Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 17 de setembro de 2020

Novos contextos na logística

De forma inédita, a revista Logweb publica nesta edição um estudo, denominado “Modelo SENAI de Prospectiva”, realizado pelo Observatório Nacional SESI/SENAI/IEL, que tem como uma das linhas de atuação prever a necessidade futura de mão de obra qualificada na indústria. Os resultados do Modelo possibilitam uma melhor preparação das instituições de formação profissional na oferta de mão de obra especializada, bem como uma orientação às empresas em seus processos de contratação.

Foram estudadas as seguintes ocupações: Técnico em Logística, Controlador e Programador de Produção e Operador de Logística Portuária. Além dessas ocupações, o Modelo identificou o Técnico Especializado em Logística 4.0, como um (novo) profissional que será demandado nos próximos anos pelas empresas do setor.

Sem dúvida nenhuma, um material de grande valia para os profissionais e as empresas de logística como um todo.

Já a capa da nossa edição é dedicada ao rastreamento e monitoramento, destacando a sua importância nestes tempos de pandemia, o roubo de cargas, as tendências em termos de tecnologias e de aplicação no que se refere a rastreamento e monitoramento de cargas, entre outros assuntos. Informações preciosas para tempos incertos.

A nossa seção “Logística Setorial” enfoca o segmento de calçados. Em discussão: as características da logística no segmento, o papel do  e-commerce no setor e os diferenciais da logística para as lojas virtuais e as físicas e as mudanças trazidas pela Covid-19 na logística do segmento, entre outros assuntos. Complementando esta matéria, uma análise da logística feita pelo presidente da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.

Ainda o leitor vai encontrar mais assuntos interessantes nesta edição de Logweb, cujo fechamento se dá com a seção “Modal Marítimo”, apresentando as novidades e os destaques no que se refere à logística no segmento: e-Navigation, projeto “BR do Mar”, que muda as regras de navegação de cabotagem, movimentação de cargas no setor portuário no primeiro semestre do ano e outras informações.

Lembramos que a Logweb, destaque entre as revistas da área, e uma das únicas em versão impressa, continua investigando e procurando sempre as notícias de interesse de seu público leitor, além de desenvolver matérias específicas que analisam o mercado em todos os seus segmentos e em todos os seus momentos.

Os editores

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal