Facebook Twitter Linkedin Instagram
Frota 17 de fevereiro de 2020

Norueguesa terá frota de 100 caminhões para levar gás ao interior do País

De olho na abertura do mercado de gás natural brasileiro, a norueguesa Golar Power vai iniciar este ano a distribuição de gás natural liquefeito (GNL) por caminhões no Brasil. Em parceria com a Alliance GNLog, a empresa espera colocar em operação uma frota dedicada de mais de 100 caminhões até o fim do ano para levar o insumo a indústrias e postos de combustíveis, em regiões sem gasodutos.

Nordeste. Atualmente, 95% dos municípios brasileiros não recebem gás natural em função da baixa capilaridade da infraestrutura de gasodutos do País, altamente concentrada no litoral. Os planos da Golar Power preveem o transporte de GNL por caminhão pelos Estados de Sergipe, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, começando as operações pela região Nordeste.

Parcerias. Além do acordo com Alliance GNLog, a Golar Power planeja firmar parcerias com as concessionárias estaduais de gás canalizado para a distribuição do insumo. A companhia já tem um acordo a Sergas (SE) para levar o GNL para três municípios de Sergipe e vai assinar amanhã (13/02) um protocolo de intenções semelhante com a Gasmar, do Maranhão.

Interiorização. No acordo com as distribuidoras, a Golar transporta o GNL por caminhão até estações de regaseificação, em distritos industriais ou postos de combustíveis. As concessionárias, por sua vez, constroem as redes de distribuição para levar o insumo a outros clientes ao redor.

Investimento. A Golar Power pretende investir R$ 100 milhões nos próximos três anos no Brasil em terminais de regaseificação, postos de combustíveis para venda de gás natural veicular e GNL e na distribuição do GNL por cabotagem dentro do modelo de distribuição do gás em pequena escala (small-scale LNG).

Fonte: O Estado de S. Paulo

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
JLL