Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 30 de junho de 2022

Como formar um bom profissional para atuar em logística?

Este é o título da matéria principal desta edição da revista Logweb. Afinal, as mudanças ocorridas no e-commerce e na logística global, em decorrência da pandemia, da guerra da Ucrânia, dos lockdows frequentes na China, aliadas às novas necessidades impostas pelas mudanças de hábito dos consumidores, exigem muito mais de um profissional para atuar na logística, não importa o segmento ou o porte da empresa.

Assim, especialistas diversos discutem temas como as maiores deficiências do profissional de logística, os responsáveis pela sua formação (empresas, consultorias, escolas, etc.), o que é exigido dele, os vários níveis do profissional de logística e como fazer com que a profissão seja reconhecida pelos ministérios da educação e do trabalho.

Complementando, também ouvimos algumas empresas que desenvolveram programas internos para a formação destes profissionais. Representantes destas falam sobre como funcionam e os resultados já alcançados, além de abordarem os motivos que levaram a empresa a desenvolver estes programas, a rotatividade, as maiores deficiências do profissional e o que é exigido dele, entre outros assuntos.

O conteúdo desta matéria especial de Logweb oferece um excelente embasamento, tanto para os profissionais que estão começando no setor, como para aqueles que nele militam há tempos, além dos responsáveis pelo recrutamento.

Outra matéria de destaque da edição aborda o “Transporte colaborativo através de tecnologia. Modelos de entrega de última milha”. Os enfoques? Meios, tecnologias e modelos usados, os “segredos” para este transporte funcionar perfeitamente e o que pode dar errado. Mais um tema atualíssimo e que também agrega valor aos profissionais de logística.

A terceira matéria especial envolve a “Redução da emissão de carbono no transporte, veículos elétricos e ações”, aqui com a participação de várias empresas que partiram para o uso de veículos não poluentes para o transporte, bem como que adotaram várias alternativas para mitigar os efeitos da poluição. E, mais ainda, no contexto desta matéria fomos ouvir também algumas montadoras de veículos para o segmento de logística, que falam das tendências, da sua linha de produção e do mercado como um todo. Aproveite, se atualize.

“Automação de armazéns: como ficam as empilhadeiras?” é o tema de nossa entrevista especial, com a participação de dois fabricantes. Papel das empilhadeiras e do operador na automação, como é feita a automação da operação, programas (softwares) e sistemas usados, problemas, cuidados necessários quando se adota a automação das empilhadeiras, já que não há operador, e tempo de retorno do investimento. Estas são algumas as perguntas respondidas.

Já a última matéria especial trata do tema “Monitoramento e Rastreamento de Cargas: novidades”. Além destas, são mostradas as funções adicionais do monitoramento e do rastreamento que foram acrescentadas em função de exigências do mercado, o papel das seguradoras no desenvolvimento destes sistemas e a necessidade de profissionais qualificados para atuar nestas áreas. Mais informações de qualidade para os nossos leitores.

E tem mais, muito mais nas páginas digitais desta edição. Aproveite.

Os editores

webinar
webinar
Retrak
savoy
Praxio
Farma
postal