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Fique por dentro 10 de novembro de 2021

Fique por Dentro – Ed. 222

ARTESP
O advogado Walter Nyakas Júnior assumiu a Diretoria de Operações (DOP) da ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo para um mandato de quatro anos. Nyakas possui mais de 36 anos de experiência na área pública. Em 1985, iniciou carreira na Polícia Militar. Atuou na Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo e foi Diretor de Defesa Civil do Estado de São Paulo, 2° Batalhão de Polícia de Choque, Comando de Policiamento Ambiental e Comando de Policiamento de Área-3. Também trabalhou na Assessoria Militar da Prefeitura de São Paulo. A Diretoria de Operações é responsável pelo relacionamento operacional com as concessionárias e zela pelo cumprimento e qualidade dos procedimentos adotados, como em ações de segurança viária, análise e avaliação dos dados sobre os serviços prestados pelas concessionárias.

VW Caminhões e Ônibus
Evandro Pretel assumiu a vice-presidência de Suprimentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, substituindo Luiz Alvarez, que foi transferido para a Volkswagen do Brasil. Pretel – engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com especializações na Duke University e Stockholm School of Economics, e com vasta experiência na área de Suprimentos da Scania – se reporta a Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora, que também acaba de criar a Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade. A nova área soma práticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG) a atividades governamentais e institucionais. O diretor Marco Saltini também se reporta ao presidente e CEO e conta com a executiva Priscila Rocha para o foco da empresa em objetivos de desenvolvimento sustentável.

Grupo MIRA
O MIRA Transportes completou 43 anos no mês de outubro, registrando forte crescimento, com a abertura de novas filiais e ampliação de suas estruturas. Fundada em 1978 pelo empreendedor Roberto Mira, a MIRA transportes percorreu seu caminho com a oferta de serviços de transporte de cargas e encomendas. Hoje, atende clientes dos mais diversos segmentos e é líder nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A empresa iniciou os seus planos de ampliação para outras regiões do país com a abertura de uma nova filial em Espírito Santo, em agosto deste ano. A nova unidade capixaba faz parte de um projeto de expansão para as regiões Norte e Sudeste, que também prevê uma nova filial em Manaus, AM, ainda em 2021. Para dar continuidade a este crescimento acelerado, o grupo ampliou suas estruturas no Centro-Oeste e no Norte do País. A filial de Campo Grande teve a sua área construída ampliada de 2.000 para 4.000 m². Já no Norte, o espaço da filial em Belém foi quadruplicado, passando de 800 para 5.000 m².
Uello
A Uello, empresa de logística que usa tecnologia e rede colaborativa para oferecer serviços de frete urbano para grandes e médias empresas, está expandindo sua área de atuação e agora chega a Minas Gerais. O plano de expansão iniciado este ano já estabeleceu a operação da logtech no Rio de Janeiro, Baixada Santista e importantes regiões do interior paulista, como Vale do Paraíba, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araraquara. Essa nova área de cobertura beneficia empresas que vendem pela internet e lojas físicas, além da mão de obra local, já que aposta na entrega colaborativa realizada por pequenas transportadoras e prestadores de serviços que trabalham, regionalmente, com múltiplos veículos, como utilitários, carros de passeio e motocicletas. As cidades atendidas nessa expansão da Uello são: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Ibirité, Sarzedo, Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Sabará, Caeté, Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Brumadinho, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.
AGS/UPC Cargo
A certificação OEA, Operador Econômico Autorizado, foi concedida a uma das empresas do grupo AGS (UPC Cargo), que atua com transporte rodoviário e armazenagem geral de cargas na unidade localizada dentro do Aeroporto RIOGaleão. O programa que estabelece a Certificação OEA é realizado pela Receita Federal do Brasil aos responsáveis pela cadeia logística reafirmando o status de empresa segura e confiável em suas operações. “Para nós é muito gratificante conquistar o certificado OEA em uma das empresas do grupo, reiterando ainda mais o nosso compromisso em oferecer sempre o melhor em qualidade de serviço aos clientes. Além disso, também criamos uma aliança importante entre a alfândega e o nosso setor”, destaca Alexandre Gulla, fundador e CEO do grupo AGS.

DAF Caminhões Brasil e PACCAR Financial
A DAF Caminhões Brasil e a PACCAR Financial anunciam mudanças na área financeira das duas empresas. Anderson Haiducki deixa o cargo de Diretor de Finanças da PACCAR Financial e assume a posição de Controller na DAF Caminhões Brasil. Seu antigo posto foi recentemente ocupado por Alessandra Brito Fujioka, formada em Ciências Contábeis – Contabilidade e Finanças pela Universidade de São Paulo – USP e possui MBA em Contabilidade, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. A profissional possui quase 20 anos de experiência em empresas como Ford Credit e Ford Motor Company, nas quais atuou nas áreas de contabilidade, fiscal, controladoria, tesouraria e finanças. Já a trajetória de Haiducki na DAF Caminhões Brasil teve início em 2017, quando assumiu as responsabilidades de liderar a área de Finanças no projeto de implantação do Banco. Em 2019, assumiu a diretoria de Finanças da PACCAR Financial, onde atuou até julho. O profissional acumula mais de 20 anos de experiência na área financeira, passando por grandes empresas como Votorantim, HSBC e Bradesco. Anderson é formado em Contabilidade pela FAE Centro Universitário, e concluiu sua pós-graduação em Controladoria pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. A PACCAR é considerada líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. Também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios.

Total Express
A Total Express, empresa com abrangente portfólio de soluções logísticas para o e-commerce, se prepara para uma das datas mais movimentadas no setor de vendas online: a Black Friday. Para atender o alto volume de compras do período – e também das vendas de Natal –, a empresa pretende cadastrar mais 4 mil motoristas agregados, que possuam veículo licenciado (utilitário e de passeio) e que tenham interesse na parceria com a empresa. Nestes períodos, além da remuneração de acordo com o valor de tabela por entrega de encomenda, os motoristas agregados ainda contam com incentivos financeiros – que variam de acordo com a região de atuação. Os interessados em participar desta parceria podem realizar o cadastro por meio do aplicativo ICS Delivery, disponível na Play Store. Eles devem possuir veículo particular, utilitário, de passeio ou motocicleta, do ano 2000 em diante e toda a documentação em dia, inclusive a CNH. Após o cadastro, a Total Express faz a avaliação dos documentos e os motoristas agregados que estiverem regulares recebem as demandas, previamente roteirizadas, direto no aplicativo. As oportunidades para os entregadores agregados estão nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Serra/ES, Jaboatão dos Guararapes/PE, Nova Iguaçu/RJ, Cuiabá/MT, Uberlândia/MG, Niterói/RJ, Manaus/AM, Campinas/SP, Belém/PA, Divinópolis/MG, Porto Velho/RR, Campo Grande/MS, São José dos Campos/SP, Guarulhos/SP, Juiz de Fora/MG, Feira de Santana/BA, Florianópolis/SC, Sorocaba/SP, Poços de Caldas/MG, Ipatinga/MG, Caxias do Sul/RS, Londrina/PR, Montes Claros/MG.

Detran.SP
O Detran.SP formou, no final de outubro último, as primeiras turmas do Programa Motofretista Seguro, iniciativa que dá sequência à rede de proteção lançada pelo Governo do Estado no ano passado. A expectativa da primeira etapa do programa é desenvolver e regularizar a atividade de 25 mil motofretistas. Até o momento, mais de 6 mil motociclistas já se inscreveram no programa. Três turmas de 20 alunos foram as primeiras a receber o certificado de conclusão do curso gratuito de especialização em motofrete. Após uma carga horária total de 25 horas-aula por meio de ensino à distância em que foram oferecidas aulas que envolveram temas como ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde e equipamentos de segurança, os alunos tiveram mais cinco aulas práticas e uma avaliação final para conclusão do curso. A inscrição já está disponível no site www.motofretistaseguro.sp.gov.br/. O curso é direcionado aos cidadãos habilitados que pretendem desenvolver atividade de motofretista e os requisitos para a inscrição são os seguintes: 1) Ter completado 21 (vinte e um) anos. 2) Estar habilitado, no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.
3) Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Jamef
A Jamef, especializada no transporte de cargas fracionadas, anuncia novas posições em seu quadro executivo. Tiago Oliveira passa a responder pela Gerência da Regional Sul e Eduardo Lima, pela Gerência de Prevenção de Perdas. Trabalhando há 15 anos na Jamef, Oliveira é pós-graduado em Gestão de Negócios com Ênfase em Transportes pela Fundação Dom Cabral e começou sua trajetória como executivo de contas, galgando diversos cargos. Como gerente regional Sul, responde pela gestão de nove filiais: Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná; Florianópolis, Blumenau, Joinville e Itajaí, em Santa Catarina; Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Lima, por sua vez, há três anos na empresa, até então na área de monitoramento, é formado pela Universidade Paulista em Gestão de Risco Patrimonial e Empresarial e tem mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Estratégica de Riscos. Possui 14 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de risco, transporte e segurança patrimonial. Sob sua gerência estão as frentes de monitoramento, rastreamento e CFTV (Circuito Fechado de TV) e um time de 30 colaboradores que acompanham as mais de 500 viagens diárias via modal rodoviário por todo o Brasil.

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