Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Investimento 9 de outubro de 2020

Drogaria Araujo fecha parceria com a Jungheinrich para aumentar performance de sua operação logística

Drogaria Araujo

A Drogaria Araujo, uma das maiores redes de farmácia do Brasil, adquiriu recentemente 20 equipamentos da Jungheinrich. As novas aquisições incluem 11 empilhadeiras elétricas, 8 selecionadoras de pedidos horizontais com baterias de chumbo-ácido e uma empilhadeira a combustão para serviços na área externa.

Quinta maior empresa do segmento no País, a Drogaria Araujo possui Condomínio Logístico próprio, em Contagem, MG, com Centro de Distribuição de 23.000 m². O depósito tem mais de 22.500 endereços de armazenagem para abastecer 230 lojas em Minas Gerais e atender todo o Brasil por meio do e-commerce. São 38 docas e 10 km de esteiras, em uma transação que envolve 40.000 endereços de picking.

Esse volume intenso já não era acompanhado pelas 18 máquinas antigas, de outra marca, que a empresa possuía. Com o crescimento da operação, a Drogaria Araujo compreendeu que sua logística interna necessitava de um parceiro sólido. “Nossa operação tem uma alta demanda de picking, que acontece 24 horas por dia, seis dias por semana, em três turnos. São milhares de movimentações diárias que ficaram muito mais funcionais com a chegada dos equipamentos da Jungheinrich”, afrima Adalberto de Barros Correia Fontes, superintendente de Logística da Drogaria Araujo.

Diversos produtos, como medicamentos, vacinas, cosméticos, dermocosméticos, itens de higiene pessoal e perfumaria, conveniência, alguns tipos de alimentos, suplementos, produtos infantis, linha voltada para pets e agro, mercadorias refrigeradas e até presentes são monitorados desde o seu recebimento até sua distribuição nas lojas ou entrega ao consumidor final, em um processo que acompanha também a separação e o armazenamento dos itens.

Com a tecnologia 2Shift 1Charge (2 turnos 1 carga) da Jungheinrich, a operação, com uma única bateria de chumbo-ácido, tem autonomia de até 16 horas e possibilidade de 3 turnos com 0,33 baterias sobressalentes por equipamento. Com esse ganho, a Drogaria Araujo teve uma redução significativa no número de baterias sobressalentes e no tempo dispensado para a pausa.

“Antes, tínhamos 32 baterias extras para 18 máquinas – com a migração para a Jungheinrich, reduzimos para 13 o número de baterias reserva, e o tempo de recarga baixou para uma hora. Além disso, as reduções das trocas de baterias ampliam os cuidados com o operador”, analisa o Superintendente de Logística.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Nimbi Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
SDO Equipamentos
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL