Possíveis papéis do líder logístico no processo de transformação
Novos tempos demandam transformações. E, para que elas sejam realizadas, são necessárias mudanças, que serão conduzidas por líderes, que assumirão diferentes papéis.
Você concorda com esta afirmativa?
Conduzir processos de mudanças exige muitas habilidades do líder, pois iremos encontrar pessoas resistentes às mudanças.
Por isso, o líder precisa entender qual e como desempenhar os diversos papéis junto à empresa, ao time, aos fornecedores e, aos clientes.
Em minha jornada, tenho aprendido que existem diferentes papéis que podem ser assumidos pelo líder. Mas vou me concentrar em quatro deles a saber:
Papel inovador
Um processo de transformação está muito ligado a inovação (criação de valor através de novas soluções). Por isso, o líder precisa buscar continuamente entender como melhorar os processos e os produtos/serviços visando criar as condições adequadas para que as inovações alcancem os resultados.
Neste momento, o líder precisa ser visionário, no sentido de enxergar o que agregará mais valor para o cliente.
Papel patrocinador
Neste papel, o líder atua como um embaixador das mudanças, apoiando as experiências realizadas durante o processo. Como sabemos, os erros irão ocorrer e o líder precisa estar ali junto com a sua equipe procurando estimular e aprender com os casos de sucesso e de insucesso.
Ele tem como missão eliminar barreiras e construir pontes para as mudanças.
Papel motivador
Aqui o líder precisa atrair, selecionar, motivar e reter os talentos mais adequados para realizar os processos de transformação necessários.
Confiar no time é essencial pois assim reduz-se o foco de hierarquia e controle.
Tão importante quanto os aspectos mencionados anteriormente, é importante que o líder esteja sempre motivando, estimulando e empoderando o time a se auto organizar para buscar soluções.
Papel estratégico
Este é um papel essencial. Nele o líder busca entender quais os caminhos que poderão ser seguidos para realização das transformações necessárias.
É importante que os objetivos a serem alcançados sejam claros e devidamente compartilhados com o time.
É importante também acompanhar continuamente a efetividade da estratégia, visando sempre entender junto com o time se existe necessidade de ajustes.
Gostou destes quatro papéis do líder no processo de transformação? Já pratica muitos deles?