Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Intermodal 21 de fevereiro de 2020

Intermodal 2020 cresce em número de expositores

A percepção do empresariado brasileiro quanto à consistência da retomada econômica é positiva. A conclusão é da Fundação Getúlio Vargas, que identificou no início do ano um aumento de 1,5 ponto no índice que mede a confiança dos empresários (Índice de Confiança da Indústria – ICI). O total foi de 100,9, com alta em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

Essa visão mais otimista também foi identificada, por exemplo, em eventos que congregam setores da economia. A Intermodal South America, principal encontro de negócios da cadeia de distribuição de serviços, equipamentos, tecnologias e soluções de logística, transporte de cargas e comércio exterior, registrou aumento de quase 15% no número de expositores na edição de 2020. Até o momento, 50 empresas foram incorporadas ao grupo de exposição. O evento acontece de 17 a 19 de março deste ano, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Em um comparativo com a edição de 2019, um dos segmentos que ganhou representatividade na Intermodal 2020 foi o de condomínios logísticos, com um aumento de 62,5%. Em seguida vem o de armadores, com 55%, depois os terminais portuários, com 28%. O setor de tecnologia, que envolve as soluções de tecnologia da informação, robótica e tudo relacionado com a automação intralogística e de processos também ganhou expressão, avançando cerca de 26% na presença de empresas expositoras, seguido dos portos, com estimativa de 25% de aumento de participação no evento.

Estreantes – Com o objetivo de prospectar negócios e parcerias, a Allog, empresa especializada em logística internacional com matriz em Itajaí (SC) e filiais em São Paulo e Rio Grande do Sul, participará pela primeira vez da Intermodal. A empresa apresentará seu portfólio de serviços nas áreas de projeto, transporte internacional de carga marítima e aérea, desembaraço aduaneiro e cargas líquidas.

“Temos como objetivo o fortalecimento da marca Allog no mercado e um dos caminhos é a participação na Intermodal, a maior feira de logística da América Latina”, explica a gerente de marketing da marca, Luciana Adamis Oliveira. Com crescimento consistente e significativo ao longo dos 18 anos de fundação, a empresa conta com uma parceria global com mais de 500 escritórios e 25 mil profissionais especializados, prontos para atender às demandas dos clientes em todos os continentes.

Já a Imetame, com sede no município de Aracruz/ES, vem para o evento consolidar o networking no segmento portuário, firmando parcerias e, principalmente, apresentando a Imetame Logística Porto, projeto que deve começar a ser construído no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o diretor comercial da Imetame Logística Porto, Anderson Carvalho, a Intermodal é o ambiente ideal para o lançamento do empreendimento. “Todos os atores envolvidos no cenário nacional e internacional de logística e comércio exterior estarão reunidos na feira para impulsionar o segmento e prosperar com as atividades portuárias. A Imetame vem para somar, trazendo tecnologia e inovação com o lançamento do empreendimento”.

Com conceito multipropósito, a Imetame Logística Porto terá foco na movimentação de contêineres e cargas gerais, granéis sólidos, líquidos e gasosos, e atenderá, também, a operações offshore. Além disso, toda a programação será eletrônica, desenhada para ser totalmente automatizada, com serviços, retiradas e recebimentos online, área 100% alfandegada e apta para a próxima geração de navios do Brasil, como o New Post Panamax e o Suezmax. Com investimento na ordem de R$ 1,4 bilhão, a expectativa é que a unidade entre em operação em até três anos.

Retornando ao Grupo – Além de empresas que participam pela primeira vez, a Intermodal 2020 também conta com muitas empresas retornando ao evento. É o caso da companhia de navegação Posidonia, especializada no transporte de cabotagem e longo curso.

Na Intermodal, a Posidonia apresentará o navio multipropósito Posidonia Bravo, primeira embarcação da companhia construída com recursos próprios e que chega para atuar em operações especiais de lavra e de transporte de minerais no oceano. A embarcação tem capacidade para transportar 3 mil toneladas, contando ainda com sistema de descarte sustentável e bombas de dragagem, que suportam até 55 mil m3 diários.

“O Posidonia Bravo é uma embarcação diferenciada e que agrega muito valor aos embarcadores. Diante da flexibilidade do projeto sobre o qual foi concebido, foi facilmente ajustado à operação de extração, armazenagem e transporte de fertilizantes marinhos. Prova disto é que já está empregada em contrato de cinco anos”, explica o sócio da Posidonia, Abrahão Salomão.

Segmentos em Destaque — O diretor do portfólio de infraestrutura da Informa Markets, organizadora da Intermodal, Hermano do Amaral Pinto Jr., considera que o atual cenário positivo deve atrair e qualificar ainda mais os visitantes à essa edição da feira.

“Uma demonstração de confiança na indústria movimenta automaticamente o setor logístico. O governo acabou de divulgar um aumento na estimativa do PIB para 2,40% neste ano. Esses são fatores que nos fazem olhar para o mercado e constatar que a retomada é uma realidade e que as empresas necessitarão de soluções logísticas capazes de atender a demanda e manter sob controle os custos operacionais. Sempre buscamos investir na pluralidade das empresas expositoras para promover um networking exclusivo e produtivo no que tange a prospecção de novos negócios e parcerias”.

26ª Intermodal South America
Data: De 17 a 19 de março de 2020.
Horário: Das 13 às 21 horas.
Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo — SP.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL