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Conteúdo 24 de janeiro de 2011

Símbolos, Identidades e LASCO

Em dezembro de 2010 tirei férias em Bariloche. Esta cidade tem, para mim, um significado extremamente importante já que vivi nela muitas emoções diferentes. Algumas pessoais e outras profissionais.

Do ponto de vista profissional foi nesta cidade que apresentei, pela primeira vez, o projeto de Regionalização do Supply Chain na América Latina. Este projeto transformou-se em divisor de águas no conceito de Regionalização logística. A medida do sucesso está consolidada não somente em números, não somente no desenvolvimento de uma companhia inovadora que ajudou fortemente a AL a crescer rapidamente em um mercado tremendamente volátil, mas acredito fielmente que a medida mais representativa do sucesso da LASCO (LatAm Supply Chain Organization), este foi o nome desta companhia, está refletida no grau de satisfação de nossos clientes. O restante é supérfluo.

LASCO não sobreviveu à minha saída. Aliás, o interessante foi ver que quando fizemos uma pesquisa de clima interno, há quase três anos, uma preocupação mostrada pela equipe foi: “O que acontecerá com LASCO quando Alejandro não estiver mais lá?” Pois bem, agora já sabem.

Importante, porém, é medir o grau de desenvolvimento de uma organização na criatividade, nos valores, na integração da equipe; no desenvolvimento de talentos e na cultura forte e orientada claramente ao sucesso da organização mãe em função do próprio sucesso.

Costumo dizer que a vivência pura e irrestrita da Missão, Visão e Valores pode ser definida como “Identidade”. Ou seja, uma organização, na qual cada membro sabe que função tem que cumprir para que a equipe toda tenha sucesso. Isto é cultura.

A identidade de uma organização está consolidada quando todos compartilham no dia a dia a mesma “Visão”, quando todos entendem claramente qual é a “Missão” da organização. Melhor dizendo quando ambas são vivenciadas com profundo respeito aos “Valores”.

A Identidade de LASCO estava emblematicamente representada em seu logo. Faz já algum tempo que a LASCO foi apagada fisicamente de todo lugar possível com o objetivo claro de quebrar a Identidade existente na equipe que vivenciou tantos momentos de alegria e sucesso. Até em alguns casos, LASCO foi tirado do histórico profissional das pessoas.

Caso vocês não se lembrarem de alguma situação, no tempo em que tudo foi destruído, aliás, queimado tentando apagar definitivamente a existência da mesma, sugiro assistirem ao filme: “Agora”. Trata da queima da Biblioteca de Alexandria, triste, mas real.

O mais interessante foi que quando recebi como presente o logo, que foi tirado da parede e que hoje está no meu novo escritório, junto com ele vinha uma nota curta e emblemática que me emocionou: “Tirar um símbolo da parede é fácil, o difícil é construir uma identidade”.

Não sei para quantas, mas ao menos para algumas pessoas, LASCO ainda forma parte de seu acervo emocional, com certeza. Na próxima oportunidade falaremos sobre um tema mais técnico, porém, igualmente provocativo: Desafiando o Six sigma. Seus comentários são bem-vindos. Até lá!

 

 

Alejandro Montalbano Alejandro Montalbano

CEO da Diamond Passion and Excellence, especializada em estratégia de negócios. Conta com 34 anos de experiência em Quality Assurance, Gestão de Materiais, Gerência de Planta, Diretor Técnico de Operações, Gerente Regional de Vendas, Marketing e Vendas Business Unit Head (Brasil e América Latina) e, finalmente, foi o idealizador e executor do mais inovador modelo de cadeia de abastecimento regional: LASCO (LatAm Supply Chain Organization).

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