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Conteúdo 16 de novembro de 2021

Por que investir na gestão da qualidade no transporte?

16-11-21

Informações da ANTT (Agência Nacional de Transportes, 2020) demonstram que no Brasil, hoje, existem mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos.

Muitas das empresas começaram a perceber que devido à grande quantidade de concorrentes, o fator “entrega” passou a ser um diferencial competitivo, isso porque o consumidor tem pressa e deseja sua mercadoria o mais rápido possível, mesmo nesse momento de crise em que houve elasticidade de prazos.

Vale ressaltar que existem diferenciais competitivos entre as empresas existentes no mercado, porém, essas diferenças são menores do que alguns anos atrás. Atualmente, a concorrência oferece produtos e serviços semelhantes aos seus concorrentes e com preços semelhantes.

Então como ser diferente em um mercado com a concorrência tão acirrada? Pensando no mercado como um todo, é de fundamental importância que a empresa entenda que a implantação da gestão da qualidade é o diferencial competitivo que os clientes satisfeitos e fidelizados, trazendo como retorno maior rentabilidade.

Diante desta contestação, a organização observará alguns pontos fundamentais, tais como:

– Visão da saúde financeira da empresa;

– Percepção de como anda a imagem no mercado;

– Aumento da credibilidade e confiança do consumidor;

– Redução de custos;

– Melhoria constante de seus processos

Além dos pontos relacionados acima, a gestão da qualidade te permitirá desenvolver vários relatórios que são fundamentais para qualquer transportadora, por exemplo:

– Prazos de Entrega, coleta e causas dos possíveis atrasos;

– Rendimento do veículo por viagem;

– Manutenção dos veículos e outros equipamentos da operação;

– Multas por carro e motorista.

Também não podemos esquecer que trazendo para dentro de sua organização esse modelo de gestão, a empresa conseguirá observar de perto:

– Satisfação do cliente;

– Empatia no atendimento;

– Atendimento personalizado;

– Solução de problemas;

Além dos outros benefícios que demonstrarão ao cliente como ele é importante para organização, como:

– Tratar o cliente pelo nome;

– Perguntar sempre se está tudo bem;

– Demonstrar que o problema do cliente é, também, da empresa;

– Mostrar-se sempre disponível e acessível;

Agora você deve estar se perguntando: como consigo implantar tudo isso em minha empresa? Deve-se levar em conta que a expectativa do cliente em relação às empresas vem crescendo a cada dia. Eles estão empoderando-se do conhecimento que a tecnologia proporciona para exigir cada vez mais melhores produtos e serviços, sendo assim, as organizações precisam sempre buscar novos caminhos para atender esse consumidor.

Diante disto as organizações precisam seguir alguns passos para implementar a qualidade, tais como:

– Cliente em primeiro lugar;

– Detecte falhas nos processos;

– Documente a estratégia;

– Integração de sistemas;

– Comunicação;

– Defina critérios de eficácia;

– Melhoria constante;

– Disponibilize recursos.

Para que essa implementação aconteça, é preciso efetuar um diagnóstico honesto de sua organização, isto é, como ela está hoje. Somente assim você conseguirá efetuar a implantação da gestão da qualidade dentro da estrutura da organização.

Como deixou bem claro o Mestre Juran, a qualidade precisa se composta por três pilares, que ele chamou de trilogia:

– Planejamento: considerar a qualidade desejada e projetar meios para alcançá-la;

– Controle: diagnosticar erros ou acertos no processo;

– Aperfeiçoamento: propor patamares de qualidade cada vez mais altos.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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