistério em cursos de graduação em Logística (disciplinas de administração, marketing e logística) e de pós-graduação (MBA executivo da Universidade Cruzeiro do Sul) e na Escola Internacional de Negócios junto ao SEBRAE. Colunista da Logweb desde 2007. Apresentador do Programa de TV Cenários Logísticos. Aulas consultorias e palestras: professorpalmerio@gmail.com / no Linkedin https://www.linkedin.com/in/palmeriogusmao/

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal