Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 1 de abril de 2021

O e-commerce é a base desta edição

Embora nossa matéria de capa seja focada nos condomínios logísticos, é o e-commerce que permeia esta edição de Logweb.

Afinal, o fortalecimento do setor no Brasil é fato consolidado, catapultado pela pandemia. De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, o mercado on-line deve crescer 26% em 2021. Por outro lado, dados da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram um aumento de 400% por mês de lojas físicas que aderiram à loja virtual para oferecer seus produtos.

Assim, é praticamente impossível focarmos alguns segmentos da logística que não tenham o e-commerce como referência.

A começar pela nossa matéria de capa, mostrando que o crescimento deste segmento provocou uma queda significativa na taxa de vacância dos condomínios. E, se o ano começou com a perspectiva de uma crise imobiliária, ela foi superada pelo maior uso do e-commerce – provocado pela necessidade de isolamento social – e terminou o ano com saldo positivo, com o comércio eletrônico representando cerca de 30% das áreas locadas. E as expectativas para 2021 continuam otimistas, com previsão de entrega de 1,9 milhão de metros quadrados durante o ano.

Mais focada ainda é a matéria com os Operadores Logísticos e as transportadoras que atuam no segmento de e-commerce. Aqui, o impacto levou as fornecedoras de serviços logísticos a investirem o que investiriam em dois ou três anos. E também provocou mudanças no modo de atuar. As empresas passaram a atender às novas exigências de um setor no qual o cliente sempre está à frente, com uma capacidade imensa de mudar de fornecedor on-line a um toque na tecla do seu celular, notebook ou computador.

E, finalizando, temos a matéria sobre a inauguração do novo Centro de Distribuição da Decathlon, referência entre os varejistas de artigos esportivos. O objetivo principal da construção deste CD é atender à expansão da empresa e, principalmente, o seu crescimento no segmento de e-commerce.

Aí estão, leitor, os destaques da edição. Mas temos muitos outros, como a logística no segmento de material médico-hospitalar e farmacêutico, os parceiros do IFOY Award – o “Oscar da intralogística” –, alguns dos palestrantes da Expo Logweb W6connect, o mais importante evento virtual de logística do Brasil, que vai ser composto por feira e congresso, e a segunda parte de nossa série sobre a Inteligência Artificial na logística, entre outras matérias.

Aproveite, atualize-se com as informações da revista que é considerada “referência em logística”.

 

Os editores

 

 

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
savoy
JLL