Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 17 de agosto de 2021

Geotab usa a telemática para otimizar frota de caminhões

Geotab

Uma plataforma telemática pode fornecer todos os dados, números e estatísticas sobre a frota de caminhões pesados. No entanto, se o gestor não souber como utilizar essas informações a seu favor, pode ser difícil colher os benefícios do aumento da produtividade. É por isso que a Geotab entrou no mercado brasileiro: para oferecer soluções completas e simplificadas para serem utilizadas por frotas de todos os tamanhos.

O recente estudo “Desejo e disposição dos gestores de frota para pagar por soluções de gerenciamento de frotas – Brasil 2020”, da Frost & Sullivan, mostra que os proprietários de frotas no Brasil têm confiado fortemente em ferramentas de produtividade e soluções telemáticas para ajudar a melhorar o desempenho de sua frota e a aumentar a eficiência operacional. Com o transporte de caminhões pesados enfrentando inúmeros desafios à medida que a indústria evolui, cada detalhe conta ao analisar os dados telemáticos e trabalhar para a redução dos custos operacionais.

A Geotab, maior provedora de telemática comercial do mundo, com mais de 2,3 milhões de frotas conectadas em todo o mundo, iniciou a operação no mercado brasileiro para fornecer sua plataforma telemática com soluções projetadas especificamente para os desafios das frotas latino-americanas. Com acesso aos conhecimentos de telemática de ponta da Geotab, as empresas brasileiras poderão aproveitar ao máximo a capacidade de suas frotas.

“Com os veículos mais antigos compondo as frotas de caminhões no Brasil e o aumento dos preços do diesel em toda a região, a produtividade e a eficiência do veículo e do motorista são fundamentais para tentar cortar custos”, afirma Eduardo Canicoba, Country Manager Brasil e Líder de Desenvolvimento de Negócios da Geotab. “A disponibilidade da plataforma telemática da Geotab no Brasil está bem posicionada para oferecer aos gestores brasileiros mais informações sobre suas frotas e motoristas, permitindo que as empresas melhorem suas operações e, consequentemente, a produtividade.”

Manutenção preventiva

No Brasil, muitas frotas de caminhões pesados são compostas por veículos mais antigos, os quais, naturalmente, são menos eficientes em termos de combustível e podem apresentar menor eficiência comercial como resultado.

O conjunto de soluções de gerenciamento de frota da Geotab oferece maior visibilidade do movimento e da logística da carga, permitindo que os usuários gerenciem ativamente o uso de combustível e ajudem a melhorar a eficiência geral do combustível.

Normalmente, os caminhões têm manutenção regular e programada para garantir sua eficiência e evitar quebras ou outros problemas veiculares. A telemática leva a manutenção do veículo um passo adiante, considerando problemas inesperados e criando um relatório regular e detalhado sobre gerenciamento de risco, monitoramento de viagem e dados de colisão por meio da plataforma MyGeotab, a qual permite o monitoramento proativo de cada caminhão da frota em uma única plataforma integrada.

A MyGeotab fornece acesso total a dados em tempo real sobre cada caminhão da frota e uma ampla gama de relatórios, ferramentas e soluções. Com acesso aos relatórios de veículos da Geotab, os gestores de frota podem utilizar tecnologia de diagnóstico remoto para ajudar a visualizar lembretes de manutenção de veículos e detectar problemas no motor com antecedência. Essas informações permitem que potenciais riscos sejam identificados rapidamente, ajudando a prevenir os problemas antes que eles apareçam.

Marcha lenta e outros hábitos de motorista

Além da falta de manutenção do caminhão, um dos principais fatores que contribuem para a baixa produtividade envolve os motoristas e seus hábitos ao dirigir.

A Geotab oferece um conjunto de relatórios de gerenciamento de frota abrangentes, como o de uso de combustível, que é projetado para ajudar a medir a quantidade de tempo gasto em marcha lenta. Essas informações podem ser utilizadas para determinar as perdas atribuídas a esse comportamento.

Além disso, as métricas em torno de velocidade, frenagem brusca e outras ações do motorista podem ser utilizadas para ajudar os gerentes de frota a criar um programa de treinamento abrangente, evitando comportamentos de direção perigosos, como frenagem brusca e excesso de velocidade e, consequentemente, economizar no custo do combustível e melhorar a produtividade do motorista e sua eficiência.

Os usuários da Geotab têm acesso a relatórios de consumo de combustível, tendências de emissões de CO2 e relatórios mensais para que seja fácil mensurar o desempenho da frota e tomar as decisões necessárias para ajudar a reduzir a marcha lenta, melhorar a economia de combustível e reduzir custos.

Medir a produtividade da frota é uma das principais preocupações de muitas empresas, especialmente quando a mão de obra é um de seus custos mais significativos.

Ao adotar uma plataforma telemática abrangente, os gestores são capazes de obter maior transparência e controle sobre as percepções de seus veículos, o que os equipa para a tomada de decisões baseadas em dados sobre a manutenção e o comportamento de seus motoristas, melhorando, assim, a produtividade de suas frotas e motoristas.

webinar
alperseguros
Jamef
Jamef
fronius
Kivnon
Geotab
Retrak
savoy
postal