Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Economia 28 de setembro de 2021

Gestão de frotas tem impacto direto no caixa das transportadoras

unnamed (7)

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o transporte rodoviário é responsável por mais de 65% de toda a carga entregue no País. Para atingir esse protagonismo, as transportadoras buscam constantemente aprimorar o serviço ofertado, e justamente visando essa melhoria uma boa gestão de frotas se faz imprescindível.

Sendo uma prática que visa monitorar e analisar dados referentes aos veículos e suas atuações, ela se utiliza de tecnologias para coletar informações detalhadas em tempo real, possibilitando uma otimização de gastos.

Com isso, o resultado de uma gestão de frotas eficiente tem impacto direto no caixa da empresa, como ressalta Geovani Serafim, empresário do transporte formado em gestão de frotas. “Uma boa gestão pode definir o lucro ou o prejuízo da transportadora. Manter a frota o maior tempo disponível com o menor custo operacional é fundamental”, comenta Serafim.

Dentre as variadas ferramentas disponíveis, destaca-se o software de gerenciamento de frota, sistema que une informações para gerir os caminhões de forma automática, diminuindo burocracias e agilizando o processo.

Porém, apesar da tecnologia figurar como principal agente na questão da efetividade no transporte, a parte humana ainda se faz presente e necessária, uma vez que é ela que manuseia a frota.

Assim, para a gerir de forma eficiente, é importante haver investimento não só em recursos, mas também em pessoas. Conforme explica Geovani, “é fundamental que haja ótimos colaboradores no recrutamento e na seleção para contratar quem controla e quem opera os veículos, além de treinamento e de valorização da equipe”.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono