Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Frota 1 de setembro de 2020

Digitalização da operação logística otimiza rotina de entregas da Intercores

Representante das principais marcas de tintas, tubos, conexões e outras soluções para a construção, a Intercores vem investindo em digitalização para potencializar suas entregas e garantir mais eficiência de sua frota. A companhia, que é referência no Espírito Santo e vende para todo o estado, adotou as soluções de roteirização e gestão de entregas da Lincros, empresa especializada em sistemas de gestão para a logística de transportes.

Antes de passar pelo processo de automação, o controle das entregas realizadas pela frota era manual. A Intercores não conseguia acompanhar em tempo real o trajeto dos caminhões nem resolver intercorrências que pudessem surgir ao longo do trajeto. Outro desafio no processo operacional era a organização da carga. “Com os sistemas de gestão passamos a organizar o trajeto de entrega e montar a carga a partir daí, agilizando não só a rota, com os caminhos com melhor custo-benefício, mas também agilizando a descarga, com os produtos já organizados de acordo com a sequência de paradas”, diz Janio Carvalho, analista de logística da Intercores.

O processo de digitalização da área logística da distribuidora também foi fundamental para a pontualidade das entregas. “Com os dados coletados pelas soluções da Lincros, podemos verificar quantas entregas foram feitas em trajetos anteriores, o que facilita a tomada de decisão. Não há mais um superdimensionamento das entregas: conseguimos saber, por exemplo, que o caminhão direcionado para determinada rota pode fazer até 10 entregas no dia. Isso evita o retorno de mercadoria e um novo deslocamento, que é comum quando você não tem dados confiáveis sobre tempo para entregas e não consegue desenvolver o planejamento com informações confiáveis”, avalia Janio.

A mudança de cultura, segundo analista, foi um dos maiores desafios na adoção da tecnologia. “Mas agora os motoristas já emitem os alertas assim que fazem as paradas e usam bastante o GPS, porque é uma facilidade também para a rotina deles”, finaliza.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal