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Caminhões 24 de junho de 2019

Jamef testa novo Accelo com câmbio automatizado para entregas urbanas. E está satisfeita com os resultados

Cobertura: Carol Gonçalves

 

Especializada no transporte de cargas fracionadas de alto valor agregado, a Jamef (Fone: 31 2102.8888) foi o primeiro cliente da Mercedes-Benz (Fone: 0800.9709090) a testar o novo caminhão Accelo com câmbio automatizado. A montadora levou a imprensa especializada para conhecer o veículo – e fazer um test drive – na filial Barueri, SP, da Jamef, onde também foi apresentado o novo sorter da transportadora, bem como seus outros recentes investimentos.

Parceira da Mercedes-Benz há 56 anos, a Jamef vem utilizando o caminhão médio Accelo 1316 6×2 e o modelo leve 1016 com câmbio automatizado em serviços de entregas urbanas de encomendas urgentes e nas operações de transferência de carga entre suas unidades.

Juliano Alba, gerente de Tráfego, Frota e Manutenção da Jamef, contou que setenta por cento da frota da empresa é composta por caminhões Mercedes.  “O Accelo manual já era excelente, mas o automatizado superou todas as expectativas. Testamos em várias operações desde outubro de 2018 e, em algumas rotas, ele fez 6,5 quilômetros por litro, o que é excepcional. Destaque para a segurança e o baixo custo por quilômetro rodado”, expôs. Segundo a montadora, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada ao câmbio.

“Com o início das vendas em abril deste ano, o Accelo é a primeira linha de caminhões leves e médios a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Características

O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316, a versão é Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas contam com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta. Além disso, o auxílio de partida em rampa facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.

Devido ao seu reduzido círculo de viragem, até 1,2 metro menor que os principais concorrentes, o Accelo circula facilmente em ruas estreitas e no interior dos bairros, realizando manobras rápidas em espaços apertados, comuns em Centros de Distribuição, supermercados e centrais de abastecimento.

Entre seus diferenciais está a cabina estendida, que oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos. Vale ressaltar que o banco pneumático é oferecido como opcional na versão com cabina estendida, absorvendo as irregularidades da via.

Outro destaque é o tanque adicional de combustível de 150 litros, que eleva para 300 litros a capacidade total do caminhão, proporcionando melhor planejamento de paradas para abastecimento.

“A linha Accelo tem as maiores plataformas de carga da categoria, com até 0,55 metro a mais que seus principais concorrentes nos modelos 815 e 1016, equivalendo a cerca de 3 m3 a mais de volume de carga. No modelo 1316, a diferença é até 1,85 metro maior que seus principais concorrentes, o que equivale a 7 m³ a mais de volume de carga”, salientou Marcos Andrade, gerente sênior Produto Caminhão da Mercedes-Benz.

 

 

Inovações na Jamef

A Jamef está focando em tecnologia, investindo em várias inovações para melhorar o desempenho de suas atividades. Entre as recentes implementações está o Detector de Fadiga dentro das cabinas dos caminhões, que, através de câmeras, algoritmos de inteligência artificial e conexão 4G, permite controlar o comportamento do motorista e detectar sono e cansaço em tempo real, além de outras ocorrências. “Aplicamos a solução em janeiro desse ano e, desde então, zeramos os acidentes”, destacou Michael Oliveira, diretor de Operações.

Tracking on time é outra solução de inteligência artificial que aprende os roteiros, condições de trânsito e tempo de parada nos clientes, ampliando a produtividade das entregas e antecipando informações em tempo real. Já o App Jamef Rastreamento é uma exclusividade para o cliente consultar onde está sua encomenda, utilizando dispositivos móveis.

A principal novidade é o sorter recém-inaugurado na unidade Barueri, que triplicou a capacidade da filial. O sistema automatizado de distribuição de encomendas contribui para padronizar os processos de carga e descarga e dar ainda mais velocidade e exatidão na roteirização das entregas e viagens, durante as transferências das cargas. O sistema tem capacidade para processar 6 mil caixas por hora e demandou R$ 10 milhões.

Montado em apenas cinco meses, o sorter possui 1.200 metros e tem cinco induções, duas ainda em testes. O sistema atende 90% do perfil da carga movimentada pela Jamef. Os outros 10%, que possuem formato especial, fazem outro caminho. Foram três meses de avaliação dos pacotes para chegar à melhor solução.

Paulo Nogueirão, diretor comercial & marketing, explicou que o hub de Barueri realiza operações de coleta, entrega e transbordo, alimentando outras unidades. “Também temos hub em Feira de Santana, BA, em São Paulo (Vila Guilherme), SP, Joinville, SC, e Curitiba, PR. Em breve as operações de hub da Vila Guilherme serão transferidas para a unidade de Barueri, ficando apenas com coletas, entregas e transferências”, disse.

Sobre as projeções para o futuro, quem fala é Oliveira. “Acreditamos que 2019 será um ano morno, mesmo assim, estamos muito otimistas. Duplicamos a capacidade em várias unidades para suportar o crescimento esperado para os próximos anos. A expectativa é que de quatro a seis meses a economia do país se estabilize e a Jamef cresça de 15% a 20% no ano.”

Neste terceiro trimestre, a empresa pretende investir na aquisição de 50 veículos para distribuição e 40 para transferência. Já em 2020 haverá uma grande renovação, com a entrada forte de veículos pesados para transferência. A idade média da frota da Jamef é de 3.8 anos.

A transportadora, que atua com cargas urgentes nos setores de comércio eletrônico, varejista, têxtil, farmacêutico e automotivo, entre outros, realiza três milhões de entregas por ano, movimentando 600 mil toneladas de carga.

 

Liderança em leves

A Mercedes-Benz foi a marca que mais vendeu caminhões leves no Brasil no primeiro quadrimestre de 2019. No volume acumulado de janeiro a abril, foram emplacadas 1.270 unidades, o que resulta em aproximadamente 36% de participação de mercado. Isso significa 6 pontos percentuais a mais de market share em relação aos 30% do mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 1.123 unidades.

O Accelo 1016, com 723 unidades, foi o leve mais vendido pela marca no primeiro quadrimestre. Já o Accelo 815 teve 493 veículos emplacados. Com isso, ambos se posicionaram entre os seis modelos mais vendidos pela Mercedes-Benz este ano, considerando toda a sua linha de caminhões, dos leves e médios aos semipesados e extrapesados.

O Accelo 1316, do segmento de médios, teve 169 unidades emplacadas no ano. Assim, a marca chegou a 1.385 caminhões Accelo vendidos este ano, até abril. A região Sudeste foi a que mais adquiriu modelos dessa família de veículos nos quatro primeiros meses de 2019, com 611 unidades. Em seguida vieram o Sul (310 unidades) e o Nordeste (261 unidades).

“Esse volume de 1.385 caminhões Accelo emplacados em 2019 é quase 16% maior em relação às 1.197 unidades do mesmo período do ano passado”, afirmou Leoncini.

Distribuição urbana, comércio eletrônico, transporte de bebidas e setor hortifrutigranjeiro vêm puxando as vendas desses caminhões. No entanto, a versatilidade do Accelo nos segmentos de leves (PBT – peso bruto total de 6 a 10 toneladas) e médios (de 10 a 13 toneladas de PBT) torna esses modelos indicados para mais aplicações, como carga seca, baú frigorífico, isotérmico e de alumínio, plataforma de autossocorro e outros.

 

 

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