Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 25 de agosto de 2015

Ferramenta promete acabar com canhoto de nota fiscal nas entregas

Para resolver uma questão recorrente das transportadoras, que é comprovar a entrega no prazo, a Hive.log viu nos dispositivos móveis uma solução. Este ano a empresa lançou o Hive.cloud AR, tecnologia que registra entregas via celular ou tablet e disponibiliza em tempo real informações na nuvem.

Por meio do app, o entregador emite um alerta de que chegou ao seu destino, atualiza o status da entrega, registra o horário exato e também sua localização, captada por GPS. Fotos da encomenda ajudam a comprovar o estado em que o pacote chegou ao destinatário, que também pode ser fotografado e tem seu nome e documento de identificação salvos pelo funcionário.

Todos os dados são transmitidos automaticamente para a nuvem e ficam disponíveis para o embarcador, a transportadora e o destinatário. “Com o AR é possível saber com precisão onde e quando a mercadoria foi entregue, bem como quem a recebeu e em que estado”, afirma Daniel Brasil. O objetivo é trocar o velho canhotinho de nota fiscal e as anotações manuais por uma tecnologia que comprove, de fato, que o produto chegou intacto e no prazo às mãos do destinatário correto.

“Para o embarcador, esse é o dado importante: que as informações sejam de qualidade e que cheguem o mais rápido possível para ele estar ciente do status da entrega”, completa Daniel. Segundo ele, é comum haver falhas nos registros das ocorrências de entrega. Com recursos multimídia e geolocalização, o Hive.cloud AR permite validar os dados. Com informações precisas, os gestores podem tomar decisões mais acertadas para reduzir o número de reentregas e até mesmo devoluções, o que proporciona uma redução significativa dos custos de distribuição.

Antes de ser comercializado avulso, o AR era uma funcionalidade do sistema Transport Management System (TMS) da marca. “Depois do sucesso entre os clientes decidimos lançar uma ferramenta à parte”, diz Daniel. A solução se ajusta às necessidades de empresas de todos os portes – desde as micros até as maiores do setor – e pode ser integrada aos sete outros programas da companhia e aos principais ERPs e sistemas de gerenciamento de transporte do mercado.

A Hive.log oferece uso gratuito para empresas que realizam até 15 entregas por mês. Para começar a usá-lo, basta entrar no site da empresa e preencher alguns dados cadastrais. Excedido o limite de experimentação, podem ser contratadas assinaturas que variam conforme número de entregas mensais. Há mais de 15 anos no mercado, a marca atende a mais de duas mil empresas, tendo sido realizadas mais de 10 milhões de operações por meio de seus softwares.

(Foto: Divulgação/Hive.log)

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
Sds
JLL
Retrak
savoy
JLL