Fruto de uma parceria entre a Guberman (Fone: 27 3211.2550) – especializada no desenvolvimento de softwares para transporte – e a multinacional Advanced ID, está chegando ao mercado, como um recurso exclusivo do Sistema de Gerenciamento de Frota Guberman, o Módulo de Automação de Pneus, que funciona por meio da tecnologia de RFID e controla de forma digital aspectos como quilometragem por pneu, desgaste e leitura da pressão.
É sabido que a radiofrequência vem sendo utilizada em larga escala nos mais diversos segmentos de atuação pelo mundo. No entanto, do ponto de vista do diretor comercial, Sérgio Guberman, o que torna este novo produto inovador é o fato de ele ser totalmente integrado ao sistema de gerenciamento de frota. “Estamos oferecendo ao mercado uma tecnologia de automação de pneus que, por ser integrada ao nosso software, também realiza toda a gestão de frota, integrando estes dados com os de manutenção, abastecimento e componentes, entre outros”, destaca.
O principal objetivo com o lançamento da solução para automação de pneus, que vem sendo desenvolvida há cerca de quatro anos pela Guberman, é aumentar a abrangência do software de gerenciamento de frota e atender a um mercado ávido por soluções abrangentes e ergonômicas. “Identificamos essa lacuna em meados de 2005 e, então, iniciamos as pesquisas para identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento da solução”, comenta Sérgio.
Ele revela que, na fase de estudos, a empresa observou que tentativas com diversas tecnologias focadas no objetivo de facilitar a captura de dados e gestão de pneus não surtiram os resultados esperados e que a tecnologia de RFID vinha sendo adotada em países como Estados Unidos e Canadá com sucesso. Sendo assim, optou pelo uso da radiofrequência e escolheu a Advanced ID como parceira, já que não encontrou opções de hardware no mercado nacional. “Não bastavam os chips de RFID. Necessitávamos de leitores portáteis para a captura de dados em campo, leitores de profundidade de sulco, leitores de pressão, etc.”, acrescenta.
De acordo com Sérgio, por se tratar de uma nova tecnologia que preenche uma importante lacuna de mercado, haja vista que os pneus representam o segundo maior custo de uma frota, a receptividade tem sido muito boa. Para comprovar, ele informa que cerca de 35% dos clientes atuais já manifestaram interesse em conhecer a solução e que diversos novos contatos já foram iniciados.
O diretor comercial explica, ainda, que esta tecnologia é resultado do esforço da empresa para manter sua clientela, composta por centenas de frotistas em todo o Brasil, com acesso aos mais recentes recursos tecnológicos para gestão de frotas. Ele revela que a mesma tecnologia será expandida para outros módulos do software e que, inclusive, já está trabalhando com ela para automatizar o módulo Componentes.
Funcionamento
O sistema de automação de pneus atende a qualquer frotista que deseja simplificar, agilizar e ter mais precisão no controle de pneus de sua frota. De acordo com a Guberman, qualquer tipo de pneu ou veículo pode receber esta tecnologia, sem que haja necessidade de se realizar adaptações. Basta colar a etiqueta com o chip no pneu, o que qualquer borracheiro treinado pode realizar. Além disso, depois de aplicada fica impossível remover a etiqueta, que é feita de borracha curada. O chip de RFID é resistente a praticamente tudo, pois suporta altas temperaturas, pancadas e agentes químicos.
A Automação de Pneus pode funcionar isoladamente ou integrada aos 15 demais módulos do Sistema de Gerenciamento de Frotas, como Manutenção, Abastecimento (e Automação de Abastecimento), Componentes e Estoque. Os resultados da Automação de Pneus são expressivos, segundo o diretor comercial da Guberman. Ele destaca que o chip de RFID pode armazenar a marca de fogo do pneu ou substituí-la, e trata-se de uma tecnologia que não permite fraude ou adulteração, até porque o número de série dele é único, ao contrário da marca de fogo.
"É uma tecnologia consolidada aplicada num novo segmento. Dessa forma, já identificamos algumas importantes vantagens, como rapidez na coleta de dados (identificação, sulco e pressão e lançamento de eventos), precisão das informações, eliminação de planilhas para a coleta de dados, crítica online de km inconsistente, inventário de pneus em poucos minutos, identificação de sucata, dentre outras”, aponta, ressaltando que todos esses resultados são potencializados de acordo com a escala de uso do sistema.
Três partes distintas compõem o Módulo de Automação de Pneus: o Módulo Pneu do Sistema de Gerenciamento de Frota, o PDA (computador móvel) e os equipamentos de coleta de dados com o chip RFID. No Módulo Pneu do Sistema de Gerenciamento de Frota, que é o responsável pela exportação de informações para o PDA, são feitos todos os cadastros de frota, pneus, modelos, etc.
O PDA, por sua vez, é quem recebe as informações dos equipamentos de automação, como a leitora de chips e os leitores de profundidade e de pressão. Ele é, ainda, o responsável por atualizar o Sistema de Gerenciamento de Frota com os dados coletados e pela montagem de dezenas de relatórios gerenciais.









