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Recursos Humanos 21 de outubro de 2019

Millenium Transportes e Logística aposta na valorização dos seus colaboradores e diminui taxas de absenteísmo

A Millenium Transportes – especializada em mudanças residenciais nacionais e internacionais, comerciais, transporte de sensíveis, obras de arte, eventos, armazenagem e logística – percebeu a algum tempo que cuidar da saúde física e emocional do colaborador, uma vez que o bem-estar deste reflete diretamente em seu desempenho e no bom andamento dos negócios, é uma prática muito importante e, com isso, reduziu em 80% sua taxa de absenteísmo.

Presente há 21 anos no mercado, a Millenium acompanhou toda a evolução do mercado de trabalho e como, em alguns pontos, a economia do país tem exigido uma dedicação a mais dos negócios para se manterem ativos e rentáveis. E como uma empresa só pode existir a partir de pessoas, a valorização do colaborador passou de “preocupação” para “diferencial mediante a concorrência”.

Há, ainda, outra questão considerada: como o trabalho executado na empresa é totalmente artesanal, ela depende da sua equipe/colaboradores todos saudáveis. “Pensando nisso, decidimos investir em nosso principal produto, que é a saúde de nossos colaboradores.”

Ainda segundo Jessica Lopes de Araujo, responsável pelo departamento de recursos humanos da Millenium, foi observado que com a implantação de ações que contribuem para a saúde física e mental dos colaboradores “reforçamos o engajamento e a dedicação do nosso time. Valorizamos quem contribui para que a empresa possa acontecer e, assim, prestamos um serviço de muito mais qualidade aos nossos clientes”.

Além de benefícios como vale-transporte ou de combustível, convênio farmácia, cesta básica mensal, cestas em datas comemorativas, assistência médica e odontológica, a Millenium oferece aulas de ginástica funcional, disponibiliza atendimento psicológico e aulas de meditação Mindfulness, bem como proporciona assessoria de corrida, realiza sorteios de passeios mensais para os colaboradores e acompanhantes, promove feiras internas, como de vendas de roupas, acessórios, perfumes e comidas fitness, almoços mensais para integrar a equipe, sessão de massagem para o aniversariante do mês, entre outros.

Para a coordenação de todas estas ações, a empresa tem um calendário fixo de campanhas anuais, como Maio Amarelo, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. E existem campanhas adicionais, que são implementadas durante o ano, boa parte delas advindas dos próprios colaboradores.

“Os resultados dessas ações vemos no dia a dia de trabalho. O ambiente fica mais leve, descontraído, os colaboradores sentem-se valorizados e motivados, pois há sempre um reconhecimento de seus esforços. Com isso, conseguimos também reter muitos talentos, pois sabem que não são todas as empresas que oferecem esses benefícios e preocupam-se com sua saúde física e mental. Garantimos um bom atendimento aos nossos clientes, a partir do momento que nossas práticas refletem no comportamento e satisfação de nossos colaboradores. Ou seja, para a empresa, os principais benefícios advindos destas medidas são: colaboradores mais dispostos no trabalho e que demonstram ter orgulho da empresa em que trabalham; e a integração de todos os colaboradores (Administrativo e Operacional)”, explica Jessica.

Ela também comenta que com a implantação de benefícios voltados ao cuidados com a sua saúde (corpo e mente) o clima na organização tem apresentado melhoras a cada dia. “Os atestados médicos não cessaram, porém diminuíram, já não recebemos mais atestados de dias e, sim, apenas de horas, voltados a consultas de manutenção para com a saúde.”

A responsável pelo departamento de recursos humanos da Millenium também destaca que estão diariamente preocupados com a saúde de seus colaboradores e, diante disto, têm controle dos exames periódicos e conseguem identificar aqueles que precisam de mais atenção e, em alguns casos, fazem acompanhamentos em consultas médicas.

“Os próprios colaboradores, muitas vezes, procuram pelo departamento de RH para comentar alguns sintomas estranhos e se podemos ajudá-los com consultas e marcação de exames. Não posso afirmar que a população da Millenium não adoece, mas admito que muitas vezes conseguimos evitar algumas situações.”

Finalizando, Jessica destaca que todas estas medidas podem ser consideradas um diferencial da Millenium no segmento de transportes. “Ao longo dos anos participando dos processos de recrutamento e seleção, temos observado que após informarmos os benefícios ofertados pela Millenium, os candidatos reagem com surpresa, justamente por tratar-se de uma empresa no ramo de transportes que se preocupa com a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, oferecendo benefícios de empresas de grande porte e/ou multinacionais.”

Hoje a Millenium conta com mais de 180 colaboradores e 300 clientes ativos. E recentemente anunciou um faturamento anual de R$ 30 milhões, com previsão de crescimento de 20% a 30% até o final de 2020.

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