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Destaque 12 de novembro de 2015

Empresas da Região Sul com atuação em logística se mostram para o mercado nacional

Aproveitando a abrangência de Logweb, algumas empresas instaladas na Região Sul revelam, neste espaço, sua linha de produtos, os lançamentos, os principais clientes, os investimentos e os negócios fechados.

 

Cantu lança pneus para caminhões e ônibus

Instalada em Itajaí, SC, e com mais nove filiais nos estados de RS, SC, PR, SP, MG, ES e PE, a Cantu Pneus (Fone: 0800 602.7581) oferece toda a linha de pneus de carga das marcas Marshal, Aeolus, Ceat, Kumho, Lande, DRC, Pirelli, Bridgestone, Firestone e Goodyear. E está lançando o pneu Marshal KRA50. “Desenvolvido para todas as posições de caminhões e ônibus, o pneu tem a exclusiva tecnologia ICOS, da Marshal, e garante alta quilometragem, reduzindo em até 5% o consumo de combustível”, diz o gerente de pneus de carga da empresa, Juliano Silva. Ainda de acordo com ele, o “KRA50 é um avanço tecnológico, pois pode ser utilizado em todas as posições do caminhão. E, caso o trecho não possua subidas ou descidas muito severas, pode ser aplicado no eixo de tração.” Disponível na medida 295/80R22.5, o KRA50 tem 16 lonas, 17 mm de profundidade de sulco e suporta até 3.550 kg. Além disso, foi construído com uma amarração diferenciada nas lonas, proporcionando durabilidade comprovada e maior recapabilidade, diz a empresa. “Os maiores clientes da Cantu Pneus são os transportadores rodoviários de Santa Catarina”, completa o gerente.

 

Garras de elevação de chapas e elevadores de carga a vácuo são destaques da Micromecânica

São três os lançamentos da Micromecanica Ind. Com. Importação e Exportação (Fone: 47 3441.8800), empresa instalada em Joinville, SC. O primeiro envolve as garras de elevação de chapas MiCRO, ideais para manipulação de peças planas de metal, vidro, madeira, plástico e concreto. “As peças são manipuladas utilizando vácuo, sendo assim, não existe a possibilidade da garra marcar as peças. O vácuo é gerado por bomba elétrica ou geradores de vácuo pneumáticos, dimensionados de acordo com a carga, que pode chegar a 1000 kg”,explica Tiago Ruebenich Hertzog, supervisor da Divisão Handling da empresa. O segundo lançamento é dos elevadores de carga a vácuo MiCRO, utilizados para a movimentação de materiais como caixas, sacarias, bombonas, etc. “A utilização destes equipamentos auxilia a movimentação de materiais e proporciona diversas vantagens, como adequação do posto de trabalho à NR-17 (Ergonomia), eliminação dos problemas com afastamento devido ao esforço e manutenção da produtividade durante toda a jornada de trabalho, entre outras”, diz Hertzog. Por último, a empresa também está lançando os manipuladores pneumáticos MiCRO, ideais para a movimentação vertical e lateral de materiais. O supervisor explica que estes são dispositivos adaptáveis a diversas situações: montagem de equipamentos, paletização de produtos e movimentação de materiais são apenas algumas funções que este equipamento pode desempenhar. Os principais clientes da empresa são: BRF, PPG, Renault, Magnesita, CNH, Gestamp, Stihl, Perfetti Van Melle, Motoman, Blount Internacional, Florestal Alimentos, Portobello, Fundição Tupy, Honda, Hyundai, Teadit, Máquinas Sazi, Languiru, Pirelli, Volkswagen, GM, Ford, Fiat, Random, Marcopolo e Sherwin Williams.

 

JTT Soluções Logísticas oferece “hot service”

Com matriz em Blumenau, SC, e filiais em Navegantes, Jaraguá do Sul e Joinville, no mesmo Estado, e em Anápolis, GO, além de agentes espalhados por todo o país, a JTT Soluções Logísticas (Fone: 47 3037.4550) é especializada em embarque de carga rodo-aérea, atendendo o mercado em diversos segmentos, desde documentos, amostra, confecções, alimentos, etc. Também conta com os alvarás da ANVISA para transporte de medicamentos e correlatos e oferece, ainda, serviço de armazenagem, picking e packing. “O nosso grande diferencial competitivo é o ‘hot service’, ou seja, o cliente determina sua urgência e nós colocamos um colaborador a bordo da aeronave para acompanhar a carga até o destino final. Isto garante que a mercadoria chegará no menor prazo possível, ou seja, no mesmo prazo que um passageiro se desloca de um ponto a outro deste país”, explica Jefferson C. Stahelin, diretor administrativo e operacional da empresa. Ainda sobre os principais clientes da JTT, Stahelin enumera: em Santa Catarina, no segmento Têxtil se destacam Hering, Dudalina, Lepper e Marisol; no segmento calçadista, a Via Scarpa; no segmento de tecnologia, a U-tech e Intersmart; no e-commerce, a Hering e Loghaus; e, no Estado de Goiás, do segmento médico, a Cinco Confiança. “A empresa está com uma frota com idade média de 2 anos, devido à constante renovação. Além disso, podemos destacar os grandes investimentos feitos em tecnologia da informação, uma necessidade de mercado, e no capital humano, através de capacitação e novas contratações”, diz o diretor administrativo e operacional. Sobre os mais novos negócios fechados pela empresa, ele fala: “recentemente fechamos com a Loghaus, uma das maiores empresas de e-commerce no setor de vestuário e utilidades do Brasil, a distribuição porta a porta”.

 

Sologi produz aramados e contentores industriais

Aramados  industriais,  conten­tores industriais, peças metálicas soldadas e suportes diversos – para prancha, receptores, boxe etc.

Estes são alguns dos produtos fabricados pela Sologi – Soluções em Logística (Fone: 47 3427.4179), empresa com sede em Joinville, SC. “No caso dos aramados e contentores industriais, atendemos empresas de todo o Brasil. Vendemos em 2.015 já em torno de 800 aramados industriais, a diversas empresas da região e de outros estados”, explica o diretor executivo, Genivaldo Mello, revelando, ainda, que a empresa investiu em serra para cortar aço com mais qualidade e no aumento do galpão industrial.

 

Vialog atende clientes do Sul e do Sudeste

Com matriz no Rio Grande do Sul, a Vialog (Fone: 51 3218.7740) possui, também, unidades no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo, oferecendo serviço de logística para clientes do Sul e Sudeste que desejam ter suas entregas realizadas no Sul do país. Com 42 Centros de Distribuição divididos por toda a região sul do Brasil, a empresa é especializada na distribuição door to door de produtos de e-commerce, encomendas e malotes, eletroeletrônicos, material de escritório, impressos, informática, têxtil, calçados, vestuários e bebidas. “Dentre os principais clientes de e-commerce encontram-se Walmart, Dafiti, Privalia, Natura, Netshoes, Jequiti e Wine, entre outros, localizados nos estados de SP, MG, RJ e ES que desejam ter suas entregas realizadas no Sul do país. No segmento de impressos temos clientes como Editora Globo, Editora Três e Valor Econômico, também baseados em SP”, explica Andréa Laurino, gerente comercial da empresa. Ela também lembra que a Vialog implementou recentemente o projeto Mobile, que visa a otimizar o processo de baixas de pedidos de forma eletrônica, agilizando, assim, a informação junto aos clientes. Além disso, a empresa está estruturando seus hubs nos três estados da Região Sul. “Recentemente a Vialog fechou parceria com a Magazine Luiza e Jequiti, grandes empresas nos ramos de eletroeletrônicos e cosméticos, respectivamente, para as quais foram oferecidas prazos e preços competitivos, além de uma malha completa no Sul do país”, finaliza Andréa.

 

Apisul atua com seguros de transporte de cargas e gerenciamento de riscos

Com matriz em Porto Alegre, RS, 11 filiais distribuídas pelo país e cerca de 180 pontos de atendimento de pronta resposta no Brasil e países do Mercosul, a Apisul Gerenciamento de Riscos (Fone: 51 2121.9007) é especializada em seguros de transporte de cargas e serviços de gerenciamento de risco e regulação de sinistros – o Grupo é, hoje, uma das empresas consideradas referência no setor de distribuição logística. “Em 30 anos de história, foram lançados oito softwares de desenvolvimento próprio, além de uma cadeia de serviços integrados que atendem de forma completa a gestão do transporte de cargas. O mais recente software desenvolvido pelo Grupo Apisul foi o ApisulLog 2.0, implantado ao longo de 2015 em seus principais clientes – empresas de transporte e embarcadores logísticos de todas as regiões do país”, explica Fernanda Paiva, analista de marketing. Especialmente nas regiões Sul e Sudeste, o Grupo Apisul atende a Ambev, Natura, Electrolux, Itambé, Pernambucanas, Mondelez, Grupo Vipal, TNT, Atlas Transportes, Patrus e Jamef, entre outros. Fernanda também revela que, em 2015, as Corretoras Apisul e GSP se uniram para fortalecer o mercado de seguros no Estado do Espírito Santo – “uma parceria em gestão de seguros exclusiva para os segurados do ES veio para inovar o mercado da região, fundando a Apisul GSP Corretora e Seguradora”. Citando os novos negócios, a analista aponta a parceria com o Grupo Solar, segundo maior fabricante do Sistema Coca-Cola do Brasil. A operação contratada conta com Seguro contra Terceiros.

 

Movtrans oferece sistema administrativo de frotas

O Movtrans – Sistema Administrativo de Frotas, oferecido pela Condes Consultoria e Desenvolvimento – Movtrans (Fone: 49 3904.5850) é um software completo com módulos específicos para cada ramo de transporte. E a empresa, com matriz em Concórdia, SC, e filial em Santos, SP, está lançando o Movtracking, aplicativo mobile para entregas e coletas, com acompanhamento web em tempo real. Por conta de sua linha de produtos, os principais clientes da empresa são transportadores rodoviários, aéreos, ferroviários e portuários, cooperativas de transporte, empresas de ônibus, distribuidoras, empresas de engenharia e obras, frotas de carros e motos. “São empresas de todo o Brasil, mas principalmente das regiões Sul e Sudeste”, completa Adenir Grando, diretor técnico-comercial, que também relata que a empresa adquiriu dois novos super-servidores e contratou mais cinco profissionais em TI. “Alguns dos maiores contratos fechados foram com as empresas Michels e Multitrans, que fazem toda a distribuição de medicamentos no Estado de Santa Catarina, e a EMJ Transportes, que faz toda a logística do Carrefour. Para os dois casos, foram melhorados os módulos de recebimento automático dos XMLs das Notas Fiscais transportadas, busca automática da tabela de frete, emissão do MDFe e interação via web, permitindo aos clientes rastrearem a mercadoria, além da criação de SAC integrado ao Movtrans”, completa Grando.

 

eepos do Brasil lança perfis em fibra de carbono

Empresa alemã considerada líder em sua área de atuação, a eepos do Brasil (Fone: 41 3551.0347) está instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, PR, e oferece pontes rolantes leves em alumínio com capacidade para até 2.000 kg. E está efetuando dois lançamentos: perfis em fibra de carbono –  com maior capacidade de carga e menor peso nominal, segundo a empresa; e a linha nano até 75 kg – perfis pequenos adequados para pequenas capacidades de carga. “Nossos principais clientes são as empresas do setor automotivo – como Audi, VW, BMW, Honda, FCA, Dürr, Benteler, etc.”, explica Murilo Coelho Neto, diretor. Ele também diz que, devido à limitação técnica do parque fabril nacional para a extrusão de alumínio e os seus altos custos, mesmo com a subida do euro, ainda é mais vantajoso importar os seus perfis da matriz alemã.

 

IMSB fornece paletizadores, envolvedores de paletes e transportadores

A IMSB Indústria de Máquinas e Equipamentos (Fone: 54 3455.7200) tem sede em Bento Gonçalves, RS, e fornece paletizadores (mecânicos e robôs), envolvedores de paletes e transportadores. Os paletizadores mecânicos da empresa atuam com caixas e pacotes, entre outros produtos, em diversas camadas, atendendo as indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, saneante, química e de bebidas, entre outras. Por sua vez, os paletizadores robôs operam com caixas, pacotes, latas e baldes, entre outros produtos, em diversas configurações e variados mosaicos. Possuem versatilidade para paletizar diversas linhas de produção concomitantemente, com produtos de dimensional diferente, sem prejudicar a eficiência da linha. Já os envolvedores de paletes desenvolvidos pela empresa, com o pré-estiramento do filme, operam a média e alta velocidade e apresentam pay back a curto prazo. Possuem versatilidade para envolver diversos tipos de produtos. E, finalizando, a empresa desenvolve transportadores para uma ampla variedade de aplicações e indústrias. “Se a necessidade for transportar, reter e acumular, reorientar ou armazenar cargas,a IMSB conta com a tecnologia e experiência para desenvolver e manter o sistema que melhor se adapte às necessidades de cada projeto”, diz Tatiane Tremea Panazzolo, do departamento de marketing da empresa. Ela também aponta que a IMSB atende empresas dos mais variados segmentos, como: produtos de limpeza (saneantes), alimentício, bebidas, cosmético, de bebidas e farmacêutico. E estas estão localizadas principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul. “Visando a crescente demanda por redução de custos operacionais e padronização, a IMSB investiu no desenvolvimento nacional de dois novos modelos de envolvedores de paletes, que serão lançados em 2016, os quais visam atender altas velocidades requeridas pelas indústrias de bebidas. Além disso, em 2015 a IMSB investiu em estrutura de Tecnologia da Informação. Para 2016, os investimentos em estrutura contemplam a reestruturação da manufatura, visando agilizar os processos através da aquisição de novos softwares, novos meios de comunicação, novos hardwares e software para engenharia, o que facilitará a automação e supervisão de processos e projetos das engenharias (elétrica, mecânica, de fluidos e instrumentação). A valorização do capital humano é umas das premissas da IMSB, por isso instituiu meta mínima de treinamento e capacitação por funcionário, os quais repercutem em qualidade, comprometimento e integração entre as pessoas e processos. Há também um Programa de Capacitação de Fornecedores, que são treinados e auditados seguindo as normas ISO quanto à qualidade do serviço e entrega de produto acabado”, informa Tatiane. Ela ressalta, ainda, que a IMSB, em 2015, escolheu um sólido parceiro internacional – a Aetna Group, considerada líder mundial na fabricação de envolvedores de paletes – para estreitar uma parceira estratégica finalizada para melhorar a qualidade do processo, das soluções e de serviço, maximizando a satisfação do cliente. “Com o Aetna Group pretendemos exprimir uma liderança no mercado brasileiro e sul americano graças aos produtos da IMSB, Robopac, Robopac Sistemi, Dimac e Prasmatic”, finaliza Tatiane.

 

Agex Encomendas Urgentes faz vários investimentos

Instalada em Londrina, PR, a Agex Encomendas Urgentes (Fone: 43 3305.1700) é especialista em coletas e entregas urgentes em todo o Estado do Paraná. Oferece armazenagem, movimentação, distribuição e sistema de gestão completo de volume armazenado ou em trânsito. “Dobramos nossa capacidade operacional em Londrina. Agora a filial encontra-se dentro de um condomínio logístico com amplo espaço de manobra, 3.500 m² de terminal e 26 docas de carga e descarga. Também estamos em processo de mudança em nossa filial da cidade de Maringá, onde a estrutura será ampliada de 400 m² para 1.500 m², contando com 10 docas de carga e descarga. Nosso próximo investimento será a abertura de uma filial na cidade de Curitiba, visando fomentar ainda nossos negócios na capital paranaense. Possuímos, também, dois importantes pontos de apoio, sendo um na cidade de Curitiba e outro na cidade de Cascavel”, enumera Marcelo Aguiar, gerente geral da empresa. Ele lembra, ainda, que as rotas traçadas pela Agex possibilitam a interligação diária entre suas filiais e PA de forma que as entregas acontecem dentro do menor prazo possível. “Nossos principais clientes são distribuidoras, Operadores Logísticos, empresas de logística promocional e transportadores nos modais rodoviário e aéreo a nível Brasil”, completa Aguiar.

 

NeoGrid lança o Supply Chain Benchmark

Com sede em Joinville, SC, a NeoGrid Software (Fone: 47 3043.7400) acaba de lançar o NeoGrid Supply Chain Benchmark. Trata-se de uma tecnologia que traz o conceito OSA (On Shelf Availability), indicador que reúne informações homologadas de mais de 12.000 lojas de varejos do Brasil e que mede, diariamente, a disponibilidade de produtos na gôndola, a venda estimada por produto, por loja e por dia, as causas das faltas desses itens e como corrigi-las. “A ferramenta também permite ao varejo e à indústria comparar sua performance individual em relação ao mercado em que atuam”, explica Cleiton Coradelli, gerente de marketing da empresa. Outra novidade é a solução Gestão de Promoções (TPM – Trade Promotion Management), que gerencia os resultados das ações promocionais no ponto de venda. Coradelli destaca que esse sistema engloba todo o processo da cadeia de suprimentos e ajuda a entender onde os recursos devem ser alocados e quais os sinais de demanda que impulsionam as vendas, a fim de equilibrar os estoques e, claro, proporcionar uma experiência positiva para o consumidor. A NeoGrid atende indústria, varejo, Operadores Logísticos, distribuidores e prestadores de serviço. “Algumas marcas que usam NeoGrid são Unilever, Whirlpool, Bombril, Carrefour, Renault, Basf/Suvinil, L’oréal, Heineken, Cremer, Karsten, Arcor, Pepsico, Weg, Philips, Raia Drogasil, Mondelez, Gomes da Costa e Bayer”, relaciona o gerente de marketing.

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