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Logística e Meio Ambiente 15 de outubro de 2015

Logística e Meio Ambiente – Logweb 15/03/2015

Sulista se prepara para SASSMAQ e quer diversificar a operação

Para ampliar sua atuação e diversificar a carga transportada, a Transportadora Sulista (Fone: 41 3371.8200) está em fase final da certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) para receber a liberação de transporte de cargas químicas e perigosas. “Nosso objetivo é fazer o transporte rodoviário nacional de cargas embaladas e, para isso, uma frota com 14 equipamentos foi preparada com todos os itens exigidos”, conta Josana Teruchkin, diretora executiva da Sulista. Os motoristas dedicados receberam treinamentos específicos, assim como todos os colaboradores envolvidos na base de São Bernardo do Campo, SP – que será a detentora da certificação. O CD passou por adequações e a nova carga conta com uma área própria, separada das demais operações. “O SASSMAQ possui questões mandatórias, que somos obrigados a cumprir, as de indústria, onde o cumprimento inicial é de no mínimo 70%, e as desejáveis, que são de livre atendimento nesta primeira avaliação. Nossa expectativa é atender 100% desse manual, que possui 576 questões, que vão desde adequações prediais ou operacionais, passando por normas e leis até licenças ambientais”, afirma Evelyn Maiza, analista da qualidade responsável pela certificação.  A companhia já possui clientes no segmento de transporte de químicos, como a Tupy. “Preparamos-nos com todas as licenças e exigências legais para este atendimento. Para ir além e garantir que o transporte destes produtos químicos está sendo atendido com alta qualidade, decidimos nos preparar para a certificação SASSMAQ. A partir daí nossa área comercial iniciará prospecção em clientes específicos deste segmento”, finaliza Josana.

Wilson Sons publica segundo inventário de emissões de gases

O Grupo Wilson Sons (Fone: 11 3939.0517) publicou pela segunda vez um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), seguindo a metodologia do programa brasileiro do GHG Protocol. Ao todo, 133 empresas publicaram inventários este ano e são consideradas membros do programa.  A grande conquista para a companhia foi o Selo Prata, concedido aos membros que reportam as emissões de todas as suas fontes, incluindo as empresas em que a Wilson Sons possui participação societária – como a Allink e os consórcios da Baía de São Marcos e de Barra dos Coqueiros. O inventário publicado no ano passado, referente a 2013, recebeu o Selo Bronze, pois ainda não incluía essas participações. “O inventário que publicamos este ano está mais completo do que no ano anterior. É uma evolução expressiva e consolida a cultura de inventário de gases de efeito estufa em nossas empresas. Com o amadurecimento do tema, pretendemos estabelecer uma política de mudanças climáticas para o Grupo”, diz o gerente corporativo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Wilson Sons, João David Santos. Ao longo de 2014, foram emitidas, por todas as empresas da companhia, cerca de 66,2 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), unidade padrão das emissões de GEE. Houve discreto aumento das emissões totais em relação a 2013, notadamente pela inclusão este ano de todas as fontes do grupo e, ainda, pela influência do aumento do fator de emissão da energia elétrica comprada, em função da maior utilização de termelétrica na matriz brasileira.

Bandeirantes Logística conquista certificação SASSMAQ

A Bandeirantes Logística Integrada (Fone: 13 2101.5050) conquistou pela primeira vez a certificação SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, elaborada pela Comissão de Transportes da Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM. A partir de agora, a empresa é certificada no módulo rodoviário, no qual são avaliados os operadores logísticos que atendem a indústria química, realizando transporte de produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos. “Foram 18 meses de preparativos. Realizamos adequações internas, investimos ainda mais em segurança do trabalho, procedimentos de transporte, desde a forma de se realizar rotas de transporte até a manutenção do caminhão. Tudo o que diz respeito à forma de trabalho de uma empresa certificada. Houve, também, a capacitação dos profissionais, vários treinamentos de motoristas, equipe de segurança do trabalho, administrativo… Todas as áreas se uniram para conseguir essa certificação”, conta o gerente de transportes Reginaldo Alexandre Gomes.

 Projeto de terminal portuário Itaoca foi certificado como sustentável

O projeto de terminal portuário Itaoca (Fone: 27 3029.4251), no sul do Espírito Santo, foi certificado como sustentável pela Fundação Vanzolini. É a primeira vez que uma obra de infraestrutura ganha a certificação, cujo contrato custou R$ 1,1 milhão.  A obra, que deve custar R$ 450 milhões, começa neste ano e fica pronta até 2017, segundo o diretor de operações, Álvaro de Oliveira Junior. Será um porto “offshore” – os barcos irão atracar em uma plataforma no mar – com uma área de 600 m², cais de 230 m  e 11 berços de atracação, acessível pela ES-060 (Rodovia do Sol) e por uma ligação com a BR-101. A área de embarque terá 40.000 m², com profundidade natural de 9,5 m.

Coca-Cola utilizará Renault Kangoo 100%  elétrico em Curitiba, PR

A Coca-Cola (Fone: 0800 021.2121) começará a testar um Kangoo Z.E. (Zero Emissão) 100% elétrico em suas operações em Curitiba, PR. A Femsa Brasil, o maior engarrafador do sistema Coca-Cola no país, usará o veículo para realizar entregas na região central da capital paranaense. O Renault Kangoo Z.E. é o primeiro furgão totalmente elétrico disponível e homologado no mercado brasileiro. A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna e idêntico volume de carga (650 kg). O modelo é equipado com um pacote de baterias de íon-lítio que permite rodar 170 km com uma só carga e pode ser recarregado entre 6 e 8 horas, variando de acordo com a rede de energia da cidade. O motor elétrico é capaz de gerar 44 kW (60 cv) e 23,0 kgfm, levando o furgão a uma velocidade máxima de 130 km/h limitada eletronicamente. Altamente sustentável, o Kangoo Z.E. não emite poluentes na atmosfera e consome somente 3KVA/16A de energia para rodar 120 km, o equivalente a um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico. No Brasil, o Renault Kangoo Z.E. está sendo utilizado também pela Patrus Transportes, em Belo Horizonte, MG; pelos Correios, para a entrega de encomendas na região central de Curitiba e em Brasília, DF. Estão sendo testados também por empresas como Fedex, pelo Grupo TPC, Itaipu Binacional, CPFL e prefeitura de Curitiba.

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