Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 6 de maio de 2022

Operação gerenciada pela Kuehne+Nagel consolida logística para campo de produção de gás no Amazonas

Kuehne+Nagel, uma das empresas líderes em logística do mundo, finalizou recentemente uma megaoperação logística para movimentação de equipamentos importados para a construção de uma usina de tratamento de gás natural do campo de Azulão, no Amazonas, e uma usina termelétrica, em Boa Vista, no Estado de Roraima. No projeto pioneiro no Brasil, pertencente à Eneva, o gás natural será liquefeito, armazenado e transportado diariamente até a Usina Termelétrica Jaguatirica II, onde será regaseificado e então transformado em energia para abastecer mais da metade do estado de Roraima.

A operação beneficiará diretamente as comunidades locais e os Estados em que as operações estão inseridas. A energia gerada pelo Projeto atenderá o Estado de Roraima, único estado do país ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A operação contou com transporte multimodal, por balsa e caminhões, em trajetos de mais de 500km cruzando o norte do país. Dentro do escopo logístico do Projeto, a companhia realizou o armazenamento e o transporte de mais de 10 mil toneladas de equipamentos, contando com a colaboração de uma equipe multidisciplinar da Kuehne+Nagel. Para receber os equipamentos que viabilizaram a construção do Projeto, a empresa utilizou um armazém com quase 5 mil m², em Iranduba, AM.

“O projeto foi um sucesso, com 100% dos equipamentos entregues sem maiores contratempos. Para transportar a grande quantidade de maquinários complexos e com características muito específicas, desenvolvemos uma estrutura exclusiva e feita sob medida, que possibilitou a remoção dos “Cryoboxes” (unidades modulares de liquefação de gás natural) de maneira rápida e segura. Essa é uma das características que trazemos na Kuehne+Nagel, a capacidade de improvisar e flexibilizar para atender as demandas dos nossos clientes”, explica Gabriel Zorzi, diretor de transporte marítimo e logística de projetos da companhia no Brasil.

Azulão atenderá 70% do consumo energético de Roraima

Com o projeto integrado Azulão-Jaguatirica a Eneva vai transformar o gás natural do campo de Azulão (AM) em energia para abastecer mais da metade do estado de Roraima. Uma energia mais limpa, segura e confiável que proporciona oportunidades de geração de renda, empregos e o desenvolvimento de fornecedores locais nos estados do Amazonas e Roraima.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono