Grupo Koch automatiza gestão de pátio com mais de 160 veículos diários através da Tempo Certo
Considerado um dos maiores grupos varejistas do Brasil e o maior supermercadista catarinense, o Grupo Koch tem mais de 70 lojas e está presente em 36 cidades de Santa Catarina. Atua através da rede varejista Super Koch e a de atacados Komprão, visando encerrar 2024 com a marca de 80 lojas. Para manter o abastecimento de toda a rede, a companhia vem investindo em tecnologia e recentemente implantou um projeto de automação para a gestão de pátio, com a solução da Tempo Certo.
O projeto iniciou no centro de distribuição, em Tijucas, que tem mais de 50 mil metros quadrados e concentra toda a operação de hortifruti, frios e secos do grupo, com 80% do volume de pedidos passando pelo local. “Diariamente, recebemos em torno de 160 veículos diários e fazemos a expedição de cerca de 170 caminhões. Até então, todo o processo de agendamento das entregas/recebimentos dos produtos era feito através de planilhas, o que gerava gargalos, atrasos e falta de visibilidade quanto à agenda do pátio e produtividade das equipes”, explica o executivo de supply do Grupo Koch, Diogo Alexandre.
O profissional diz que a companhia buscava uma solução tecnológica que superasse esses problemas, com a estrutura necessária para suportar o crescimento previsto pela empresa, além de ser fácil de utilizar. “A Tempo Certo se mostrou uma solução ideal, por já ter uma plataforma pronta e robusta equiparada a grandes players, agilizando a implementação e os resultados”, detalha.
A partir da plataforma, o Grupo Koch unificou a gestão de agendamentos em um único ambiente, eliminando a necessidade de confirmações de datas para entrega via email ou WhatsApp. “Agora o fornecedor entra e faz a solicitação de agenda e a confirmação é automática. Com isso temos mais controle e dimensionamento da demanda diária do pátio. Com a visibilidade da agenda de recebimentos, organizamos de forma estratégica e por setores a rotina de entregas, com metas direcionáveis de volume por departamento, mantendo o balanceamento do abastecimento, sem perda de tempo, atrasos ou perda de mercadoria no estoque”, explica Diogo.
A solução da Tempo Certo, integrada ao ERP do Koch, ainda permite a conferência antecipada da nota fiscal a partir do agendamento da entrega. Assim, qualquer erro de documentação é corrigido antes mesmo do caminhão sair para a entrega, mitigando atrasos ou demora de descarga no pátio, além de reduzir devoluções.
Segurança financeira e de acesso à companhia
“Agora temos uma gestão eficiente dentro dos agendamentos, inclusive com o fluxo de recebimento X financeiro, podendo equilibrar também o volume de pagamentos a partir do fluxo de pátio, sem sobrecarregar nenhuma das frentes”, reforça o executivo.
Com a automação da gestão de pátio, não é mais necessária a identificação tradicional na hora de ingressar no centro de distribuição. O fornecedor recebe uma senha no momento da confirmação do agendamento da entrega, que deve ser apresentada para acesso ao pátio. “Sabemos exatamente quem esperar e quando ele vai chegar, tendo uma visibilidade de todo o processo. Isso garante uma segurança em todas as etapas da gestão de pátio”, finaliza o executivo.
Fundada em 2016, a Tempo Certo atende a grandes varejistas de todo o país. Entre os resultados registrados por seus clientes estão a redução de mais de 50% no tempo de carga e descarga e aumento de 50% do volume de recebimentos nos pátios, além de agilidade em conferências, abastecimento preciso das lojas e indicadores de desempenho gerados automaticamente, que retroalimentam as operações.