Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 20 de março de 2018

Opentech lança nova geração de software de rastreamento de cargas

Inteligência é a palavra de ordem para fazer frente à verdadeira indústria do roubo de cargas no Brasil. Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), o roubo de carga teve alta de 42% nos últimos quatro anos. Em outra pesquisa, realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), essa atividade criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, de 2011 a 2016. Foram quase 100 mil ocorrências desse tipo no país nesse período. Ou seja, um roubo de caminhão acontece a cada 23 minutos em todo o território nacional, obrigando as empresas da cadeia logística a investir cada vez mais em sistemas de prevenção de perdas e gerenciamento de risco.

E é justamente agregar a inteligência, à expertise e às principais inovações tecnológicas, o principal diferencial do Rastrear 4.0, nova geração da plataforma de gerenciamento de risco da Opentech. Na busca pela eficiência e agilidade na detecção dos riscos associados à movimentação de carga nas estradas brasileiras e no Mercosul, a Opentech incorporou novos conceitos como Big Data (text mining, redes neurais, mapeamento de comportamento padrão); Modelos Matemáticos (tomada de decisão baseada em multicritérios e análise de séries temporais), Gamificação e Leitura Inteligente de Mensagens.

Todo esse arsenal de tecnologias e análise de dados foi utilizado para melhorar a performance dos operadores da Central de Rastreamento da Opentech, evitando ao máximo o erro humano. Pois, assim como o motorista na estrada está sujeito à erros, o melhor operador também tem um nível de falha. Para se ter uma ideia da complexidade da operação, a Opentech é responsável pela segurança da carga de 3 mil clientes em todo o país, para os quais gerencia mais de 150 mil cadastros de veículos e motoristas e 300 mil viagens a cada mês. O Rastrear 4.0 atua minimizando essas falhas ao automatizar e priorizar os alertas e comandos.

Para exemplificar, digamos que um motorista parou para pernoite e não enviou uma mensagem pré-formatada. Ao invés disso, ele enviou uma mensagem livre. O novo sistema da Opentech interpreta a mensagem enviada pelo motorista e já executa a ação necessária para a atividade. Por meio do text mining e da Leitura Inteligente de Mensagens, o Rastrear 4.0 rapidamente associa essa mensagem livre a uma mensagem padrão de pernoite. Imediatamente e de forma automática envia o comando de bloqueio evitando, assim, que o veículo fique desbloqueado em um pernoite.

O Rastrear 4.0 avalia cada ocorrência já executando ações automáticas, como envio de comandos e mensagens e informando o operador qual tem mais chance de roubo. E no caso de detecção de uma ocorrência mais crítica com alto grau de risco, o sistema faz um by pass da atividade de ligar para o motorista ou para o cliente e já direciona uma ação de pronta-resposta, para evitar ou coibir a ação dos criminosos. O sistema da Opentech atua com priorização para agilizar ao máximo a atuação das equipes de campo para manter a carga e os profissionais envolvidos em segurança.

Para garantir agilidade e qualidade diferenciadas no monitoramento das viagens, o software Rastrear 4.0 conta com três módulos:

· Módulo Parametrização: onde são inseridas em um workflow informações pertinentes a operação que estão contidas no PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) para cada cliente, criando rotinas que devem ser executadas pelo sistema ou até mesmo pelo operador.

· Módulo do Operador: tela inicial quando o operador faz o login no sistema, com elementos da Gamificação. O conceito de jogos aplicado à gestão e operação acelera o aprendizado e nivela os operadores de acordo com as melhores práticas. Durante a sua jornada de trabalho eles têm desafios diante dos cenários reais que se apresentam. Assim é visto como eles se comportam e respondem a esses cenários, tendo uma meta estipulada e tempo médio para vencer cada desafio, com um score e o ranking dos profissionais com maior pontuação.

· Módulo Relatório: o Rastrear 4.0 gera indicadores em relatórios e painéis de controle (dashboards) mostrando o comportamento da operação e como está o nível de serviço da Central de Rastreamento. Dessa forma, o supervisor tem uma visão online em tempo real para uma tomada de decisão rápida, evitando a exposição ao risco ou para ajuste da operação.

Diferenciais do Rastrear 4.0

· Direcionamento de ocorrências de forma inteligente (Score Risk)

· Gestão das filas de ocorrências

· Modelo operacional que premia os sucessos dos analistas de ocorrências

· Orienta os procedimentos que devem ser executados para cada ocorrência

· Diminui a curva de aprendizado dos novos operadores, pois já traz o script que deve ser realizado em cada atividade.

· Disponibiliza acesso rápido a “cadeia de ajuda” do cliente

· Padronização e automatização das ações (workflow)

· Algoritmo que identifica alertas falsos

· Controle da eficiência dos operadores

· Conceito de gamificação para estimular os operadores

Com o objetivo de obter uma diminuição drástica nas ocorrências de sinistralidade e criar a cultura de prevenção de perdas nas empresas, o Rastrear 4.0 é a nova arma que a Opentech lança no mercado na guerra contra o roubo de cargas.

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
Sds
JLL
Retrak
savoy
JLL