Mercado Livre mira otimização de entregas e utiliza vans 100% elétricas
Com o crescimento exponencial do comércio eletrônico no Brasil, o Mercado Livre, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina, tem investido em soluções inovadoras para otimizar suas operações logísticas e garantir entregas mais eficientes.
Parte dessa estratégia inclui a parceria com a Arrow Mobility, startup brasileira especializada em veículos de carga sustentável, cujas vans 100% elétricas estão sendo integradas à frota de entregas da plataforma.
Marcelo Simon, Head de Novos Negócios da startup, destaca que a parceria com o Mercado Livre é um passo importante na promoção de soluções logísticas sustentáveis no mercado. “Estamos constantemente desenvolvendo veículos que não só melhoram a eficiência de entrega, mas também reduzem significativamente os custos operacionais e o impacto ambiental. Os modelos são uma solução viável e promissora para atingir esses objetivos.”
Além do menor custo por pacote entregue e redução significativa das emissões de gases poluentes, ainda de acordo com Simon, os veículos da Arrow Mobility apresentam maior capacidade de carga, com uma organização interna otimizada para o transporte de volumes, facilitando o embarque e desembarque dos entregadores ao proporcionar acesso ao compartimento de carga por dentro do veículo.
Outro ponto relevante é a mitigação dos custos de manutenção das vans elétricas, que representa mais uma fonte de economia para os operadores de frota. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho de nossas vans no mercado brasileiro. A parceria com o Mercado Livre é um marco importante em nossa trajetória, queremos oferecer veículos de alta qualidade para, além de atender às necessidades logísticas de nossos clientes, impulsionar os seus resultados”, enfatiza Simon. A expectativa da Arrow é quadruplicar a quantidade de emplacamentos em 2024, em comparação ao ano passado – de 12 unidades para 48 este ano – reforçando o objetivo da empresa em se tornar uma referência no setor logístico nacional.