Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 24 de maio de 2022

Previsão de custos operacionais

Quando falamos nos custos operacionais, podemos dizer: o segredo do sucesso para a tomada de uma boa decisão está nos estudos de viabilidade econômica de projetos e nos orçamentos das empresas.

O que é um orçamento e para que serve?

Podemos afirmar que o orçamento é um documento que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento, sendo um plano através do qual a organização define e fixa as metas a serem atingidas.

Sendo assim, o orçamento como metodologia tem como objetivo definir metas e objetivos orçamentários, permitindo, assim, acompanhar e conferir resultados, além de determinar possíveis práticas que devemos utilizar quando a empresa sai de rota.

No mundo empresarial, podemos encontrar algumas maneiras de desenvolver o orçamento e a gestão orçamentária, sendo que a escolha sempre dependerá do perfil do negócio da organização.

Sendo assim, trago a nomenclatura de alguns tipos de orçamentos existentes, tais como:

– Orçamento estático

– Orçamento variável

– Orçamento contínuo

– Orçamento ajustado

– Orçamento base zero

– Orçamento do planejamento estratégico

– Orçamento incremental

Já quando desenvolvemos o orçamento para cada modelo de atividade existente na organização, e no caso específico do transporte, é de fundamental importância que tenhamos uma boa previsão de custos de operação dos veículos, pois a gestão deve sempre estar atenta para avaliar os impactos de suas decisões sobre os custos.

Analisando os custos envolvidos, podemos observar como estão alocados os custos de transportes.

 

Custos Diretos

São todos aqueles que a organização consegue atribuir naturalmente, pois estão diretamente ligados ao processo produtivo de uma empresa, isto é, são todos os custos que estão conectados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta ou entrega do serviço.

Os custos diretos podem ser:

Custos Fixos – São aqueles que estão ligados a toda atividade produtiva da organização, sem variar independentemente da quantidade vendida ou produzida:

– Depreciação

– Remuneração de capital

– Salário da tripulação

– Licenciamento

– Seguros

Custos Variáveis – São aqueles que irão oscilar de acordo com a produção ou prestação de serviço:

– Combustível

– Óleo lubrificante do motor

– Óleo lubrificante da transmissão

– Lavagem e lubrificação

– Material rodante (pneu, recapagens)

– Peças, acessórios e material da oficina

– Mão de obra da oficina

Na previsão de custos operacionais, devemos prever também os custos indiretos ou administrativos, tais como:

– Mão de obra

– Impressos, publicidade

– Aluguéis

– Comunicações

– Impostos e taxas legais

– Conservação e limpeza

– Viagens e estadias

– Despesas financeiras

– Despesas diversas

Valente (2013) apresenta alguns fatores que influenciam nos custos e que todo gestor deve sempre está atento, pois são aspectos que podem determinar grandes variações nos custos ou na sua composição. Dentre eles, citamos:

– Quilometragem

– Tipo de tráfego

– Tipo de vida

– Região

– Porte do veículo

– Desequilíbrio nos fluxos

Dentro de uma operação logística no que tange o transporte, devemos estar atentos a todos os fatores envolvido, pois estudos comprovam que esses custos representam em torno 1% a 2% do faturamento da empresa, podendo chegar a 7% conforme o produto transportado.

Além disso, existe outro fator que precisa ser observado, que são os custos logísticos primários: os custos de armazenagem representam 5,3%, os custos de estoques representam 31,3%, os custos de processamento de pedidos representam 3,8% e o grande vilão da história são os custos de transportes, que representam 59,6%.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal