Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Gerenciamento logístico 10 de novembro de 2021

DataOcean descomplica dados para transportadoras, transformando-os em indicadores para gestão

Recém-criada, a DataOcean é uma plataforma de dados e insights para transportes que descomplica a ciência de dados para torná-la acessível a empresas de todos os portes. “Basicamente consumimos os documentos obrigatórios (CTe, MDFe e NFe) e os transformamos em indicadores para gestão, como financeiro, operacional, cargas, comerciais e tributários”, explica o CEO da empresa, Marcus Bottaro.

Ele comenta, ainda, que através destes indicadores, as transportadoras podem entender o comportamento de suas receitas e despesas, seu nível de ociosidade, o perfil de seus clientes e como obter novos, assim como corrigir seus processos para serem mais eficientes e lucrativas.

“Adicionamos, ainda, benchmark e visões ‘fora dos muros’, onde as empresas conseguem entender o comportamento de seus indicadores internos em relação ao mercado. Nossos clientes já obtiveram retornos expressivos ao entenderem como otimizar seus custos com combustível – 60% da despesa de uma transportadora – e também já devolvemos dinheiro ao caixa de algumas através de créditos tributários. Temos um caso, inclusive, de um cliente que encerrou uma operação de bitrem após entender que ela era deficitária e consumia a margem.

Tabela_Startup

 

Diferenciais

Falando sobre os diferenciais da sua startup, Bottaro diz que entregam em minutos o que os projetos tradicionais de ciência de dados e Inteligência Artificial precisam de semanas, e até meses, para fazer. “Construímos uma plataforma plug&play que dispensa investimentos em times de desenvolvimento (internos ou terceiros), complicações de cronograma, ambiente e integrações sistêmicas. Basta fazer o primeiro upload de informações e as demais serão realizadas automaticamente, obtendo informações de gestão, praticamente, em tempo real.”

O CEO lembra, ainda, que o time da DataOcean é muito sênior e oriundo da realidade de execução de complexos ambientes tributários, seja na concepção dos projetos, na consultoria, execução e no desenvolvimento de ferramentas. “Percebemos que os documentos que as empresas emitem atualmente são utilizados apenas para cumprir as exigências legais, e víamos ali uma fonte inesgotável de informações que precisavam trabalhar em função do negócio. Partimos então para desenvolver o DataOcean, que utiliza estas origens de dados com este propósito: simplificar a análise e entregar insights para qualquer empresa.”

webinar
webinar
alperseguros
fronius
Retrak
savoy
postal