Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 9 de setembro de 2021

Geotab investe no Brasil oferecendo soluções de telemática para gestão de frotas

Maior fornecedora de telemática do mundo para frotas corporativas, a Geotab está com os olhos voltados para o Brasil. O país é o maior mercado telemático da América Latina, onde 50% dos produtos são transportados pelo modal rodoviário. “É uma oportunidade gigantesca”, comentou Eduardo Canicoba, Country Manager da Geotab Brasil, em evento virtual reservado a poucos jornalistas.

A empresa possui mais de 40.000 clientes e mais de 2,3 milhões de veículos ativos, crescendo diariamente. São 40 bilhões de pontos de dados coletados por dia, incluindo dados de GPS, tráfego, acelerômetro, motor, clima, comportamento do motorista e muitos outros. Entre seus clientes estão a Pepsi e o Governo Americano.

No Brasil, possui nove parceiros de venda, divididos em três tipos: os de valor agregado, que possuem experiência de 30 ou mais anos em gerenciamento de frotas, vendendo outras soluções e aptos a fazer instalações; operadores de telefonia, como a Vivo, que fazem vendas para empresas; e fleet management company, que alugam veículos para outras empresas. “Os três tipos atendem clientes diferentes. O canal de parceiros é fundamental para garantir o pós-venda”, destaca Canicoba.

 

Tecnologia no Brasil

Questionado sobre se o país está muito atrás de outros países em termos de tecnologia, o profissional disse que o Brasil e o México são os que estão mais próximos da telemática na América Latina. São os maiores países da região, com grande comércio, muito tráfego, consumo alto de combustível e preocupação com segurança dos veículos.

“O Brasil não está tão longe de outros países, mas é preciso fazer um trabalho com os fornecedores para destacar a importância de coletar e analisar dados, não apenas focar em GPS. Dados de consumo de bateria, de combustível, entre outros, têm impacto nos custos e na satisfação dos clientes. Com o uso da telemática, motoristas trabalham melhor, há maior produtividade, segurança e redução na emissão de gases poluentes. Podemos dizer que a América Latina está dois passos atrás da Europa, pois lá há maior adaptação às novas tecnologias, por exemplo, o uso de veículos elétricos”, explicou o Country Manager da Geotab Brasil.

 

Soluções

O ecossistema da Geotab é formado por: Marketplace, que oferece soluções de parceiros para gerenciamento de frota; Geotab Drive App, aplicativo para os motoristas, que permite monitorar horas de serviço, registrar inspeções e enviar e receber mensagens; MyGeotab, que possibilita o gerenciamento de frota combinando dados do dispositivo GO e do aplicativo Drive; Dispositivo GO, que se conecta ao veículo para identificar e transmitir sua localização e dados do motor; e IOX, que pode ser conectado ao dispositivo GO por meio da porta mini USB e é usado para fornecer gerenciamento adicional do veículo e uso de dados.

O Big Data da Geotab registra padrões de movimento, demanda de veículos, custos de manutenção, performance do combustível, fatores de risco e como prevenir acidentes utilizando Machine Learning.

Os serviços são comercializados através de licenças mensais de uso. A escolha do plano de dados depende do que a frota precisa. As soluções são tanto para frotas pequenas quanto grandes.

A Geotab também pode ajudar a simplificar a transição de frota para veículos elétricos com uma Avaliação de EVSA – adequação de veículos elétricos.

 

Case de sucesso

A MAN Truck & Bus México instalou dispositivos de rastreamento de veículos Geotab GO em sua frota, bem como o Didcom CLG – CAN Logger Guard para análise e proteção do motor.

A Didcom, revenda Geotab, projetou o produto, que interage diretamente com a tecnologia veicular. Juntamente com o dispositivo Geotab GO, supervisiona o processamento de todas as informações CAN do veículo. Também controla as diferentes funcionalidades da solução e é responsável por gerir a comunicação entre os diferentes produtos e tomar decisões de ação antes de qualquer configuração estabelecida.

Assim, a MAN Truck and Bus México pode oferecer aos seus clientes tecnologia de ponta que permite o monitoramento em tempo real de todos os parâmetros relacionados à operação, condição do motor, logística e segurança, bem como funções que prolongam a vida útil do veículos, aumentam o tempo de atividade da frota e reduzem os custos operacionais.

Resumo dos resultados: Oferecer conectividade e digitalização aos clientes; Facilitar o processo de análise e tomada de decisão para a empresa; Diminuição de altos gastos com manutenção corretiva; Diminuição do consumo de combustível devido ao tempo ocioso; Maior vida útil do motor; Configurável em parâmetros, tempos e processos, de acordo com as especificações do cliente; e Valor agregado entregue aos clientes.

“Nossa solução permite às transportadoras reduzir o risco de furto nas estradas através do monitoramento feito com um aparelho telemático, possibilitando a atuação no momento em que for identificado um incidente fora do comum. Hoje sabemos que a questão da segurança é uma preocupação de todos e, por isso, desenvolvemos esta nova geração de telemetria, que proporciona maior confiança e segurança aos nossos clientes”, explicou Giovanni Juárez, diretor comercial da MAN Truck & Bus México.

webinar
alperseguros
Jamef
Jamef
fronius
Kivnon
Geotab
Retrak
savoy
postal