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Modal Marítimo 13 de maio de 2020

Infraestrutura em área primária da TCP atrai exportadores do setor florestal

A infraestrutura oferecida pela TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, na área primária do porto paranaense é um diferencial competitivo que tem atraído exportadores do setor de base florestal. Com uma ampla estrutura, o Terminal oferece custos operacionais e logísticos e, recentemente, reativou o serviço que atende a Costa Leste dos Estados Unidos – um dos principais destinos para as cargas do setor – após treze anos.

O Terminal vem movimentando cerca de 2.600 contêineres por mês no segmento, por meio de produtos como o compensado, serrado e lâminas de madeira. Com o novo serviço semanal destinado ao país norte-americano, a expectativa do terminal é incrementar a movimentação para 3.500 contêineres mensais.

O armazém de exportação da TCP conta com 12 mil metros quadrados e é voltado para estufagem de múltiplas cargas como madeira, sacaria (fubá, feijão, açúcar, entre outros), celulose, algodão e cerâmica. “O armazém de exportação em Paranaguá é uma inovação no mercado por ficar dentro da zona primária, próximo ao berço de atracação dos navios. Isso significa que não é necessário parar na retroárea para estufar a carga já que toda a operação é feita pela TCP, simplificando a logística e reduzindo custos”, explica Thomas Limas, vice-diretor Comercial da TCP. O armazém performa mais de 1,5 mil contêineres por mês.

Para Fabiano Sangali, diretor executivo do grupo Sudati, a soma dos serviços oferecidos pelo Terminal é decisivo para a escolha da empresa como ponto de envio de cargas. “TCP é a minha primeira opção como terminal, pois atua como um grande facilitador logístico, que me oferece uma série de soluções logísticas que levam minha carga à Paranaguá com alta confiabilidade e baixos custos. O novo serviço para a Costa Leste reforça ainda mais a TCP como nosso grande parceiro e um player estratégico no mercado, aumentando nossa movimentação pelo terminal paranaense”, diz o executivo.

O grupo, que entrou em operação em 1998, é referência no setor de base florestal no Brasil e tem sede em Palmas, no Paraná. O Sudati conta com quatro unidades industriais no Paraná e em Santa Catarina, sendo responsável por cerca de 20% das exportações de placas de compensado do país.

SERVIÇO

O serviço Costa Leste dos Estados Unidos é fruto de uma parceria da TCP com a MSC (Mediterranean Shipping Company) e conta com escalas semanais regulares, reforçando a posição estratégica do Terminal como o que oferece o maior número de linhas marítimas semanais, totalizando 16.

Combinado com a integração logística que o terminal oferta através de suas bases, a expectativa é absorver parte dos mais de 170 mil contêineres movimentados anualmente em sua zona de influência com destino aos EUA.

A rota do novo serviço inclui os seguintes portos: Buenos Aires – Montevidéu – Rio Grande – Navegantes – Paranaguá – Santos – Rio de Janeiro – Salvador – Suape – Cristobal – Filadélfia – Nova Iorque – Norfolk – Baltimore – Charleston – Savannah – Caucedo – Santos.

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