Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 15 de abril de 2022

Você não vai acreditar no que tenho a dizer sobre logística

 

A logística possibilita a reformulação de estratégias empresariais, que de um lado provoca mobilização interna e, por outro, se estende ao ambiente externo, possibilitando a melhoria nos processos e operações, com melhor previsão para o retorno de investimentos, num setor altamente competitivo e de atividades dinâmicas, que exige aprimoramento constante.

A logística, de algumas décadas para cá, tornou-se uma área central para o sucesso das grandes corporações que tendem a avançar ainda mais. E diria até que o êxito alcançado pelas grandes empresas que no passado serviram de inspiração para as menores, como um simples adotar de procedimentos, não existe mais.

Mesmo sendo menores, agora as empresas já nascem pioneiras em uma determinada área da logística, criam ou colocam ideias em prática e viram referências para cias maiores.

As empresas são impactadas pelo contínuo avanço das conquistas de natureza tecnológica, da evolução da ciência aplicada ao propósito logístico, do aprofundamento das relações entre os países como consequência do processo global da modernização de sistemas e das práticas empresariais.

Iniciada pela busca por classificar, identificar critérios, procedimentos, processos e avanços dos sistemas primários de distribuição e transporte, ou das ligações fornecedor-intermediários-cliente, sempre foi de nossa área buscar respostas e soluções para processos complexos. As respostas são imediatas, reduzir custo vai ver o resultado dentro do período.

Entender a logística como área central para o sucesso da companhia é uma evolução do pensamento, do valor para a ciência e do sentido que ela representa em tudo para qualquer empresa.

A maioria dos prestadores de serviços logísticos no Brasil tem histórias inusitadas partindo de iniciativas pessoais por sobrevivência, culminando em grandes negócios no presente, administrados por segunda ou terceira gerações.

Foi toda uma construção esse processo de evolução das cias logísticas brasileiras. Um legado sem igual, marcado na história de nosso país até chegar ao que são atualmente os pioneiros operadores logísticos desse país.

Algumas empresas ficaram no caminho, principalmente por crenças limitadoras do tipo: “isso não é para nós, nossa empresa anda bem neste segmento, nossa empresa anda bem neste nicho, não vamos investir agora, pois estamos bem; andamos bem sem o cliente tal”.

Aquelas que perpetuaram não imaginavam que pudéssemos atingir os níveis de evolução que chegamos, e muito menos imaginaram isso em 15, 20 anos. O futuro é já, e estamos vivendo a cada dia novos ciclos evolutivos, partindo para patamares maiores rapidamente.

Quem ensina logística, se nunca pegou numa paleteira, deve implantar sua ideia para ver se ela funciona como vislumbra, além de uma investigação em relação a conceitos e perspectivas.

Quem executa também deve aprender ensinamentos logísticos, unindo teoria e prática, e ambos motivados a evoluir, conhecer o mercado que atua.

Ambientes de alta tecnologia e complexidades no atendimento puxado por ampla demanda. Você irá trabalhar aqui!

São as pessoas, que remotamente ou não, fazem com que isso tudo aconteça tornando o papel da logística enquanto um sistema dinâmico que potencializa a economia das empresas e do país. Você precisa lidar com elas.

Com o crescimento da logística também vieram os cursos e um “tantão de peritos” que ensinam o que não sabem, ou equivocadamente projetam e insinuam o que nunca colocaram em prática. É preciso rever isso! Há responsabilidades no que se ensina no que se pratica e no que se fala.

Do caderno para as operações, do pensamento à execução, da prática para o conhecimento e do conhecimento à valorização da teoria. Nesse evoluir da logística, o profissional que se atreva a dizer que a essa área pertence precisa ser um profissional em constante evolução — um profissional completo e sempre antenado.

Quem estuda entende, mas quem faz sabe também!

Fico por aqui e nos encontramos no próximo artigo nessa coluna da Logweb que tenho orgulho em participar desde 2007. Vocês também podem me visitar e interagir comigo pelo Linkedin.

Um abraço!

 

Palmério Gusmão Palmério Gusmão

Graduado e Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo, possui habilitação pedagógica de docentes em matemática. Adquiriu o título de Auditor Lead Assessor da Qualidade pela NBS Consulting Group. Iniciou trajetória liderando operações na Tegma, maior player estratégico (automotivo) da América Latina. Atuou por vários anos no setor logístico. Seu último cargo foi gerente comercial em uma empresa na área de operações portuárias no Porto de Santos. Foi integrante e líder de comissão de transição e fusão em dois grandes grupos. Experiência no Magistério em cursos de graduação em Logística (disciplinas de administração, marketing e logística) e de pós-graduação (MBA executivo da Universidade Cruzeiro do Sul) e na Escola Internacional de Negócios junto ao SEBRAE. Colunista da Logweb desde 2007. Apresentador do Programa de TV Cenários Logísticos. Aulas consultorias e palestras: professorpalmerio@gmail.com / no Linkedin https://www.linkedin.com/in/palmeriogusmao/

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal