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Logística 16 de maio de 2018

Operações Logísticas – Ed. 189 Digital

DHL gerencia novo Centro de Distribuição da Bristol-Myers Squibb no Brasil
A biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb (BMS) escolheu a DHL Supply Chain (Fone: 19 3206.2200) para gerenciar seu novo Centro de Distribuição no Brasil. Com 1500 m², o novo CD está localizado em Itapevi, SP, e conta com área climatizada (com temperatura de 15° a 25°C), câmara fria (2° a 8°C), antecâmara (8° a 15°C para preparo de volumes) e um bunker (15° a 25°C) para armazenagem de produtos inflamáveis. O escopo do trabalho da DHL abrange a recepção dos medicamentos (importados em sua maioria), estocagem, inventário, carimbagem, gestão dos pedidos e envio conforme a demanda (outbound). A DHL é responsável também pela gestão das câmaras refrigeradas e pela unitização de alguns medicamentos e, nestes casos, seu correto embalamento (packing). Dentre as tecnologias que serão utilizadas destaque para o sistema WMS de gestão de armazéns que irá utilizar radiofrequência para uma gestão mais acurada e em tempo real dos estoques. Em termos de segurança, além de aplicar os protocolos mais elevados na área de saúde e atender todos os requerimentos regulatórios, o CD possui alguns equipamentos duplicados, como geradores de energia, a fim de garantir a total segurança dos medicamentos. Este novo contrato representa o aprofundamento da parceria entre a DHL e BMS, que impulsionou o desenvolvimento de outros projetos logísticos no mundo, especialmente nos EUA, México e Turquia.

Getrak recebe aporte e mira expansão da telemetria no setor de logística e transporte
A Getrak (Fone: 31 3324.5710), empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções para IoT e telemetria veicular, recebeu investimento do fundo de venture capital gerido pela Cedro Capital e está pronta para dar mais um passo em seu plano de expansão no setor de transporte e logística. A empresa atua em todo o território nacional, está presente em 250 cidades e tem veículos rastreados em mais de 3 mil municípios. Atualmente a companhia possui vinculados a sua plataforma 390 mil itens entre veículos, caminhões e motocicletas. O objetivo é investir na aceleração de seu roadmap e na evolução da sua plataforma de BI e Analitcs, assim como em aplicativos, dispositivos de rastreamento e soluções de conectividade, incluindo redes para IoT. Os investimentos também serão direcionados à expansão do mercado de telemetria, com o intuito de gerar resultados práticos e eficientes para operações de segurança, gestão de frotas e transportadoras atendidas pelos clientes da Getrak.

FNS amplia frota de vagões em quase 10%
A VLI (Fone: 0800 721.0782), empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, está investindo na ampliação da frota de vagões utilizadas na Ferrovia Norte-Sul com a aquisição de 240 unidades da fabricante Greenbrier Maxion. Divididas em dois lotes, 238 unidades do modelo Hopper-HFT entraram em operação em março último. Dois vagões com entrega prevista para julho são do modelo Hopper-HTT e serão testados no trecho. Os modelos Hopper são utilizados para transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, entre outros. O investimento está alinhado à estratégia de alavancar o corredor logístico Centro-Norte e vai aumentar a agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos Terminais Integradores de Porto Nacional ou Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís, MA. O corredor logístico Centro-Norte passa a contar com quase 2.900 vagões, sendo o Hopper o modelo mais utilizado. De 2015 para cá, a frota utilizada na Ferrovia Norte-Sul foi quadruplicada.

DAF Somafertil vende 40 caminhões em Goiás
A DAF Somafertil (Fone: 62 3625.1900), concessionária da rede DAF Caminhões Brasil, realizou a venda de 40 caminhões para a Transzilli Expresso e Logística. A empresa, localizada em Aparecida de Goiânia, Goiás, é um dos clientes DAF com maior número de veículos da marca. Ao todo, a transportadora possui 143 caminhões DAF em sua frota, todos no modelo XF105 versão 6×2 com motor de 460 cv. Com 25 anos de mercado de serviços logísticos, a Transzilli está entre as maiores operadoras do país e realiza transporte, armazenagem e distribuição de produtos refrigerados em todo o território nacional, tendo um total de 500 caminhões em sua frota.

Allog oferece serviço de logística integrada exclusivo para o Estado de São Paulo
A Allog International Transport (Fone: 47 3241.1700) lançou um programa exclusivo de logística integrada para atender o Estado de São Paulo. Além dos serviços marítimos (full contêiner e LCL), aéreo (back to back e consolidadas), cargas projetos, cargas em granel líquido, rodoviário internacional e seguro de cargas, a empresa também passa a oferecer armazenagem e despacho aduaneiro em uma solução de transporte integrado. “O objetivo é contribuir com a competitividade e o aprimoramento do mercado logístico nacional. Queremos gerar impactos positivos em toda a cadeia logística”, enfatiza Anderson Venancio, vice-presidente da Allog. O serviço consiste na integração dos processos a partir de um sistema inteligente capaz de monitorar o fluxo das etapas do transporte e gerenciar as atividades, além de coordenar a logística completa e agilizar processos, seja qual for a origem ou o destino da mercadoria e o meio de transporte utilizado.

Librelato entrega 50 novos rodotrens graneleiros para a Risa
A Librelato (Fone: 48 3467.2200) entregou 50 rodotrens graneleiros para a Risa, empresa maranhense, com sede em Balsas, e forte atuação na área agrícola. A nova família Graneleira Linha Premium da Librelato foi lançada durante a Fenatran e traz uma série de inovações tecnológicas. O design do chassi, totalmente remodelado, alinhado à utilização de aços especiais, permitem ganho de resistência com redução de peso, proporcionando maior capacidade de carga em relação ao modelo anterior.

FedEx Express passa a voar com B767F para o Brasil
A FedEx Express (Fone: 0800.014.5555) anunciou que a rota Memphis (EUA)/Campinas (BR)/Memphis (EUA) começou a ser feita com o Boeing 767-300F. A aeronave, mais moderna e eficiente, substitui uma antiga geração do MD-11 que anteriormente serviu essa rota. Nos últimos anos, a empresa vem modernizando ativamente sua frota através da aquisição de novas aeronaves B777F e B767F. Essas aeronaves oferecem melhorias significativas em eficiência de combustível, confiabilidade de serviço e emissões de carbono.
“A troca do modelo de aeronave no Brasil reforça o compromisso da empresa com a operação e os clientes brasileiros. Do ponto de vista global, os investimentos na modernização da frota são necessários para obter economias operacionais significativas em longo prazo e tornar a operação mais verde”, diz Américo Pereira Filho, vice-presidente de operações da FedEx Express no Brasil.

Pacer assumiu a logística das lojas Dengo, de produtos sustentáveis de cacau e café
A Pacer Logística (Fone: 11 3648.4700) assumiu as operações de abastecimento das lojas Dengo em São Paulo. Com um conceito baseado na sustentabilidade, a Dengo comercializa produtos de cacau e café de alta qualidade. A marca conta com lojas em dois shoppings da capital paulista (Morumbi e JK Iguatemi) e duas recém-inauguradas: uma no Iguatemi Alphaville, em São Paulo, e outra no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro. Os fornecedores da Dengo entregam seus produtos em São Paulo, no Centro de Distribuição da Pacer, que os armazena com os devidos cuidados e se encarrega de abastecer os pontos de venda nos shoppings paulistanos.

Aplicativo “Pra Caminhão” auxilia caminhoneiros a gerenciar demandas profissionais e familiares
Recém-lançado, o aplicativo “Pra Caminhão” (Fone: 97444.7451) é uma plataforma completa para que os motoristas possam gerenciar melhor suas demandas profissionais e pessoais em um único aplicativo. Através dele, os caminhoneiros conseguem encontrar as empresas que estão solicitando transporte – com percurso, tipo de carga e valor a ser pago – e gerenciar melhor o tempo e a logística das rotas. O “Pra Caminhão” consolida a busca por cargas em todos os aplicativos da internet e funciona como um motor de busca e comparador de preços e serviços de entregas em geral, ou seja, no app o usuário encontra as ofertas de trabalho que são postadas em outros diversos sites e plataformas do segmento. Também importante auxílio aos profissionais é a disponibilidade de um cartão próprio da plataforma. Em parceria com a Qui!Card, a empresa desenvolveu uma fintech dentro do dispositivo. Com isso, o titular da conta no “Pra Caminhão” pode solicitar esse cartão com o qual é possível realizar transferências para sua família, receber por trabalhos realizados, pagar contas, fazer saque em caixas 24h, entre outras funções. Com a bandeira Mastercard, o cartão é aceito tanto em território nacional, quanto internacional. Além disso, todos os integrantes da família podem ter um cartão vinculado à conta principal, em que os gastos são controlados via app. A plataforma ainda conta com um “Clube de descontos”, em que o usuário encontra descontos em uma rede completa de serviços e também de produtos de beleza, estética e saúde; e o “Clube de benefícios”, com serviços exclusivos, como seguros para o caminhão, automóvel e residência e, também, seguros de vida; consórcios para caminhão, automóvel ou moto e residência; soluções para saúde e para telefone celular.

Cone prevê crescimento de 15% com futura operação do Tecon 2
O Cone – Condomínio de Negócios (Fone: 81 3201.3438) prevê crescimento de 15% em sua plataforma em Suape, PE, quando estiver operando o segundo terminal de contêineres, o Tecon 2. O projeto, orçado em quase R$ 1 bilhão, mais que dobrará a capacidade anual de movimentação de contêineres do porto, passando dos atuais 700 mil para 1,7 milhão de TEUs. Seu estudo de viabilidade foi desenvolvido por Suape e está nas mãos do governo federal. “Também estamos nos mobilizando, com apoio do governo de Pernambuco, para que haja integração das atividades do Porto Digital e de Suape”, comenta Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone. Além da plataforma de negócios em Suape, a empresa também opera em Aratu, BA. “Há uma recuperação da economia que deverá aumentar a demanda dos serviços do condomínio de negócios, como centro de apoio e triagem de caminhões e motoristas, central de cargas, depósito de contêineres, pátio de cargas e self storage”, finaliza Dubeux.

DC Logistics Brasil recebe Prêmio de Melhor Agente de Cargas do Mundo pela sétima vez
Com sede em Itajaí, SC, e escritórios em outros nove estados brasileiros – Paraná, São Paulo, Manaus, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Salvador – a DC Logistics Brasil (Fone: 47 3249.4000) conquistou pela sétima vez o título de melhor agente de cargas do mundo. A premiação é da World Cargo Alliance, principal rede de agentes de cargas independentes do mundo. A metodologia da premiação consiste na votação por parte dos próprios agentes que fazem parte da World Cargo Alliance. Com uma experiência de mais de 24 anos em logística internacional, a empresa é especializada em operações de importação e exportação. São mais de 200 profissionais envolvidos nos projetos assinados pela marca, que atua desde a elaboração da estratégia para transporte até o acompanhamento da carga no seu ponto de destino.

Penske Logistics recebe o prêmio qlicar da Natura na categoria Operador Logístico. Pelo segundo ano consecutivo
A Penske Logistics (Fone: 11 3738.8383) recebeu da Natura o prêmio qlicar de Melhor Operador Logístico. A premiação levou em conta as soluções inovadoras, valorização do capital humano e o investimento no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, além do compromisso com a qualidade e sustentabilidade na realização de suas atividades. O prêmio qlicar, entregue anualmente, prestigia fornecedores de vários segmentos que se destacam na prestação de serviços para a Natura. São analisados quesitos como qualidade, logística, inovação, competitividade, ambiental, social e relacionamento. Esta é a terceira vez que a Penske recebe a premiação, sendo este o segundo ano consecutivo. Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio, destaques para as ações voltadas para a qualidade da separação de pedidos por meio da Gestão de Consequência, atingindo o melhor número de NC (Notificação de Consultora) Brasil de Separação. No pilar C, referente à competitividade e prazo de pagamento, destaque para uma evolução no custo, com dedicação total na revisão da tarifa para que o custo do item ficasse ainda mais competitivo, além de revisão da estrutura operacional, o que proporcionou maior produtividade para a operação. Outro fator de relevância foi o projeto dentro do pilar de soluções inovadoras, referente à conferência dos volumes na expedição, eliminando o risco de inversões e consequentes atrasos nas entregas dos produtos.

Yusen Logistics amplia área de armazenagem em São Paulo
Para atender à demanda dos clientes, a Yusen Logistics (Fone: 11 3908.9700) ampliou a área de armazenagem em seu Centro de Distribuição na cidade de São Paulo. Foram adicionados 4.000 m² à operação do CD Anhanguera. E, em agosto, está prevista nova expansão, com o acréscimo de mais 5.000 m², fazendo com que a empresa passe a contar com uma área de armazenagem multicliente 40% maior. “Os clientes estão trocando armazéns grandes, próprios, por outros modelos de negócios. Preferem deixar a produção represada na fábrica e contar com um suporte de armazenagem para distribuição conosco”, explica Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics da Yusen no Brasil.

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