Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Comércio Exterior 19 de junho de 2020

Importação e Exportação, via Maersk, crescem 7% no primeiro trimestre de 2020

As importações e exportações no primeiro trimestre de 2020, realizadas pela Maersk, a maior empresa de navegação do mundo, cresceram 7%, ante um resultado de 4% no último trimestre de 2019. Separadas, as exportações cresceram 6% no primeiro trimestre deste ano, enquanto as exportações atingiram crescimento de 8%.

De acordo com Gustavo Paschoa, diretor comercial da Maersk para a Costa Leste da América Latina, a previsão de importação para o segundo trimestre de 2020 é de -20%/-25%, resultado do impacto provocado pela Covid-19. “Na verdade, este impacto foi provocado pela quarentana, que gerou estagação da economia em nível mundial”, diz Paschoa. O executivo ressalta, ainda, que a Maersk só espera uma recuperação neste setor no final do terceiro trimestre e início do quarto.

Já com relação às exportações e importações, somadas, é esperado um crescimento de 3,8% sobre o ano passado até o final de 2020.

Exportações

Ainda em termos de exportações, a carga seca apresentou um crescimento de 5% no primeiro trimestre de 2020, ante 7% da carga refrigerada. No primeiro caso, 25% foram destinados ao Oriente Médio, 11% para a África e 8% para a Ásia, enquanto a Europa apresentou resultado negativo de 3%.

No que se refere à carga refrigerada, 18% foram destinados à China, 12% a África e 6% para a Europa, enquanto o Oriente Médio apresentou resultado negativo de 12%.

Importações

Com relação às importações no primeiro trimestre de 2020, 9% foram da Europa, 8% da Ásia e igual valor do Oriente Médio, enquanto a África teve resultado de -50%. Aqui, destaque para a entrada de máquinas, eletrodomésticos e eletrônicos no país.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL