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Conteúdo 10 de novembro de 2023

Roteirização inteligente e planejamento de demanda são aliados essenciais das empresas para a Black Friday

A roteirização inteligente dos itinerários de entrega é fundamental para garantir mais produtividade dos motoristas. Também recorrer ao crowdsourcing – contratação de entregadores avulsos por meio de tecnologia e plataformas online – para aumento de capacidade em regiões específicas, em mês de Black Friday, é fundamental.

Nesse período aquecido de vendas, as operações logísticas devem ser feitas com base em planejamento conjunto. O setor de planejamento faz as análises que devem ser validadas com os clientes para as projeções prévias de demanda.

A colaboração entre varejista e transportador é um ponto chave para que as estratégias de atendimento sejam potencializadas. Alimentar esse ecossistema de informação previamente vai garantir a boa ou excelente atuação de todos na Black Friday. Vale tanto para o varejista quanto para o operador, na hora de construir todas as necessidades de investimento e expansão de capacidade para o período.

O aquecimento de vendas deve se manter este ano com a tendência de antecipação de promoções, o que é bom porque dilui o pico concentrado em um único período, quando falamos em logística de entrega.

A expectativa de uma Black Friday movimentada e lucrativa é alta. Uma pesquisa do Google revela que 67% dos consumidores têm intenção de fazer compras para a data e sete em cada dez deles pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior, o que representa um aumento de 5 pontos percentuais sobre a expectativa em 2022.

E de acordo com o relatório da Globo, Panorama do Consumo na Black Friday 2023, 62% dos consumidores de classes A e B manifestaram o desejo de realizar compras no período.

Para isso, muitos já estão pesquisando o preço dos produtos: 26% admitiram iniciar a busca três meses antes da data e 22% fazem isso com um mês de antecedência. Ainda conforme a pesquisa, os smartphones (24%) são os artigos mais procurados, seguido por calçados, roupas e acessórios (22%), cosméticos (20%) e eletrônicos e eletrodomésticos (19%).

Antonio Wrobleski Antonio Wrobleski

Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu há 13 anos e pratica o esporte há 30 anos.

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