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Transporte de carga 12 de dezembro de 2022

Implementos rodoviários: Librelato, Randon, HC Hornburg, Frigo King, Usicamp, Rodofort e Guerra têm novidades

Furgão lonado, sistema que converte energia dos raios solares, carroceria paleteira 100% elétrica, soluções para transporte refrigerado, semirreboque graneleiro 4º eixo e semirreboques piso móvel com 4º eixo são algumas delas.

Nova série Evolut, da Librelato, tem versões com 4 eixos

A Librelato anuncia a série Evolut, com novidades nos implementos Rodotrem Basculante, Semirreboques Carga Seca, Tanque e Furgão Lonado. Além da versão com 4 eixos, foram incluídos ao portfólio opcionais exclusivos que facilitam o transporte de materiais com propriedades anticorrosivas, agilizam a amarração da carga e possibilitam controlar as frotas.

O novo Furgão Lonado Multiuso da série Evolut será oferecido, entre outras versões, na configuração com 4 eixos, que permite transportar até 38.5 mil quilos de carga líquida, o que representa 4.5 mil quilos a mais em relação à versão de três eixos distanciados.

O destaque é o exclusivo Sistema Amarra Fácil, que possibilita a amarração de qualquer tipo de carga, de bebidas em fardos a caixas ou demais cargas paletizadas. Esse sistema é formado por redes suspensas por cordas elásticas fixadas no teto do implemento. A solução possui dimensões ideais para cobrir a carga de um lado ao outro do implemento, considerando também a largura do palete.

Outro diferencial é o sistema de tensionamento pneumático, que consiste em uma catraca tensionadora por ponto de amarração garantindo o ajuste e o aperto automático, mesmo com o veículo em movimento. Com isso, independentemente dos solavancos possíveis durante o percurso, não haverá necessidade de realizar paradas para ajustes, pois o sistema manterá a carga sempre estável e segura.  

Para o Furgão Lonado está disponível a tecnologia de monitoramento via sensores centralizados em uma única plataforma de controle. Alguns exemplos disso são os sensores de monitoramento de porta, que permitem acompanhar horários e localidades de aberturas, e sensores de temperatura de caixa de carga, que tornam o transporte de produtos perecíveis cada vez mais confiável.

Para complementar todo esse pacote tecnológico, o implemento conta com placas fotovoltaicas para geração e armazenamento de energia elétrica. Essa energia pode ser utilizada de diversas formas, desde a alimentação do sistema Fleetsense do implemento, sem o cavalo mecânico acoplado, até o fornecimento de energia para recarga da bateria do caminhão.

Já o Rodotrem Basculante da série Evolut foi desenvolvido mantendo o conceito de design da Linha Premium, com adição de colunas estruturais. Por conta disso, esse modelo de implemento ficou ainda mais leve, resistente e durável. Com um visual arrojado e moderno, garante mais eficiência aerodinâmica, o que resulta em uma redução de consumo de combustível de até 2% comparado ao modelo tradicional. Quanto ao peso, a utilização de aços especiais permitiu uma redução de até 400 quilos em relação ao modelo anterior, resultando em mais rentabilidade para a operação do cliente.

Trata-se de uma versão preparada para o transporte dos mais variados tipos de materiais, até mesmo aqueles mais agressivos em relação à corrosão, como o sal, carvão e fertilizantes. A vida útil do implemento é prolongada e tem duração de até 10 anos em relação aos que passam somente por processo de pintura, devido ao acabamento galvanizado do chassi.

De forma pioneira, a Librelato fornece como opcional a câmera de ré, que facilita o acoplamento do semirreboque dianteiro com o dolly. Ele permite um ângulo de visão de 120° e visão noturna. As imagens podem ser acessadas através de um aplicativo instalado no próprio celular do motorista.

O Carga Seca Multiuso da série Evolut é ideal para transporte de diferentes tipos de cargas, como bobinas, paletes, contêineres e até cargas a granel. Para o transporte de bobinas de aço, a nova geometria dos berços permite uma operação mais segura. Além disso, está equipado com engate para o transporte de contêiner, o que o torna ainda mais versátil.

Uma nova caixa de carga com um novo sistema de fueiros de fácil abertura e fechamento, realizado a partir do nível do solo, traz mais facilidade operacional, segurança e ergonomia. Sua altura de tampa de 1.250 mm permite também o transporte de grãos, o que traz mais diversidade no frete de retorno. A linha completa está disponível em semirreboque, bitrens 4 e 6 eixos e rodotrem.

Por fim, o novo Tanque com 4 eixos da série Evolut carrega até 50 mil litros, cinco mil a mais do que a versão de 3 eixos distanciados. Para Silvio Campos, diretor comercial da Librelato, “a nova linha de tanques Evolut visa o máximo em benefícios para os clientes, tanto para as operações de longas distâncias como para a distribuição em grandes centros urbanos. As novas configurações trazem mais eficiência e produtividade para o transporte de combustíveis no Brasil”, destaca.

Na configuração semirreboque Tanque com 4 eixos, pode ser equipado com suspensão pneumática em todos os eixos e sistema de freio EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem). Assim, além da redução de tara do implemento, há mais estabilidade e segurança, requisitos essenciais para o transporte de cargas perigosas.

A tecnologia Fleetsense, criada para tornar a gestão de frotas mais prática e integrada, também é lançamento da marca. Por meio dessa solução, é possível trabalhar com uma verdadeira central de controle operacional que dá acesso a informações em tempo real, oferece integração de dados e, consequentemente, aumenta a produtividade de transportadores e frotistas.

A Librelato também lançou o Librelato Financial. “Identificamos a necessidade de facilitar o processo de compra de nossos clientes e passamos então a oferecer o financiamento dos nossos produtos. Com essa prática, temos certeza de que poderemos agilizar e facilitar o processo de compras para os nossos clientes e fidelizá-los, já que passamos a oferecer todas as comodidades em um só lugar”, prevê José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Soluções em eletrificação, implementos inteligentes e nanotecnologia estão no portfólio das Empresas Randon

Entre as novidades das Empresas Randon está o Randon Solar, tecnologia patenteada de controle e gerenciamento de energia, inédita na América Latina. O produto-conceito foi desenvolvido em parcerias com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR).

Esse sistema converte energia dos raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte externa do semirreboque, tanto na parte superior do produto como nas laterais. Essa energia é utilizada para alimentar qualquer modelo de implemento com refrigeração híbrido disponível no mercado.

A tecnologia Randon Solar é dotada ainda de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface instalada no próprio produto. A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11.500 kW/ano.

Entre os benefícios estimados com o uso do Randon Solar, o operador pode chegar a uma economia de até 1,8 mil litros de diesel por ano, além de uma redução de até 6 toneladas ao ano de gás carbônico lançado na atmosfera. A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas. O produto-conceito segue agora para novas fases de teste antes da comercialização.

“É uma tecnologia única que possibilita uma operação mais silenciosa, segura e sustentável.  O Randon Solar chega para mostrar, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso ESG na prática, com tecnologias alinhadas ao desenvolvimento sustentável”, salienta o diretor-superintendente da divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.

A tecnologia Randon Solar é compatível com as aplicações de eletrônica embarcada da solução Randon Smart e com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que já está disponível para comercialização por meio da empresa Suspensys e também embarcado na linha Hybrid R da Randon Implementos.

A vertical de negócios de Autopeças das Empresas Randon também tem soluções inéditas para desafios do transporte comercial. O e-Sys, sistema de ação auxiliar elétrico regenerativo, é destaque da Suspensys. Munido de tecnologias desenvolvidas exclusivamente pela companhia e registradas em patentes globais de invenção, o e-Sys representa avanço inédito no segmento de eletrificação e hibridização de veículos comerciais.

Além do e-Sys, a nova suspensão pneumática Unisys, para implementos rodoviários, e a suspensão Full Air, com capacidade superior de absorção que preserva a estrutura do veículo e o pavimento, também é novidade na área de eletrônica embarcada, segurança, otimização de peso e durabilidade.

Já a Castertech Fundição e Tecnologia evidencia a leveza e a resistência com o lançamento da linha-conceito N-Series Materials, por meio da nanotecnologia na formulação dos produtos, em parceria com o IHR e NIONE. Outra novidade são os rolamentos long life, com durabilidade superior aos rolamentos convencionais. Novidades, ainda, são os cubos de roda mais leves do mercado, com redução média de 22% no peso, e a nova configuração do cubo dianteiro com discos de freio para utilização em ônibus de tração elétrica – já em produção comercial.

Também com a colaboração de IHR e NIONE, a Master Sistemas Automotivos tem novidades em nanotecnologia. Um dos produtos é a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio. A mudança estrutural diminuiu o peso do produto em cerca de 20%, aumentando a resistência e a durabilidade.

A eletrônica embarcada é destaque com os sensores de acoplamento, abertura automatizada (air release) e câmera integrada (king pin finder) da JOST Brasil. A empresa lançou sua nova roda de alumínio forjada, em versão ainda mais leve e com a maior capacidade de carga do mercado. Cinco vezes mais resistente e 45% mais leve que a versão em aço, o modelo traz uma série de vantagens, como a redução do peso total da combinação, permitindo maior capacidade de carga e menor consumo de combustível.

Usicamp apresenta nova linha de implementos com piso móvel

Ofertada com capacidade volumétrica para 53 m³ ou 60 m³ (13,50 m de comprimento), 73 m³ (14 m de comprimento), 78 m³ (14,90 m de comprimento) 92 m³ (14,80 m de comprimento) e até 105 m³ (15,10 metros de comprimento), a inédita gama de Semirreboques Piso Móvel com 4º eixo é uma das novidades da Usicamp.

A solução se destaca não só pela ampla capacidade de carga e variedade de configurações, mas também pela significativa segurança no processo de descarga, especialmente quando comparada com Graneleiros e Basculantes, bem como pelo curto período de tempo necessário para a conclusão do descarregamento, apenas de 10 a 20 minutos, graças ao emprego das Unidades Hidráulicas produzidas pela norte-americana, HALLCO.

“No desenvolvimento do Semirreboque 4º eixo, tivemos o cuidado de tentar entender exatamente os benefícios que está nova configuração necessitaria para conseguirmos ficar muito próximo do que o mercado já possui. Inicialmente trabalhamos com uma cubagem de 53 m³, pois nossa intenção era possibilitar a mesma carga que os basculantes possuíam neste início de mercado, tendo a mesma tara como objetivo e o ganho operacional de zero risco de tombamento”, revela Mauro Meneguetti, sócio proprietário da Usicamp. E o objetivo foi muito bem alcançado. Com isso, a empresa enxergou a possibilidade de aumentar o volume para agregar mais ainda para o cliente final, tendo um semirreboque com 60 m³ e tara de 11.500 kg, condicionando 38 toneladas para o carregamento. “Dessa forma, ficamos com o volume do graneleiro e a tara do basculante”, completa.

Outra novidade da Usicamp é o primeiro Bitrem Piso Móvel com descarga lateral no semirreboque dianteiro. “O Bitrem Cavaqueiro já é uma demanda antiga, porém conseguimos apresentar essa solução com descarga lateral de forma inédita”, destaca.

Também equipado com as Unidades Hidráulicas HALLCO, o inédito Bitrem Piso Móvel com descarga lateral desenvolvido pela Usicamp é oferecido inicialmente em versões com capacidade volumétrica de 120 m³ (25 m de comprimento) e 130 m³ (30 m de comprimento). “Podemos desenvolver várias cubagens dependendo dos produtos a serem transportados e seus pesos específicos. Para os produtos mais concentrados, deverão ficar entre 25 a 27 metros de comprimento quando engatados, já para os volumosos, quanto maior, melhor”, revela Meneguetti.

Além da segurança em relação aos basculantes e graneleiros, a solução da Usicamp também dispensa o desengate do conjunto para a realização da descarga de cada um dos semirreboques, ou seja, tanto o compartimento dianteiro, quanto o traseiro, podem ser descarregados de forma rápida, segura e até mesmo simultaneamente, em um tempo médio de apenas 30 minutos.

Meneguetti lembra ainda que os Implementos Rodoviários com Piso Móvel já são uma solução bastante consolidada e utilizada no exterior. Em relação ao mercado brasileiro, o executivo visualiza um horizonte promissor, graças a infinidade de aplicações que também podem operar com a tecnologia.

O semirreboque Graneleiro 4º eixo está entre os lançamentos da Rodofort e Guerra

As marcas Rodofort e Guerra têm três novidades. Uma delas é o semirreboque Graneleiro com 4º eixo, com laterais parafusadas e isenta de solda, o que reduz o peso sem perda de resistência, garantindo melhor desempenho e menor custo de manutenção. O produto está equipado com laterais em ACM (aluminum composite material), um diferencial que possibilita a personalização da logomarca do cliente em um processo de impressão. Dispõe ainda de pintura de alta resistência a intemperes com proteção UV e assoalho MBS (madeira Biosintética) antiaderente, de alta resistência, impermeável e ecologicamente sustentável por ser 100% reciclável.

O segundo lançamento, o Rodotrem Basculante na configuração 35 m³ + 35 m³ com dolly quinta roda, possui pintura eletrostática a pó, tanto no chassi quanto na caixa de carga interna e externa. É construído em aço de alta resistência na espessura de 3 mm, com sistema de abertura da tampa que possibilita o basculamento em 90º sem desacoplar. O produto está equipado com enlonamento elétrico, inclinômetro e revestimento do assoalho em poliuretano, proporcionando maior resistência a abrasão e facilidade no escoamento da carga.

Já o Mock-up do Porta Contêiner de 53 pés é uma patente requerida Rodofort que permite transportar contêineres de 40, 45 e 53 pés, entregando ao transportador um produto com maior versatilidade e robustez. “Desde que as marcas retornaram ao mercado, verificamos uma grande aceitação por parte dos clientes”, comemora Alves Pereira, diretor das empresas.

HC Hornburg apresenta carroceria paleteira 100% elétrica

A HC Hornburg tem como lançamento um produto tradicional: a carroceria paleteira junto a um projeto inovador: uma solução 100% elétrica. Ou seja, carroceria e equipamento de frio da HC em um veículo da JAC Motors.

O conjunto foi desenvolvido com o propósito de oferecer uma solução sustentável utilizando materiais mais leves e livres de emissões. “Acredito que ainda temos muito a melhorar nos nossos processos e produtos para oferecermos melhores soluções aos nossos clientes”, enfatiza a diretora da empresa, Betina Borchardt.

Nova linha SA1 é destaque da Frigo King para transporte refrigerado

São cinco as mais recentes novidades da Frigo King em equipamentos para transporte refrigerado: a linha SA1 atualizada, a ampliação da linha Flex, a segunda fase de funcionalidades do aplicativo Meu Frigo King, o início oficial das vendas do gerador Power Mobil e o conceito EPS de desenvolvimento tecnológico focado no transporte de cargas refrigeradas. “Estamos em pleno momento de expansão de atividades e inovações a serviço dos operadores logísticos“, afirma Marcos Pordeus de Paula, diretor da Frigo King.

A nova linha SA1 opera tanto com cargas refrigeradas quanto com transporte de produtos congelados. O equipamento passou por atualização tecnológica e utiliza 30% menos fluído refrigerante sem alterar sua capacidade de frio para a manutenção da temperatura ideal para transporte. Além disso, está integrado ao App de gestão operacional Meu Frigo King.

A linha Flex, carro-chefe da Frigo King no mercado internacional, com atuação também entre os transportadores nacionais, ganhou mais quatro opções, além das oito atuais. É compacta, leve e pode ser instalada em qualquer veículo de carga, de van a caminhão urbano. “Vamos cobrir todo o segmento de transporte refrigerado de cargas. Esta será a opção de maior eficiência para os caminhões de motor elétrico“, diz Marcos.

As 12 opções da linha Flex mantêm as suas principais características de mercado, que são o peso baixo, as dimensões pequenas e a eficiência operacional. A linha também é compatível com o App Meu Frigo King. “Para o segmento de mercado de veículos urbanos leves, é uma inovação“, expõe o diretor.

Já o Power Mobil é um gerador de energia desenvolvido para acionar contêineres reefer de até 40 pés. É composto por um gerador WEG acionado por um motor diesel Yanmar. O conjunto se completa com a tecnologia Frigo King para controle preciso e seguro da temperatura interna.

Sustentabilidade, Pessoas e Meio Ambiente são três preocupações fundamentais no desenvolvimento dos produtos Frigo King. Não por coincidência, a sigla em inglês – EPS – é a mesma do conceito EPS utilizado pela empresa: Electric Power System, presente em todas as linhas de equipamentos. A aplicação do EPS traz inúmeros benefícios, sendo um dos mais visíveis a redução das emissões de carbono.

Ainda dentro das inovações para veículo elétrico, é novidade o equipamento-conceito Dual, que visa a economia na energia acumulada na bateria. O conceito utiliza dois sistemas de evaporação, sendo um deles – a placa eutética – com a função de reservar energia à noite, que será usada em combinação com a que está acumulada na bateria, seguindo como ar forçado durante as entregas.

Por fim, o aplicativo Meu Frigo King chega à sua segunda fase, ampliando a interatividade do gestor com a máquina instalada no veículo de transporte. Por intermédio do portal da Frigo King, o operador acompanha toda a troca de informações do sistema. “O gestor pode inclusive mandar comando ao equipamento fazendo ajustes e até correções remotamente”, explica Marcos. 

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