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Negócio Fechado 17 de abril de 2015

GKO Frete dá suporte a e-commerce da catarinense La Moda em entregas feitas pelos Correios

A solução permite uma integração tecnológica entre a La Moda e os Correios para facilitar a rastreabilidade na entrega de produtos

A La Moda, detentora da grife Lança Perfume vem colhendo bons resultados com o GKO Frete, desenvolvido pela GKO Informática, para obter maior e melhor rastreabilidade na entrega de produtos de seu e-commerce, que expede através dos Correios. O projeto teve início em 2013 e está em plena produção.

Para atender à necessidade particular da La Moda, a GKO Informática desenvolveu, dentro do ambiente GKO Frete, um módulo que permite integrar, ao processo padrão de gestão de fretes de qualquer empresa, a forma particular que os Correios tratam as encomendas: não há emissão de CTe (conhecimento de transporte eletrônico) e o controle de entrega e cobrança é realizado por volumes chamados de objetos.

Tal particularidade, na La Moda, exigia a geração de controles paralelos. Entretanto, Aislan Ventura, analista de Negócios da GKO Informática, explica que esta necessidade foi eliminada com o novo módulo do software, pois a faixa de códigos de objetos dos Correios passou a ser cadastrada no GKO Frete por tipo de serviço: Sedex, PAC, e-Sedex, etc. Com isso, o volume descrito na nota fiscal recebe essa informação no sistema e são impressas etiquetas com dados de entrega, logomarca do cliente, dos Correios e a chancela do serviço contratado.

Os Correios, por sua vez, fazem a leitura dos códigos de barras das etiquetas, disponibilizam em seu site as ocorrências e também geram os arquivos de faturas no final do mês. Após a postagem desses produtos, o GKO Frete passa a monitorá-los no endereço eletrônico dos Correios e, se há alguma ocorrência, o software a registra em sua base de dados para que seja analisada pela área de transportes do embarcador e tomadas as devidas ações.
Ao receber a cobrança pelo transporte, a La Moda executa a conferência importando o detalhamento da fatura – isso permite identificar quais objetos estão sendo cobrados e se os valores correspondem aos serviços contratados, além de dar baixa nas cobranças das NFs transportadas.

“Da mesma maneira que já ocorre com os usuários do GKO Frete, a La Moda pode obter relatórios de desempenho das entregas, observar atrasos, comparar valores de fretes, entre outros parâmetros existentes na solução”, destaca Ventura. “O maior ganho para a empresa é a rastreabilidade dos produtos junto a um fornecedor de características tão personalizadas quanto os Correios, utilizando uma ferramenta tecnológica que permite integrá-lo a seu sistema corporativo. Já para o cliente da La Moda, o benefício vem em forma do pedido recebido pontualmente”, completa.

Resultados na La Moda

Até a adoção do GKO Frete e seu módulo para integração com os Correios em 2013, a La Moda não tinha qualquer tecnologia de comunicação com esse fornecedor, resultando na dificuldade de troca de informações vitais para manutenção da pontualidade das entregas. “Todo o trabalho era manual para coleta e acompanhamento dos produtos até seu destino final”, comenta Fernando José Waterkemper, Analista de TI responsável pela implantação do sistema na empresa.

Atualmente, 16% das entregas da empresa são realizadas pelos Correios. Com a implantação do GKO Frete, o profissional relata que a empresa automatizou toda a logística de coleta e envio de produtos aos clientes. Como consequência disso, alguns processos manuais foram substituídos, bem como criado um controle de numeração de chancelas para facilitar o rastreamento, as ocorrências em tempo real e o histórico de envio – com isso, o cliente recebe o que encomendou no prazo correto.

“Como resultado, tivemos uma redução no gasto dos fretes sobre faturamento de 2,6%, em 2012, para 1,76%, em 2013. Antes da entrada do GKO Frete não tínhamos a autonomia para acompanhar em tempo real nossas encomendas. Agora, ficamos independentes em relação aos atendimentos centralizados como call center, protocolos, entre outros, e isso nos poupa um bom tempo. Hoje, somos ‘donos’ da informação das nossas entregas”, encerra Waterkemper.

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