Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 29 de fevereiro de 2016

Mix Telematics mostra tendências em telemetria no mundo

A MiX Telematics, líder global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos, acaba de divulgar um estudo sobre as tendências na área de telemetria  dentro do segmento de veículos comerciais, em mercados importantes na Europa: Reino Unido, França, Alemanha e Espanha.

 O estudo mostra que, enquanto o mercado continuar a amadurecer, as empresas de telemetria estão buscando, constantemente, novas e inovadoras maneiras para aumentar o retorno sobre os investimentos nessa tecnologia.

 Câmara Fria (gestão de temperatura)

 O mercado global de transporte com temperatura controlada (câmara fria) deve crescer a uma taxa anual de 11% até 2020. No Reino Unido, este crescimento é impulsionado pelo setor de entrega em domicílio e da proliferação de lojas de conveniências em supermercados.

 Na França,  existem 65 mil caminhões pesados e 45 mil veículos comerciais ligeiros, que operam nessa cadeia, o que representa 10% do transporte total. Na Espanha, a proporção é ainda maior; 82% dos operadores de telemetria estão envolvidos nessa área.

 Dessa forma, a telemetria é primordial, em razão da preocupação com a qualidade dos alimentos transportados. Isso porque é necessário controlar a temperatura durante o trajeto, bem como a frequência e duração e eventos como abertura de portas, que podem trazer grande impacto sobre as temperaturas a bordo.

 Furto e roubo de cargas – veículos particulares e comerciais

 No Reino Unido, cerca de um terço de todos os veículos roubados nunca são recuperados e os roubos de cargas mais do que duplicaram no primeiro trimestre de 2015.

Na França, o número de roubos de carga denunciados aumentou de 1.673 incidentes em 2013 para 2.500 em 2014. Na Espanha, o resultado dos roubos de veículos comerciais é por volta de 8 milhões de euros por ano. Na Europa toda, o valor é de 22 mil euros.

 Diante desse cenário, a telemetria ganha ainda mais valor nas empresas, que querem proteger seus veículos e mercadorias de forma eficaz e inteligente.

 Construção

 Com a economia europeia saindo da recessão, a construção tem registrado crescimento. Na Espanha, aumentou 2,4% em 2015 e é esperado um índice de 10% neste ano. No Reino Unido, programas de  construção de moradias e grandes projetos de infraestrutura continuam a crescer também.

 Assim, com a melhoria das condições econômicas, a indústria da construção tem agora confiança e, consequentemente, o setor de telemetria tende a crescer, pois a tecnologia é aplicada para alavancar bons resultados, não só em veículos, mas também com a instalação de equipamentos mais requintados e destinados à segurança e eficiência.

 Roubo de combustível

 Apesar da queda dos preços, o roubo de combustível é um grande problema em toda a Europa. Na França, por exemplo, há a estimativa de que praticamente todas as empresas de transportes foram vítimas da prática em algum momento. Na Espanha, os crimes ocorrem perto das grandes cidades, como Barcelona, Sevilha e Valência.

 Para esse caso, a telemetria contribui muito para a redução do crime, pois é possível monitorar o nível de combustível e alertar os gestores caso ocorram eventos relacionados.

 Gestão de resíduos e reciclagem

 Com 177 milhões de toneladas de lixo produzidos anualmente só no Reino Unido, gerir resíduos e reciclagem tornou-se um grande negócio. No entanto, o segmento sofre o reflexo de pressões econômicas significativas; na França, por exemplo, o custo da coleta de lixo aumentou quatro vezes desde 1990.

Assim, essas empresas buscam a telemetria para aumentar a eficiência na operação, já que com a tecnologia é possível reduzir custos. Consequentemente, há a expectativa de aumento de mercado ao longo de 2016.

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal