Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Setcesp 17 de dezembro de 2020

A era dos dashboards

Fernando Miguel Zingler – Diretor executivo do IPTC – Instituto Paulista de Transporte de Cargas, órgão ligado ao SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região

 

A transformação digital que passamos na última década transformou o setor de transporte de cargas, oferecendo oportunidades inéditas de controlar as operações e aumentar a produtividade através de dados. Nunca foi tão fácil produzir estatísticas dentro das empresas e utilizá-las a favor do crescimento estratégico, tomando decisões pautadas em séries históricas, tendências, padrões e previsões coerentes resultados de modelos matemáticos que se beneficiam da riqueza de detalhes das informações.

Da mesma forma, o setor como um todo passou a produzir – e a divulgar – estatísticas mais abrangentes, reflexo de uma tendência mundial do setor público de melhor explorar as informações produzidas, e torná-las públicas de modo a outras empresas se beneficiarem e criarem novos serviços e produtos baseados na informação. A era da informação nunca esteve tão viva.

Pensando nisso, o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas criou o seu próprio dashboard – painel animado de informações em tempo real – para o setor de transporte rodoviário de cargas, o qual pesquisa e estuda há mais de três anos. A criação do “Painel do TRC” foi motivada pela procura de dados confiáveis por parte dos transportadores, e o fato de que estejam centralizados em um único local é de extrema importância para o transportador, que precisa estar sempre atualizado com o mercado para ajustar suas operações e refletir o que vem ocorrendo externamente.

O empresário que não estiver atualizado com o mercado terá dificuldade em criar novas oportunidades, aumentará o risco de seus investimentos e certamente terá custos extras nos seus processos que poderiam ser evitados pelo simples acompanhamento de índices e indicadores do setor.

No “Painel do TRC” incluímos justamente os principais componentes do frete, como o preço do diesel, que é um dos principais componentes tarifários e de grande impacto nos custos das empresas de transporte e logística. Disponibilizamos, também, os principais índices que movem os contratos dos transportadores – como o IGPM (Índice Geral de Preços Mercado), usado no reajuste de aluguel de galpões, por exemplo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e o INCT (Índice Nacional de Custo do Transporte), usado no reajuste do frete. Além destas informações, mostramos também dados relevantes do setor, como a movimentação de contratações e demissões do setor na região de São Paulo onde o SETCESP atua – um bom termômetro para medir como o mercado está se comportando e os números de roubo de cargas na mesma região.

Outras informações relevantes e pontuais também são apontadas, como novas regulamentações do setor e seu impacto, dados de frota e de motoristas habilitados.

A consulta é gratuita e pode ser acessada em http://iptcsp.com.br/painel-iptc/. O uso de um dashboard oferece uma opção de consulta rápida e muito eficiente, ao mesmo tempo em que é interativa e extremamente visual. Não adianta apenas produzir a informação, é necessário transformá-la em algo palpável ao público que vai consumir, de modo que se consiga interpretar o que está ao seu alcance sem muito esforço, maximizando, assim, seu foco nas operações e estratégicas de negócio.

Por exemplo, uma empresa de transportes pode utilizar um dashboard próprio para avaliar como estão os custos de suas viagens e fretes em tempo real, controlar os insumos, melhorar processos de cross docking ou então descobrir ineficiências que estavam sendo subjugadas por não serem mensuradas até então.

A gestão em tempo real chegou para ficar, e com ela o controle rígido da produtividade e do desempenho da empresa. Aqui no IPTC estamos atualizando nosso painel em tempo real com as informações, pensando no setor como um todo, para que o transportador tenha em suas mãos sempre a informação correta de fácil acesso para quando precisar em uma negociação ou decisão. Caso queira conhecer sobre nossas estatísticas e de nossos estudos, entre em contato através de contato@iptcsp.com.br ou (11) 2632-1079.

imagem_QRCOde

Newsletter
Cadastre-se aqui

JLL
Savoy
Sds
Retrak
4K