Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Branded Content 19 de outubro de 2022

EnerSys: carregadores de alta frequência e baterias tracionárias chumbo-ácido ventiladas, de chumbo puro e lítio para várias aplicações

A constante necessidade da otimização nas operações, com melhor competitividade, desempenho, performance em produtividade, reduções de custos de manutenção e eficiência energética, tem levado a uma busca frenética por novas tecnologias, o que não é diferente no mercado de baterias tracionárias.

Assim, ao lado da tecnologia convencional das baterias de chumbo-ácido ventiladas, a tecnologia de lítio tem sido apontada como a nova “tendência de mercado”. “Porém, nós da EnerSys entendemos que este processo de migração de uma tecnologia para outra deve ser muito bem planejado e avaliado, pois a falta de uma análise detalhada normalmente apresenta impactos em investimentos desnecessários, gerando grandes prejuízos para a operação. Através de constantes desenvolvimentos e pesquisas em inovações tecnológicas, a EnerSys identificou que entre a tecnologia chumbo-ácido ventilada e a de lítio existem muitos casos onde é possível alcançar resultados operacionais e financeiros ainda melhores utilizando a tecnologia de baterias de chumbo puro desenvolvida pela EnerSys, através da marca NexSys PURE”, explica Daniel Camargo de Almeida, Account Manager Dealers and Chargers da empresa.

Neste sentido, a EnerSys desenvolveu um software – denominado Ensite – para auxiliar seus clientes na melhor escolha de tecnologia de baterias e carregadores de acordo com as características da sua operação, com análise técnica-operacional e financeira. Através de dados da operação do cliente, o Ensite realiza um comparativo entre as três tecnologias de baterias disponíveis e seus respectivos carregadores de alta frequência, permitindo selecionar a que efetivamente resultará no melhor desempenho da operação com o melhor retorno do investimento.

.

.

Diferenciais, vantagens e limitações

Daniel Camargo de Almeida, Account Manager Dealers and Chargers da EnerSys

Falando sobre os tipos de baterias oferecidos pela empresa, incluindo aplicações, vantagens e limitações, Almeida destaca que as chumbo-ácido ventiladas são normalmente utilizadas em operações com demandas de utilização leve, média e pesada, ou seja, utilizações de baterias em um, dois ou três turnos, por exemplo, e podem ser aplicadas em todos os tipos de equipamentos de movimentação de carga, como empilhadeiras, rebocadores, transpaleteiras, etc. “Como vantagem possuem um bom custo-benefício e alto índice de reciclagem, porém demandam mais cuidados de manutenção, trocas de baterias e tempos de carregamento mais longos.”

Já as baterias de lítio são mais indicadas para aplicações de utilização pesada, com três turnos, por exemplo, por possuírem maior autonomia quanto a ciclos de recarga e permitirem carga de oportunidade com tempos curtos de carregamento, além de reduzir necessidades de manutenção e trocas de baterias. Porém, possuem um custo bem mais elevado e baixo índice de reciclagem em comparação às outras tecnologias disponíveis.

Por fim, as baterias de chumbo puro são indicadas para aplicações de utilização média e pesada, ou seja, dois ou três turnos, por exemplo, e assim como as de lítio, permitem carga de oportunidade com tempos curtos de carregamento, possuem autonomia maior que as baterias chumbo-ácido ventiladas, custo menor que as baterias de lítio e um alto índice de reciclagem e redução de necessidades de manutenção e trocas de baterias.

“Portanto, a tecnologia de baterias chumbo puro NexSys se apresenta como uma excelente alternativa para uma otimização da operação, com baixo impacto em investimentos e maior rentabilidade por permitir a intercambiabilidade com baterias chumbo-ácido ventiladas, sem necessidades de alterações nos equipamentos de movimentação de carga, o que não ocorre com a tecnologia de baterias de lítio que demandam equipamentos especificamente projetados e adaptados para sua utilização”, comenta Almeida.

.

Linha de produtos

Como se pode notar, a EnerSys oferece uma linha completa em soluções de baterias e carregadores para o segmento de logística, incluindo tecnologias de baterias chumbo-ácido ventiladas através da marca HAWKER, reconhecida pelo mercado pela sua qualidade e alta performance, além da tecnologia de baterias chumbo puro através da marca NexSys PURE e as de tecnologia de lítio através da marca NexSys ION.

“Buscando a melhor eficiência e performance das baterias, com base no know-how de mais de 100 anos de experiência, a EnerSys desenvolveu soluções em carregadores de alta-frequência para cada tipo de bateria. Assim, temos os carregadores de alta frequência da marca IMPAQ para as baterias chumbo-ácido ventiladas e os carregadores de alta-frequência da marca NexSys+ para as baterias de chumbo puro e de lítio”, diz o gerente de contas.

Os carregadores de alta frequência da EnerSys são modulares, o que permite expansão de potência de carga utilizando o mesmo carregador, facilidade de manutenção com a substituição tipo “plug and play” apenas do módulo que apresente alguma falha, além de garantir a continuidade de operação de carga com o funcionamento dos demais módulos.

Um outro importante diferencial é a utilização de um perfil de carga IONIC exclusivo e patenteado pela EnerSys, que consiste em um algoritmo que realiza um diagnóstico do estado real de carga da bateria através de pulsos elétricos que são enviados durante todo o processo de carga, permitindo um carregamento eficiente, maior autonomia de carga da bateria, redução dos custos de manutenção, com menor consumo de energia e com reestabelecimento da densidade do eletrólito próximo aos valores nominais, garantindo uma aumento de vida útil da bateria em 20% ou mais, conforme testes realizados em laboratório.

A empresa

A EnerSys é uma empresa multinacional, líder global em armazenamento de energia no segmento industrial. Com fábricas em mais de 100 países, fornece soluções de armazenamento de energia para as áreas de logística, transporte e armazenagem, redes de comunicação, banda larga via cabo, energias renováveis, energia industrial e serviços públicos, proteção e segurança, data centers, médica, aeroespacial e defesa. 

Na Planta de Guarulhos, SP são produzidas e fornecidas soluções em baterias tracionárias, estacionárias
e carregadores de alta frequência

.

No Brasil, a EnerSys possui duas plantas industriais, sendo uma em Guarulhos, SP – onde são produzidas e fornecidas soluções em baterias tracionárias, estacionárias e carregadores de alta frequência – e outra em Santa Rita do Sapucaí, MG – onde são produzidas e fornecidas soluções em sistemas de energia.

“A EnerSys no Brasil atualmente possui uma planta com área de 67.000 m2 e capacidade produtiva para atendimento da demanda do Brasil e demais países da América do Sul no segmento de logística. Com planejamento estratégico de expansão das linhas de fabricação de produtos para o segmento ao longo dos próximos anos e com o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em soluções de armazenamento de energia buscamos atender as demandas atuais e futuras de nossos clientes e parceiros, reforçando nossa posição de líderes globais de soluções de armazenamento de energia para o segmento industrial”, completa Almeida.

Vídeo-entrevista no Canal Logweb

No vídeo acima, Carol Gonçalves entrevista Paulo Scholze, diretor geral da EnerSys. A empresa é expositora da Movimat 2022, que acontece de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.

Visite o estande D219, conheça ao vivo todas as tecnologias abordadas nesta entrevista e aproveite para bater um papo com Paulo Scholze e Daniel Camargo de Almeida.

Credenciamento para a Movimat/Fenatran aqui.

Sobre a EnerSys: https://www.enersys.com/pt-br/

.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal