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Transporte marítimo 12 de setembro de 2017

Porto Itapoá, SC, passa a receber navios maiores

Marítimo

Nos meses de maio e junho, o Porto Itapoá, SC, já havia recebido os dois maiores navios que navegam em águas brasileiras. O Cap Sounio, de 330 metros de comprimento e 48 de largura, atracou no terminal. Com capacidade de armazenagem de 11 mil TEUs, a embarcação é a que possui maior potencial de volume de carga operando no Brasil. Em maio foi a vez do Hyundai Loyalty, com 339 metros de comprimento e 45 de largura a fazer sua operação em Itapoá, o maior em comprimento.

As duas embarcações são exemplos de uma realidade nas rotas internacionais, com a utilização de embarcações de contêineres cada vez maiores. No Brasil, são poucos os terminais preparados para recebê-los, seja pelos equipamentos à disposição da operação, ou pelas condições do canal de acesso aos portos. Esta última condição é o principal fator, determinante para inserir o Brasil na rota dos grandes navios.

Na última semana, o Porto Itapoá avançou ainda mais nesse quesito. A Capitania dos Portos de Santa Catarina divulgou novos parâmetros operacionais para manobras de navios no terminal. Embora o canal de acesso ao Porto possua uma profundidade de 14 metros, os navios de grandes dimensões possuem limitações devido ao seus comprimentos e larguras. A Baía da Babitonga já possuía um dos maiores parâmetros operacionais do país e agora, com a nova portaria expedida pela Marinha, houve um acréscimo de 0,5 no calado dos navios viabilizando embarcações de 12,2 metros de calado (para navios até 310 metros de comprimento) e 11,5 metros de calado (para navios de até 336 metros de comprimento).

Na prática, esse aumento de calado significa que cada embarcação poderá carregar cerca de 5 mil toneladas a mais de produtos, um incremento de aproximadamente 400 contêineres por embarcação. “Isso garante mais competitividade do Porto Itapoá e permitirá maior movimentação de mercadorias pelo Terminal”, explica o Diretor de Operações, Sergni Junior.

A portaria foi concedida pois a profundidade natural do terminal permite que os navios entrem e saiam com segurança. “O Porto Itapoá é um terminal completo e preparado para receber os maiores navios que operam na costa brasileira. Além da infraestrutura, podemos contar com as condições naturais da Baía da Babitonga, com águas calmas e profundas, proporcionando um alto nível de segurança na operação de navios de grande porte”, relata Sergni.
Fonte: Portos e Navios

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