GH Solucionador Logístico realiza operação dedicada com caminhão movido a GNV
A GH Solucionador Logístico, um dos principais operadores logísticos de Santa Catarina, iniciou operações com caminhões da Scania movidos a GNV. A empresa também investirá mais de 10 milhões de Reais para a renovação da frota movida a Diesel S10 e aposta na aquisição de mais caminhões movido a GNV nos próximos dois anos.
Segundo Leandro Ramos de Oliveira, gerente de ESG, a GH Solucionador Logístico é o primeiro operador logístico a realizar esse tipo de teste no Estado, ocorrido em 2019. Nos últimos três meses, segundo o inventário de emissões de GEE da empresa, os caminhões movidos da GNV apresentaram 23% de redução de gases do efeito estufa, comparados aos caminhões movidos a Diesel S10 nas mesmas rotas.
Oliveira explica que inicialmente, o caminhão Scania tinha autonomia de 430 quilômetros e a equipe GH fez adaptações com cilindros para que ele chegasse a 937 km de autonomia, iniciativa que minimizou a dificuldade de abastecimento durante as viagens. “Foram instalados 8 tanques adicionais por nossa conta e, hoje, a Scania já começou a adaptar os caminhões com essa capacidade e autonomia, ou seja, com mais que o dobro do inicial”. Ele acrescenta que nos próximos dias, será adquirido mais um veículo GNV deste porte para uma operação dedicada.
O veículo movido a GNV custa 30% mais caro em sua aquisição, e ainda é preciso passar por adaptações em sua estrutura para atender a mesma demanda dos caminhões tradicionais. Ao mesmo tempo, a companhia explica que somente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, há maior disponibilidade de postos com GNV de alta vazão, trazendo menor dificuldades as operações logísticas.
Ações futuras
Ainda em 2024, a GH Solucionador Logístico, realizará investimentos de mais de R$ 10 milhões para a aquisição de 10 novos caminhões da Scania para a renovação da frota movida a Diesel S10 com motorização EURO 6, sendo menos poluente. Todos os caminhões são adquiridos com defletores de ar, melhoria na aerodinâmica que diminui a “força do arrasto” e consome menos combustível.
Também há um projeto em aprovação para a compra de automóveis elétricos para as equipes administrativas e da operação da sua matriz localizada em Itajaí, SC. Para tentar equalizar mais um problema de infraestrutura do País, a empresa instalará carregadores elétricos para o abastecimento destes veículos em suas unidades.
Está em andamento o projeto para instalação de 160 placas solares na matriz gerando energia suficiente para atender as áreas administrativas e operações do armazém. As ações em andamento citadas até aqui, surgiram dentro do programa GHEco criado pela empresa, iniciativa que nasceu para minimizar o impacto ambiental e otimizar o uso de recursos naturais, como água, energia, combustível e minimizar a geração de resíduos. Ao todo, são mais de 20 ações e projetos com base em conceitos em ESG, assim como compensação dos gases poluentes das operações logística, ações sociais para o benefício das comunidades e segue requisitos de qualidade e segurança.