Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de novembro de 2021

Possíveis papéis do líder logístico no processo de transformação

Novos tempos demandam transformações. E, para que elas sejam realizadas, são necessárias mudanças, que serão conduzidas por líderes, que assumirão diferentes papéis.

Você concorda com esta afirmativa?

Conduzir processos de mudanças exige muitas habilidades do líder, pois iremos encontrar pessoas resistentes às mudanças.

Por isso, o líder precisa entender qual e como desempenhar os diversos papéis junto à empresa, ao time, aos fornecedores e, aos clientes.

Em minha jornada, tenho aprendido que existem diferentes papéis que podem ser assumidos pelo líder. Mas vou me concentrar em quatro deles a saber:

 

Papel inovador

Um processo de transformação está muito ligado a inovação (criação de valor através de novas soluções). Por isso, o líder precisa buscar continuamente entender como melhorar os processos e os produtos/serviços visando criar as condições adequadas para que as inovações alcancem os resultados.

Neste momento, o líder precisa ser visionário, no sentido de enxergar o que agregará mais valor para o cliente.

 

Papel patrocinador

Neste papel, o líder atua como um embaixador das mudanças, apoiando as experiências realizadas durante o processo. Como sabemos, os erros irão ocorrer e o líder precisa estar ali junto com a sua equipe procurando estimular e aprender com os casos de sucesso e de insucesso.

Ele tem como missão eliminar barreiras e construir pontes para as mudanças.

 

Papel motivador

Aqui o líder precisa atrair, selecionar, motivar e reter os talentos mais adequados para realizar os processos de transformação necessários.

Confiar no time é essencial pois assim reduz-se o foco de hierarquia e controle.

Tão importante quanto os aspectos mencionados anteriormente, é importante que o líder esteja sempre motivando, estimulando e empoderando o time a se auto organizar para buscar soluções.

 

Papel estratégico

Este é um papel essencial. Nele o líder busca entender quais os caminhos que poderão ser seguidos para realização das transformações necessárias.

É importante que os objetivos a serem alcançados sejam claros e devidamente compartilhados com o time.

É importante também acompanhar continuamente a efetividade da estratégia, visando sempre entender junto com o time se existe necessidade de ajustes.

Gostou destes quatro papéis do líder no processo de transformação? Já pratica muitos deles?

Hélio Meirim Hélio Meirim

CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, atuou por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior (Estados Unidos, México, Chile, Espanha e Portugal), em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, transportadores, varejo, e-commerce, indústria farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, química e agrobusiness. Mestre em Administração, possui especializações em Marketing, Logística, Docência Superior e Análise de Projetos e Sistemas. Mentor, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e coordenador da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ. Por dois anos, recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ. Continua sendo um eterno estudante e pesquisador.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal