O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) deram um importante passo para a desburocratização do transporte de cargas por via aérea. O projeto piloto para implantação do e-AWB (Conhecimento Eletrônico de Carga Aérea) no setor de exportação do Terminal de Cargas de Guarulhos, cujo objetivo principal é a substituição de documentos físicos por arquivos eletrônicos, foi concluído e agora entra em operação.
Parte de um programa global da IATA e em operação em grandes aeroportos do mundo, o sistema e-AWB dará mais agilidade às exportações brasileiras, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo, por meio da troca eletrônica dos dados entre os elos da cadeia logística. A estimativa é que o uso do e-AWB em todo o mundo vai eliminar mais de 7.800 toneladas de documentos de papel por ano, o equivalente a 80 cargueiros Boeing 747 cheios de papel.
“O conhecimento aéreo eletrônico e-AWB (Air Way Bill) será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket). E vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações. O objetivo é que, no longo prazo, possamos disponibilizar eletronicamente em tempo real todos os documentos referentes ao transporte aéreo de cargas”, afirma Carlos Ebner, diretor da IATA para o Brasil. Para isso é necessário que os agentes de cargas e as empresas aéreas celebrem o Acordo Multilateral do AWB eletrônico (MeA) com a IATA.
Para o diretor de Operações de Cargas do GRU Airport, Marcus Santarém, o aeroporto dá mais um importante passo no sentido de modernizar os procedimentos para o transporte aéreo de cargas em Guarulhos. “Toda a cadeia logística no modal aéreo será beneficiada com essa iniciativa, principalmente em relação à otimização das operações e, consequentemente, à redução dos tempos de tramitação de cargas”, destaca o executivo.
O projeto piloto contou com a participação das companhias aéreas American Airlines, Lufthansa e TAM Cargo, além dos agentes de carga DB Schenker e Panalpina, que, desde julho, passaram a adotar o novo sistema em suas operações, realizando diversos testes na área de exportação.
Com a conclusão da primeira fase do projeto, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo passa a ser considerado “aberto” para o mercado para a fase de produção do e-AWB no Terminal de Cargas de Exportação. Agora, o objetivo é conseguir a adesão de outras companhias aéreas e agentes ao novo sistema, ao mesmo tempo em que se expande o projeto para o setor de Importação.









