Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Fique por dentro 6 de maio de 2022

Fique por Dentro – Ed. 226

RoutEasy

A RoutEasy, startup de logística que oferece soluções de otimização e gestão de entregas, acaba de anunciar a chegada de Guilherme Giordano ao time. Formado em engenharia de produção e especializado em administração de empresas pela FGV, o profissional chega na empresa para atuar como Head de Operações, posição estratégica para liderar projetos e inovações da startup. Com mais de 20 anos de experiência no setor, Giordano já participou de projetos de scale-up, reestruturação logística e Supply Chain em diversas indústrias e startups.

MXP Multimodal

A MXP Multimodal anunciou a contratação de Célio Malavasi para ocupar o cargo de diretor executivo. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista, Malavasi possui especialização em Marketing de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo acumula passagens por organizações como Manserv Logística, SmartLog Consultoria, Grupo Magnum Log, Loger Logística e Fix Serviço como especialista na condução de planejamento estratégico e outsourcing de processos em logística e no redesenho funcional de processos de negócios nas áreas de operações, engenharia e inovação, inteligência comercial e centros de serviços compartilhados. A MXP é especializada em transporte nos segmentos médico, farmacêutico, cosmético, alimentício e de sanitizantes e seus derivados. Atua ainda nos setores de químicos não perigosos, higiene e limpeza, pet care e pet food, acessórios esportivos, módulos metálicos pré-fabricados, cargas especiais, entre outros.

ULMA Handling Systems

Especializada no desenvolvimento de projetos de sistemas e armazéns automatizados para diversos segmentos da indústria, a ULMA Handling Systems anuncia o espanhol Alex Gutierrez como novo CEO para o Brasil. O executivo está no país desde 2019, quando assumiu a diretoria de Operações da multinacional, garantindo elevada sinergia entre a matriz, localizada no País Basco, Espanha, e a filial brasileira, de onde comanda operações em toda a América Latina. Gutierrez é formado em engenharia industrial pela Universidade do País Basco, com especialização em inovação e gerenciamento de projetos pela Mondragon University. Atualmente, cursa o MBA Executivo Internacional na Fundação Instituto de Administração (FIA).

Cobli

A Cobli, logtech de gestão de frotas que utiliza Internet das Coisas (IoT) e Inteligência de Dados para descomplicar e potencializar a operação, anuncia a contratação de Rafael Lima para o cargo de diretor de Canais e Parcerias. Com mais de 10 anos de experiência no setor, com passagens por empresas como Ticketlog e Alelo, Lima é formado em Administração, com pós-graduação e MBA em Planejamento Estratégico, Gestão da Inovação Tecnológica e Marketing. Com ampla vivência e conhecimento no mercado de logística, o executivo foi responsável, nas áreas de produtos e parcerias, por diversas soluções em Gestão de Frotas e chega para impulsionar o novo momento da Cobli e firmar parcerias estratégicas para o negócio.

nstech

A nstech, considerada a maior plataforma aberta de tecnologia para logística e mobilidade da América Latina, liderada pela Niche Partners – polo do ecossistema SK Tarpon – e pela Greenbridge, vem expandindo sua operação e, como parte de sua estratégia de crescimento, anuncia Juliana Tubino como CEO. Vasco Oliveira, fundador da nstech, passa a ocupar a posição de executive chairman, com olhar para a estratégia do negócio e futuras operações de M&A da holding. Antes de ingressar na nstech, Juliana trabalhou por quatro anos na RD Station, empresa de tecnologia, onde era Chief Revenue Officer (CRO). Exerceu por mais de 20 anos diversas posições na Microsoft, incluindo a de Diretora de Desenvolvimento e Negócios de Parceiros da Microsoft Brasil.

Total Express

Com 30 anos de experiência e passagens por empresas como BBM Logística, Modular Cargas, FedEx e TNT Mercúrio, Alberi Silva é o novo Head de Operações da Total Express. A empresa tem planos de expansão no Brasil ao longo de 2022 e o executivo chega para acelerar esse processo de crescimento. Silva também tem o desafio de incrementar o portfólio de soluções logísticas e a estrutura de logística reversa da Total Express, facilitando ainda mais o processo de devolução para os clientes.

GPA

Dono de bandeiras supermercadistas como Pão de Açúcar e Mercado Extra, o GPA anunciou Marcelo Pimentel como novo presidente executivo. Pimentel já liderou operações em empresas como Walmart, Grupo DPSP e Lojas Marisa e substituirá Jorge Faiçal Filho, que estava no cargo desde março de 2021 e, agora, se desligou da companhia. Segundo o GPA, a mudança faz parte de uma nova fase do negócio, com a conclusão da transição da bandeira Extra Hiper, após a venda de 70 lojas para o Assaí Atacadista.

Nissan

Com o objetivo de seguir avançando em sua evolução no Brasil e construindo um futuro ainda mais forte para a Nissan no país, a empresa promove alterações em sua estrutura local de Vendas & Marketing. Tiago Castro, até então diretor sênior de Vendas & Marketing da Nissan do Brasil, assumiu a posição de vice-presidente regional da região Centro-Oeste da Nissan Estados Unidos. Ao mesmo tempo, foi criada a diretoria Comercial na estrutura da marca no Brasil, que passou a ser comandada por Rodolfo Possuelo. Este, que era o diretor de Vendas da Nissan do Brasil, passou a ser o diretor Comercial, responsável por Vendas, Pós-Vendas, Customer Quality e Desenvolvimento da Rede de Concessionárias. Possuelo – que é formado em Administração pela Universidade de Brasília, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – se reportara diretamente a Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil. Também passou a se reportar a Airton, Humberto Gomez, atual diretor de Marketing da empresa. A partir de abril, ainda como parte da reorganização, foi incorporada ao Marketing a área de Inovação, Processos e Sistemas.

BTP

Terminal privado de uso público localizado no Porto de Santos, e considerado o maior terminal de contêineres da América do Sul, a Brasil Terminal Portuário – BTP anuncia a contratação de Ricardo Osorio Trotti como diretor de Operações. Formado em Administração e Comércio pela Universidade Estácio de Sá, Trotti também conta com diversas especializações na área portuária. O novo diretor possui mais de 30 anos de experiência em companhias de navegação como Aliança, SeaLand e Maersk, e em terminais portuários internacionais como APM Terminals Tangier, no Marrocos, e APM Terminals Aqaba, na Jordânia, além de ter ocupado posições de destaque na área operacional e comercial em terminais nacionais como APM Terminals Itajaí e Porto Itapoá. Reportando-se ao CEO, Ricardo Arten, o novo diretor chega com a missão de intensificar os esforços no processo de melhoria contínua da área operacional da empresa.

Grupo JCA

O Grupo JCA, que administra tradicionais empresas de transporte rodoviário de passageiros, logístico e novas plataformas digitais do segmento, anuncia a contratação de Renata Pedretti Pestana como diretora de Marketing e Experiência do Cliente (CX). Com uma trajetória profissional de mais de 20 anos, a paulistana possui expertise na área de planejamento estratégico de vendas, com passagens por empresas como Intel, Samsung, Red Bull, LATAM, tendo sua última atuação na GOL como head dos canais de vendas de lazer B2B. Ela é graduada em Turismo pela PUC Campinas, com especialização em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão de Marketing no Insper. O Grupo JCA é composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão.

Opentech

Especialista em soluções para gestão logística e gerenciamento de riscos, a Opentech anuncia mudanças na alta direção. Desde o dia 28 de março, o diretor Rodrigo Cesar de Oliveira é o novo CEO da companhia, no lugar de Diego Gonçalves – que se mantém conectado ao setor de tecnologia, logística e transporte, assumindo a liderança da BU Risk Management na nstech. Nos últimos dois anos, Oliveira esteve à frente das diretorias de Operações, Serviços e Inteligência da Opentech. Com especialização em Engenharia de Transportes e Gestão de Projetos, ele tem vasta experiência em operações intermodais e consolidou sua carreira na gestão de companhias ferroviárias e portuárias. Liderou a operação logística de transporte de cargas da América Latina Logística – hoje Rumo Logística – e durante sete anos foi diretor da empresa do ramo ferroviário.

Seguros SURA

Como especialista em Gestão de Tendências e Riscos, e referência no mercado segurador no segmento de Mobilidade e Micromodais, a SURA atua com seguros para empresas e para pessoas, incluindo soluções para os segmentos de transportes e frotas de automóveis. E acaba de anunciar seu novo diretor Comercial para a Região Sul do Brasil, José Henrique Gil Cairo. O executivo, que até então era diretor de Capacidades, é economista, com especialização em IoT pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e atua no mercado de seguros há 21 anos. Dos 11 anos na SURA, 4 foram com atuação na Regional América Latina e Caribe, em Medellín, como diretor Regional de Mercados e Segmentos. Diante das novas configurações, o diretor Regional no Brasil da SURA, Alexandre Barros, fica responsável pelas regiões de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e toda a região Nordeste. Enquanto Ricardo Vaz, que assumiu recentemente o cargo de diretor Regional da companhia no Estado de São Paulo, está à frente das cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba e São José do Rio Preto.  

Cummins

Com mais de 20 anos de experiência na Cummins, Cristina Burrola é a nova Vice-Presidente e Líder da América Latina, sendo a primeira mulher a assumir esta posição, atualmente liderada por Ignacio García que se aposentará em 30 de novembro de 2022, após 40 anos de dedicação à empresa. Em sua função anterior, como Diretora Executiva da Cadeia de Suprimentos para a América Latina, Cristina administrou uma organização regional com mais de 6 mil funcionários em 16 países durante um dos momentos mais desafiadores da história da organização na cadeia de suprimentos. Antes disso, atuou como Diretora de Estratégia Corporativa de fusões e aquisições da empresa, onde liderou a integração total da Cummins em quatro aquisições no valor de US$ 1,2 bilhão no negócio de Distribuição. Além disso, atuou como Diretora Global de Serviços de Engenharia e Diretora Global de Redução de Custos para o Negócio de Filtração. Mexicana de nascimento, Cristina é formada em Engenharia Elétrica e Industrial pelo Instituto Tecnológico de Chihuahua, possui mestrado em Ciências da Engenharia pelo Instituto de Tecnologia e Estudos Superiores de Monterrey, além de um MBA da Kellogg School of Management na Northwestern Universidade.

Neogrid

Especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, a Neogrid anuncia a contratação de Carlos Pereira como Chief Technology Officer (CTO). Ele chegou com a missão de apoiar as estratégias de investimentos e crescimento da Neogrid em termos de desenvolvimento de produtos e novas tecnologias. Com mais de 25 anos de experiência na área, Pereira é formado em Tecnologia pela UTESC e possui diversas especializações em instituições como Stevens Institute of Technology, Harvard Business School e MIT Sloan. E tem como destaque em sua trajetória profissional atividades como diretor de serviços, P&D e operações no grupo TOTVS, CTO da Senior Sistemas e, em sua experiência mais recente, atuava como executivo sênior de tecnologia do Mercado Livre. 

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal