Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Tecnologia 21 de outubro de 2019

Manserv Logística investe em tecnologia para medir produtividade de equipamentos e reduz custos em operações

Quando o assunto é a indústria 4.0 no segmento logístico, a telemetria é uma das tecnologias que exerce um papel importante na gestão dos ativos.

Neste cenário, a Manserv Logística – empresa especializada em serviços de intralogística, movimentação, armazenagem e gestão de estoques, oferecendo, entre outros serviços, o de manutenção industrial multiespecializada, operação de processos produtivos e paradas programadas, além de gestão e operação de Centros de Distribuição, transportes e intralogística em indústrias de base e transformação – investiu no desenvolvimento de um sistema de medição de produtividade de equipamentos móveis utilizando dados de telemetria. A inovação representou uma redução de custos logo no primeiro mês de implantação.

Considerando que a empresa trabalha com modelos de contrato por medição de produtividade, no qual o cliente paga o serviço de acordo com a disponibilidade física e horas trabalhadas de cada máquina, o novo sistema, chamado ManservFleet, foi desenvolvido com o objetivo de automatizar o fechamento destas medições e, também, proporcionar ferramentas de gestão operacional. Disponibilizado em maio deste ano, foi inicialmente implementado em 183 equipamentos de transporte rodoviário e logística interna, que atuam nos segmentos de siderurgia, indústria de base e Centros de Distribuição, em clientes dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia.

Vale destacar que são vários os tipos de equipamentos que podem ser monitorados pelo ManservFleet: linha amarela – pá carregadeiras, escavadeiras, trator de esteiras –, caminhões leves e pesados (fora de estrada), empilhadeiras e frota leve (veículos de passeio). Também são monitorados tanques estacionários, em que é possível gerenciar todos os abastecimentos realizados e gerar alertas para quando o nível mínimo de combustível no tanque for atingido, para que os gestores possam solicitar o reabastecimento do tanque.

Além de estar disponível em uma plataforma Web, existem duas versões de aplicativos, sendo o ManservFleet Analytics para gestão operacional e financeira, e o ManservFleet Driver, utilizado pelos operadores, através de Tablets acoplados nas cabines das máquinas. “Com essa tecnologia, conseguimos agilizar o fechamento das medições ocorrendo em tempo real e aumentar a transparência na contabilidade de dados através das auditorias realizadas pelos nossos clientes”, afirma Caroline Pereira, gerente de engenharia da Manserv Logística.

Ela também destaca que o Manserv Fleet foi desenvolvido com o intuito de prover uma solução eficaz para monitoramento da frota da empresa, atendendo às necessidades dos clientes e entregando excelência operacional em seus contratos. “Com base no Modelo de Gestão Manserv, construímos todas as regras de negócios e desenvolvemos um sistema capaz não só de prover dados de desempenho dos nossos equipamentos, mas também de ser uma ferramenta que suporte a gestão de riscos operacionais. Foi uma solução desenvolvida pela equipe de engenharia da Manserv, em parceria com nosso provedor de tecnologia.”

 

Segurança

A telemetria é uma grande aliada para aumentar a segurança nos processos logísticos. Com o monitoramento dos equipamentos é possível avaliar em tempo real como a condução é realizada, ativar o modo condução perigosa e também receber alertas de desvios. Além de contemplar tudo isto, o app ManservFleet Driver disponibiliza testes de atenção para medir o grau de concentração dos operadores antes do início do turno, check list de equipamentos, consulta de instruções de trabalho e um módulo para apontar qualquer incidente que possa ter acontecido durante a operação. Neste módulo, o operador pode tirar fotos do ocorrido e em seguida fazer o upload no aplicativo para conhecimento de todos os envolvidos.

Hoje, o monitoramento acontece nas salas de apoio de operações da empresa e, também, em seus escritórios regionais. “Estamos investindo em uma Central de Monitoramento Operacional agora para 2020, que contará com um time especializado que estará conectado com os times operacionais e de manutenção, de forma a garantir a maior disponibilidade dos nossos ativos no atendimento das demandas de nossos clientes.”

Indagada se há algo similar no mercado, Caroline informa que há muitos sistemas de rastreamento, de telemetria e de gestão de frotas. “É um tema bastante consolidado e várias empresas possuem suas soluções. Porém, nenhum sistema hoje é capaz de transformar os dados de telemetria em valores financeiros. O Manserv Fleet, além de entregar uma completa gestão da frota, também faz o cálculo em tempo real do Boletim de Medição dos equipamentos que operam em nossos contratos. Cada vez mais nossos clientes estão exigindo que as medições de produtividade dos equipamentos, para fins de faturamento, tenham como base de cálculo os dados monitorados por sistemas de telemetria. O problema é que todo fechamento de mês isto exige que sejam extraídos relatórios destes sistemas e cruzadas informações financeiras do contrato, podendo levar vários dias para fechar estas medições, gerando atrasos em pagamentos e problemas de provisões com os clientes.”

Ainda segundo a gerente de engenharia da Manserv Logística, o módulo de medição contratual do Manserv Fleet traz, em tempo real, todos os valores financeiros de cada equipamento, com base na disponibilidade e produtividade contabilizadas dentro do período. Sem contar que, neste módulo de medição, estão disponíveis telas para que os clientes possam fazer auditorias e verificar, de forma transparente, a efetividade dos cálculos. E na versão para os operadores está disponibilizado um módulo para apontamento de incidentes em que, a cada apontamento realizado, um mapa de riscos é criado dentro da planta operacional, tornando possíveis ações preventivas que aumentem a segurança dos colaboradores.

 

Benefícios

Finalizando, Carline fala sobre os maiores benefícios em termos de logística do ManservFleet.

Ela cita, primeiramente, a segurança dos colaboradores. “Através de vários parâmetros, podemos programar o sistema para gerar alertas de condução perigosa, como excessos de velocidades, acelerações e freadas bruscas. Também, com o app Driver, podemos registrar incidentes que são contabilizados no mapa de riscos da operação, auxiliando nossos Técnicos de Segurança a realizar o bloqueio de falhas e trabalhar preventivamente para eliminar riscos de acidentes.”

Em termos de desempenho operacional, o Manserv Fleet traz uma completa base de dados que auxilia os gestores nas tomadas de decisões, como estudos das melhores rotas, cálculos do índice de utilização de equipamentos por área para verificar se existem equipamentos ociosos que podem ser redirecionados para outras atividades, reduções no consumo de combustível e custos com manutenções, bem como a total transparência e agilidade no fechamento da medição mensal.

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL