Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 15 de junho de 2016

IFOY Award 2016: evento na Alemanha premia os melhores equipamentos de movimentação do mundo

Reconhecimento_abertura

E foram revelados os ganhadores do “Oscar da Intralogística”! Na noite do dia 31 de maio, em evento realizado durante a CeMAT 2016, em Hannover, na Alemanha, as marcas BYD, Crown, Jungheinrich e SSI Schäfer ganharam o prestigiado Prêmio IFOY – International Forklift Truck of the Year Award.

O IFOY celebra os melhores equipamentos de movimentação do mundo e as melhores soluções de intralogística, avaliados de forma independente, testados e eleitos pelos principais jornalistas internacionais. “O prêmio documenta a capacidade de desempenho e de inovação do setor, ajudando a aumentar a competitividade na área. Outro aspecto importante é que cada equipamento é superior em todos os sentidos. Gerentes de logística sabem muito bem que a indicação ao IFOY é como uma recomendação de compra”, contou Anita Wurmser, presidente do júri.

Durante a cerimônia de premiação, ela disse que os candidatos impressionaram os jurados, sobretudo pelas características inovadoras e de grande benefício ao cliente. “No final do processo, a vitória foi decidida por uma diferença muito pequena.”

Na categoria “Empilhadeira Contrabalançada até 3,5 toneladas”, a ganhadora do troféu foi a ECB 18C, empilhadeira elétrica de 1,8 ton da fabricante chinesa BYD, que conquistou o prêmio pela primeira vez. O fator determinante na decisão foi o pacote global oferecido em combinação com uma bateria de alta tecnologia, de fosfato de ferro de lítio, que pode ser recarregada rapidamente, sempre que necessário. Assim, ela pode atuar em três turnos sem qualquer problema, basta carregá-la durante os intervalos.

Já a Jungheinrich teve dois motivos para comemorar este ano. O modelo EJQ 325A venceu na categoria “Veículo Especial”, novidade do Prêmio IFOY. A solução, projetada pelo departamento de equipamentos especiais para a ferrovia Deutsche Bahn, realiza o carregamento e a separação de conjunto de rodas para os trens ICE. Desenvolvida com componentes padronizados, impressionou o júri devido à sua precisão. Este tipo de combinação é extremamente sofisticado em termos técnicos e nunca tinha sido pensado desta forma no segmento de empilhadeiras.

A empresa, que é sediada em Hamburgo, também venceu na categoria “Empilhadeira de Alta Elevação para Armazém”, com o modelo EKX 516, lançado em 2015. Equipamento de homem em pé, tem capacidade para 1,6 toneladas e 17,5 metros de altura, atinge uma velocidade de elevação de 0,6 m/s e velocidades de marcha 30% mais elevadas, mesmo em piso irregular. Seu alto grau de inovação foi o principal motivo para a escolha, segundo os jurados. As características construtivas que tornaram a empilhadeira única foram o conceito de plataforma modular, o baixo peso, o sistema passivo de amortecimento de choques, usado pela primeira vez em empilhadeiras para corredores estreitos, e o motor síncrono de relutância.

O prêmio na categoria “Empilhadeira de Baixa Elevação para Armazém” foi para a recém-desenvolvida Crown RT 4020, com plataforma para o operador. O veículo foi projetado para aplicações exigentes em logística e pode levantar até duas toneladas. Com velocidade máxima de 12,5 km/h, possui chassi com largura de apenas 780 milímetros, o que permite fazer manobras facilmente em pequenos espaços, além de carregar e descarregar caminhões, por exemplo, e estocar paletes em corredores estreitos. O fator chave na decisão do júri foi a excelente produtividade em espaços reduzidos. O sistema de acionamento trifásico de alta potência, o design compacto, os elementos de controle intuitivo e as respostas precisas fizeram da RT a empilhadeira perfeita para áreas estreitas e movimentadas.

Disputada “palmo a palmo”, a categoria “Solução em Intralogística” teve como vencedora a SSI Schäfer, através do Weasel®, veículo automaticamente guiado (AGV) utilizado pela NextLevel Logistik GmbH. Desde caixas a bandejas ou produtos diversos de vários tamanhos (até 35 kg), o equipamento lida com praticamente todas as tarefas de transporte e pode ser facilmente integrado aos processos de transporte do armazém, sem a necessidade de sensores ou sistemas de controle complexos. As grandes vantagens para a NextLevel Logistik são a flexibilidade e a fácil escalabilidade da solução: o Weasel® não é guiado em trilhos e, portanto, pode ser facilmente integrado às infraestruturas existentes. Além disso, a solução pode crescer com o aumento dos volumes de negócios. Juntamente com o alto nível de benefício para o cliente, o fator que balançou o júri foi o custo extremamente baixo de investimento no sistema. Com este produto, a SSI Schäfer inaugura um novo potencial no mercado para a utilização de soluções de transporte automatizadas.

Sobre a premiação
Desde 2013, o Prêmio IFOY é referência quando se fala em eficiência de custos e inovação. A decisão sobre quais equipamentos e soluções são escolhidos os melhores do ano é feita por meio de um processo com múltiplas fases. Na primeira, o júri nomeia os candidatos mais promissores entre todas as categorias. Os veículos, então, passam por uma bateria de testes, sendo um deles o científico IFOY Innovation Check.

O IFOY Award 2016 foi patrocinado pelo Ministério da Economia e Energia da Alemanha e pela VDMA – Associação de Movimentação de Materiais e Sistemas de Logística, tendo como parceiros a CeMAT, principal feira internacional de intralogística, a empresa de paletes Chep e a Fronius, especialista em sistemas para carregamento de baterias.

Questionada sobre a possibilidade de haver algo do tipo na CeMAT South America, que acontece de 16 a 19 de maio de 2017, em São Paulo, Anita diz que, infelizmente, não há nada programado, mas que um Prêmio IFOY no Brasil é uma ideia interessante para o futuro. Mais informações no site www.ifoy.org.

Logweb
Reconhecimento_valeriaA Logweb foi a primeira publicação das Américas a se firmar como jurada do Prêmio IFOY. Valeria Lima, sócia diretora da Logweb Editora, foi a representante da revista nesta edição do prêmio. “Ser convidada para participar daquele que é chamado o Oscar da Intralogística mostra o quão relevante a Logweb é para este setor. As nossas edições atravessam países, têm influência no mercado e, por isso, chegamos à Alemanha com tamanho renome”, afirmou.

Reconhecimento_anita

Para Anita Wurmser, presidente do júri do IFOY, o coração do prêmio é o seu júri internacional especializado. “A Logweb é uma das mais importantes revistas na América do Sul e uma referência na logística com a versão impressa combinada com sua moderna plataforma multicanal. O veículo provê a alta qualidade editorial e o conhecimento de mercado que exigimos para o prêmio”, disse, acrescentando que a Logweb é o megafone do IFOY no Brasil e para o Brasil.

Vencedores

• Empilhadeira Contrabalançada até 3,5 toneladas: ECB18C (1), da BYD
• Veículo Especial: EJQ 325 (2), da Jungheinrich
• Empilhadeira de Alta Elevação para Armazém: EKX 516, (3) da Jungheinrich
• Empilhadeira de Baixa Elevação para Armazém: RT 4020 (4), da Crown
• Solução em Intralogística: SSI Schäfer, com o Weasel® (5), veículo automaticamente guiado

Reconhecimento_ganhadores

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal