Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Logística e Meio Ambiente 21 de setembro de 2020

Operação logística sustentável reduz em 9 toneladas uso de filme plástico

FM Logistic 2

A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e Supply Chain do mundo, investe, constantemente, em inovação para oferecer ao mercado processos cada vez mais sustentáveis e com redução considerável de impactos ao meio ambiente.

Com uma parceria operacional inédita, a FM Logistic do Brasil e a empresa francesa CGP Coating Innovation iniciaram, em 2019, testes para analisar a diminuição do uso de filme plástico que envolve os produtos que são acondicionados em paletes nos processos logísticos de armazenagem e distribuição. O piloto teve início no Centro de Distribuição de São Paulo. Os resultados expressivos transformaram o projeto em uma solução definitiva para os clientes e, consequentemente, a sociedade como um todo, com o foco voltado à sustentabilidade corporativa e ambiental.

A CGP Coating Innovation é responsável pela fabricação do produto denominado Stabustrap®, que consiste em uma faixa elástica espessa para amarração das cargas paletizadas, o que reduz a aplicação do stretch film (filme plástico) que envolve os produtos.

“Para se chegar à aplicação ideal, muitos testes foram realizados considerando a amarração das caixas nos paletes, peso do produto e tamanho. Com isso, foram criados padrões de aplicação, realizado treinamento dos colaboradores para a correta utilização e reciclagem do material, que tem uma vida útil de até três vezes em relação ao material convencional”, explica Luciana Lacerda, diretora de suporte operacional da FM Logistic do Brasil.

Segundo ela, o cliente que iniciou na operação – uma empresa fabricante de produtos de beleza e cuidados pessoais – possui um perfil de carga estivada, ou seja, acomodada uma sobre a outra. “Na entrada do processo, o palete é carregado e na saída ocorre a separação em caixas, o que é ideal para a utilização do Stabustrap® e sua reutilização, graças à capacidade de esticar e retrair. Agora já estamos aplicando em outros clientes e estendendo os testes também para utilização no transporte”, comenta.

Até o final de 2020, ao completar um ano da utilização do elástico sustentável na operação, a FM Logistic do Brasil reduzirá em 9 toneladas o uso de filme plástico. O projeto também será ampliado nos Centros de Distribuição de São Paulo e Santa Catarina, bem como iniciado no Rio Grande do Sul. “Temos um programa sustentável na empresa que se baseia nos pilares de atendimento aos colaboradores, redução do impacto ambiental e desenvolvimento de soluções sustentáveis. Com isso, para 2021, estimamos uma diminuição de, aproximadamente, 23,5 mil toneladas de stretch film na nossa cadeia logística”, ressalta a diretora.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Nimbi Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
SDO Equipamentos
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL