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Conteúdo 11 de agosto de 2020

Tecnologia na Logística e a melhoria da prestação de serviço

Dentro de uma perspectiva que se fala da introdução da tecnologia nas organizações, precisamos entender como está inserido no contexto o papel de cada agente responsável pelo desenvolvimento da ferramenta e por conseqüência a melhoria dos serviços prestados. Sabendo que existiram pontos positivos e pontos negativos que iram agregar valor para a melhoria dos sistemas e como tendo seu principal objetivo a melhoria dos serviços.
Quando falamos da melhoria dos serviços, estamos falando das melhorias dos processos e principalmente no objetivo de ter um diferencial competitivo que possa agregar valor para organização e, com isso, tornar a empresa uma referência na prestação de serviço ao consumidor . Nesse sentido que a tecnologia vem se tornando uma aliada fundamental no processo de desenvolvimento das organizações no que diz respeito a visão do crescimento continuo, num mercado altamente competitivo.
Aproveitando essas informações podemos verificar que a tecnologia , o transporte , o atendimento ao cliente e a melhoria dos serviços prestados está tudo inserido hoje no processo da cadeia logística , com isso podemos verificar que o principal objetivo de tudo e trazer um valor agregado no serviço e, com isso, agregar valor ao processo de prestação de serviço para atendimento ao consumidor final.

Buscando a melhoria continua poderíamos adotar algumas ferramentas de gestão como:

• Fluxograma -diz que para qualquer tipo de atividade que estamos disponíveis a fazer exige vários processos a executar. Numa empresa, é essencial ter atenção com o controle de processos, é indispensável obter conhecimento, o fluxograma especifica os pontos que compõem uma atividade estipulada
• Folha de Verificação – é um documento que pode ser feito em programas de texto, programas que executam planilhas eletrônicas ou em outros métodos capacitado para coletar dados, os quais devem ser eficientes para fornecer respostas aos pontos necessários.
• 5W2H – é uma ferramenta da qualidade que traduz o uso de perguntas que se iniciam com as letras W e H, (elaboradas na língua inglesa). As perguntas têm como objetivo gerar respostas que expliquem o problema a ser resolvido ou que organizem as ideias na resolução de problema

Além das ferramentas da qualidade a logística hoje se apodera de algumas tecnologias que ajudam agregar valor a toda cadeias. Diante desta informação existem algumas ferramentas tecnológicas fundamentas para esse processo de amadurecimento dentro das organização, onde entre essas ferramentas estão as listadas abaixo:

CRM – O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) que vem auxiliar no gerenciamento como o cliente de modo integrado.

WMS: E a sigla em inglês para Warehouse Management System, ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, em português que auxilia nas informações de estoques, informações de picking, na consolidação automática, no cross-docking , além de ajudar na maximização do espaço dentro do armazém

TMS (Transportation Management System), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte ou ainda de Gestão de Transporte e Logística, – Que vem a ser um excelente sistema para melhoria do processo de distribuição , on de mesmo permite controlar toda a gestão de transportes. Ele busca atuar nos processos de um transportador, abrangendo as áreas comerciais, operacionais, sac, seguros, faturamento, financeira e logística. Um TMS visa ser integrado com um sistema de ERP, desta forma ao emitir um CT-e ou NFS-e.

YMS (Yard Management System) – Sistema que busca gerenciar a movimentação do pátio, controlando o trafego de veículos, medição de tempo nas operações e ainda pode ser integrado ao WMS e TMS

ERP – é a sigla para Enterprise Resource Planning – Este sistema busca controlar todas as informações da organização no que diz respeito aos recursos e processo entre as áreas de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Produção e Logística

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Num mundo totalmente globalizado aonde a tecnologia vem crescendo a cada dia e que informações estão trafegando de uma maneira muito rápida, a gestão de serviços através da logística para atendimento ao cliente e por conseqüência a melhoria da prestação de serviços vem ganhando um novo patamar no processo que envolver empresa consumidora.

Durante a decorrer da pesquisa podemos verificar como esta inserido no contexto atual a triple: logística, gestão de serviços e tecnologia, pois hoje em dia qualquer organização que precisa sobreviver num mundo tão competitivo no processo logístico, precisa entender como funciona cada pilar.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração pela Universidade do Grande Rio (2010). professor Universitário (Administrção e Logistica), proprietário – Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logistica.

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