Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 1 de abril de 2022

Plataforma Sky.Simple de recebíveis aumenta clientes com empresas de logística

Leo Contanza, Sky.Simple

Tem crescido na área de logística a busca por soluções digitais de fluxo de caixa oferecidas por fintechs. O motivo dessa procura, além da crise gerada pela pandemia, tem sido as constantes elevações dos combustíveis, cujo último aumento, no início de março de 2022, chegou a 25%.

“O fluxo de caixa é uma preocupação constante de quem faz a gestão de frete. Isso porque, antes mesmo de receber do embarcador o valor pelo transporte feito, é preciso arcar com uma série de custos. Entre os principais estão o diesel e o vale-pedágio, indispensáveis para que a carga siga viagem”, explica Leonardo Costanza, diretor da Sky.Simple, plataforma de antecipação de recebíveis da Sky.One, startup surgida há 8 anos para atuar no então incipiente mercado de cloud computing.

Costanza diz que o movimento em direção à Sky.Simple foi iniciado com mais consistência há dois anos, uma escolha que ele credita ao fato de se tratar de plataforma que simplifica a gestão financeira das empresas. “ A tecnologia desenvolvida conta com um portal de fornecedores que facilita a comunicação entre as pontas, compartilhando informações importantes, como histórico de relacionamento e próximos vencimentos, otimizando o tempo do fornecedor e da empresa âncora, além de oferecer a possibilidade de antecipar os próximos recebíveis”, afirma Costanza.

Como funciona

A antecipação de recebíveis é feita por meio de operação conhecida como Risco Sacado, e segundo Costanza, o processo funciona por meio de uma empresa âncora, que conta com ótimo crédito e o “empresta” para a cadeia de fornecedores. O objetivo é manter saudável o ecossistema e tornar as negociações mais eficientes através do alongamento do prazo com o fornecedor, que pode receber antecipado o dinheiro que só estaria disponível em algum momento no futuro.

Do lado do fornecedor, é possível realizar a gestão de contas a receber. Já a empresa âncora consegue negociar prazos com o fornecedor. Outro benefício apontado pelas empresas é reduzir a resistência na negociação com taxas mais competitivas. Além disso, o projeto não tem custo para a empresa âncora.

A plataforma Sky.Simple integra todos os elementos da sua cadeia e permite que a operação seja feita de maneira totalmente online.

Pequenos não ficam de fora

Diferentemente do Risco Sacado oferecido por estabelecimentos financeiros tradicionais, em que todo o trabalho operacional fica sob a responsabilidade do cliente, a plataforma Sky.Simple é integrada de ponta a ponta e 100% digital. Nos bancos, geralmente, a oferta de crédito é direcionada apenas aos maiores fornecedores, deixando de fora aqueles que mais precisam do crédito.

“As maiores diferenças estão no fato de a operação ser totalmente automatizada, com a oferta de crédito chegando para todos, mesmo para os menores fornecedores. Além disso, o aspecto principal está no processo e no serviço, não no produto financeiro em si”, observa o diretor da Sky.Simple.

Caminhoneiros, pelo WhatsApp

A plataforma permite, também, a antecipação de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTEs), o que agiliza a data da antecipação para o transportador. Basta que o frete tenha sido concluído e a informação disponibilizada no CTE, para que a transação seja efetivada. Desta forma, os recursos chegam mais rapidamente ao transportador.

Costanza chama a atenção para outro diferencial: a plataforma permite a antecipação de recebíveis de caminhoneiros, os quais recebem documentos, solicitam antecipações e assinam documentos diretamente através do WhatsApp de seus celulares.

Sky.One

É uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente.

Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de três mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros.

Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups LinkedIn, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider LensTM, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono